Home » Curiosidades » Gostosuras ou Travessuras! A tradição do Halloween em 5 países!
Curiosidades Top Listas

Gostosuras ou Travessuras! A tradição do Halloween em 5 países!

Prepare sua melhor fantasia, agarre uma sacola espalhando alegria por gostosuras ou travessuras! Sim, o Halloween está chegando e nós vamos levar você para conhecer a cultura do Halloween pelo mundo!

Segundo a lenda, os espíritos de todos que morreram ao longo do ano voltariam para procurar novos corpos, a única chance de vida após a morte. Os que estavam vivos não queriam ser possuídos, por isso apagavam as tochas e fogueiras de suas casas para que ficassem frias e escuras na noite de 31 de outubro. O desfile de pessoas fantasiadas pelos bairros fazendo barulho assustaria os mortos e os afugentariam para que não fossem possuídos.

Tema Halloween fantasminhas

As Origens do Halloween na Irlanda

A tradição do Halloween vem desde o século XVIII, o festival celta de Samhain (ou o fim do verão) que começava em 31/10 e terminava em 02/11, na Irlanda, uma homenagem ao rei dos mortos e o fim do verão, que representava o respeito aos ancestrais, as colheitas fartas e muita comida.

Entre outras tradições antigas, durante o Halloween havia rituais para descobrir o grande amor, para prever o futuro, leituras de cascas de nozes, “pescaria com a boca” de maçãs marcadas com a letra inicial do possível futuro pretendente… As crianças iam de porta em porta cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos, em troca, recebiam bolos de boa sorte, que representavam a saída de uma alma do purgatório.

fantasminhas

Como surgiu o dia das bruxas atual?

Atualmente o Halloween é uma festa familiar, na qual a família inteira participa. As ruas, praças e casas são decoradas com abóboras, caveiras, morcegos, entre outras alusões ao sobrenatural.

A festa de Halloween teve seu início nos Estados Unidos, o All Hallows Evening – A noite de todos os Santos – tarde de 31/10 véspera do dia 01/11 – dia de todos os santos. Há diversas explicações para os simbolismos do Halloween, um deles seria que as fogueiras serviam para queimar o joio no fim da colheita do Samadhi, outros que o fogo teria alusão ao rumo que as almas cristãs no purgatório deveriam seguir ou mesmo como forma de repulsão à bruxaria e a peste negra.

Veja também:  Conheça 5 hotéis nos Estados Unidos que já foram cenários de filmes

fogueira

Nos Estados Unidos e Reino Unido

Durante a grande fome na Irlanda, em 1845, mais de um milhão de pessoas foram obrigadas a imigrar para o sul dos Estados Unidos, levando na bagagem, muitas tradições e histórias riquíssimas, de colonos irlandeses e ingleses.

Os festejos de Halloween nos EUA começaram tímidos, com brincadeiras comuns no Reino Unido rural aliado aos festejos de colheita americanos. Agora, as maçãs eram usadas na fabricação das sidras, servidas com rosquinhas – as famosas “doughnuts” atualmente, “donuts” – deliciosas rosquinhas fritas, cobertas de açúcar.

A abóbora e o milho eram os legumes mais importantes da agricultura norte americana, daí as lendas sobre o ferreiro Jack, que conseguiu enganar o diabo, com lanternas feitas de abóbora e a ênfase nas cores laranja e preto marcando os cenários. Para quem gosta mesmo de se divertir, sem medo de assombração!

Ao contrário das orações, as crianças saem às casas propondo “doces ou travessuras?”: nisso, os adultos preparam pequenos saquinhos (como os de Cosme e Damião por aqui) e distribui para as crianças que aparecem.

Na Inglaterra, este ano, haverá a Lantern Procession, uma procissão de lanternas em Liverpool e diversas revistas mostram como fazer uma maquiagem assustadoramente fofa! O zoológico de Cotswolds (na região central) está promovendo até o dia 2 um Festival Howl-o-ween (howl significa uivo), prometendo um passeio de trem arrepiante e encontros com morcegos entre outros bichos assustadores… É travessura na certa!

Halloween Make-up

Canadá e na França

Uma grande festa, muito bem elaborada e planejada pelas famílias canadenses, na maior parte das cidades. As crianças brincam de doces ou travessuras, vestidas com fantasias de bruxas, anjinhos, diabinhos, etc … as casas são decoradas com temas assustadores e há concursos de fantasias alusivas ao sobrenatural, tal como nos Estados Unidos – gatos pretos, bruxas, aranhas, morcegos, fantasmas…  No centro de Vancouver, na noite do dia 31/10, acontece o Fright Night, que transforma o parque de diversões Playland em um verdadeiro parque mal-assombrado, com passeios temáticos e atrações assustadoras. Isso sem contar com a marcha dos zumbis em Toronto e a Traditional Ghost Walk, em Montreal. Na França, a data é comemorada com a marcha dos zumbis entre outras festas temáticas do gênero, com muitos fantasmas e alegorias  ao terror. Diversão garantida!

Veja também:  Os americanos gostariam dos nossos X-Tudos e Hot Dogs?

crianças e abóboras

 

México

No dia 1º/11, no México, é comemorado o Dia dos Anjinhos ou o dia dos Santos Inocentes, crianças que faleceram antes do batizado. No dia 2/11, o Dia de Los Muertos é muito comemorado pelos mexicanos: um dia de celebrar a lembrança dos que partiram com muita música, comidas, bebidas, danças e flores! As casas são decoradas como altares e as crianças vão nas casas pedindo “um quinto para o meu crânio” carregando caixas, nas quais colocam as doações. Os incríveis ensopados de carne, as compotas, acompanhadas pelos tamales, uma iguaria feita de milho e o pão dos mortos (um bolo recheado de chocolate e creme) são delícias que não podem faltar nas festas de jeito nenhum!

Dia de los muertos

Brasil

No Brasil, sempre temos um motivo para festejar: com o Halloween não seria diferente: a tradição do dia das bruxas, teve por início as comemorações ao Dia do Saci e seus amigos (Curupira, Caipora, Iara, entre outras personagens lendárias), em 31/10. O incentivo ao folclore local, no qual o Saci, moleque travesso, seria o símbolo substituto do dia das bruxas. Porém a data é muito comemorada em seu sentido original, em especial nos cursos de inglês, nas festas e noitadas temáticas espalhadas pelas principais capitais do país.

A marcha dos zumbis, uma flash-mob mundial, tem grande popularidade por causa das séries e filmes de terror. Esses movimentos acabaram ganhando grande popularidade em diversas cidades brasileiras, em João Pessoa, São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e  Rio de Janeiro. Com tanta festa por aqui, não dá mesmo para ficar parado!

Marcha dos zumbies

Pronto para apavorar por aí? Vista a sua melhor fantasia e confira no app do Hotel Urbano os melhores destinos para curtir o Halloween com estilo!

Veja também:  8 resorts incríveis que irão te encantar em Cancún