Home » Dicas de Viagem » Guia HU: Fernando de Noronha
Dicas de Viagem Nacionais

Guia HU: Fernando de Noronha

Um dos canhões do Forte Nossa Senhora dos Remédios, com vista para o mar
Destino desejado por pessoas do mundo todo, Fernando de Noronha abriga as melhores praias do país!

Este guia de Fernando de Noronha foi pensado para ajudar os viajantes que ainda não fizeram um planejamento do que conhecer, que não sabem onde comer e que querem saber algumas curiosidades sobre essa ilha paradisíaca.

 

Uma curiosidade para abrilhantar e aguçar mais a vontade de ir para Fernando de Noronha. A ilha está sempre 1 hora adiantada do horário de Brasília, ou seja, por lá é sempre horário de verão!

Praias

Fernando de Noronha fica “dividido” entre as praias do Mar de Dentro, voltado para a costa brasileira, e o Mar de Fora, virado para o oceano.

 

Mar de Dentro:

Baía do Sancho

Extensão da praia da Baía do Sancho
O que falar de uma praia dessas? Com um visual assim não queremos mais nada!

 

A Baía do Sancho possui águas cristalinas, perfeitas para mergulhar de snorkel. É lá que fica o famoso Morro Dois Irmãos. Para chegar nessa praia, é necessário fazer uma trilha e descer alguns degraus. Leve tudo que for precisar, pois não há nenhuma estrutura no local.

 

Baía dos Porcos

Prainha da Baía dos Porcos com as Ilhas Gêmeas no fundo
Principal cartão postal de Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos é paradisíaca!

A Baía dos Porcos () não tem um acesso muito fácil, somente por caminhada entre a areia da praia da Cacimba do Padre e uma trilha de pedras.

 

Outras praias que também merecem a menção são: Cacimba do Padre, Praia do Sancho, Baía de Santo Antônio, Praia do Cachorro e sua bela infraestrutura, Praia do Meio, Praia da Conceição, Boldró é a preferida dos surfistas, Americano e Bode.

 

Mar de Fora:

Praia do Leão

Vista panorâmica da Praia do Leão
A praia do Leão é linda e possui águas calmas, ótimas para um bom mergulho!

a Praia do Leão, a escolhida para a desova das tartarugas e, logo, para o primeiro banho das tartarugas recém-nascidas.

 

Ponta das Caracas

Ponta das Caracas
Mesmo só podendo admirar do mirante, ainda é um ponto turístico que vale a pena ir!

 

Na Ponta das Caracas não se pode tomar banho em função do perigo proporcionado pela descida nas pedras, mas uma dica é ir ao mirante da praia e observar o céu à noite.

 

Os outros destaques desse lado são as praias do Atalaia, Baía do Sueste, Enseada da Caieira, Buraco da Raquel e a Ponta da Air France.

 

Passeios

Ilhatour

Jipes que fazem uma volta por toda a ilha de Fernando de noronha
Pegar um desses jipinhos coloridos e dar uma volta por toda a ilha é o que há! Se conhece tudo e ainda é um passeio agradável!

conheça os melhores lugares da ilha fazendo um passeio de jipe, com paradas nas praias para mergulho. Um guia acompanha todo o trajeto e só vai te levar nas boas, o passeio termina com o pôr do sol no mirante do Boldró.

 

Vá preparado para o tour, são 10 horas de duração, e cada minuto vale a pena, então máquinas e celulares carregados, equipamento básico de mergulho (snorkel, nadadeiras e máscara de mergulho) e, mais uma vez, protetor solar e tênis.

 

Mergulho

Mergulhadores no mar de Fernando de Noronha
Ponha o medo de lado e mergulhe fundo pois Fernando de Noronha tem uma vida marinha riquíssima e é um passeio imperdível!

O arquipélago de Fernando de Noronha possui um dos maiores parques marinhos do Brasil, a visibilidade de suas águas chega, em média, a 50 metros de nitidez.

 

Além dos mergulhos livres, com seu próprio equipamento, viva a experiência de mergulhar no Aquasub, uma espécie de prancha puxada por um barco, que permite nadar com os peixinhos e realizar manobras radicais! E aí, vai encarar?

 

Fora isso, algumas operadoras oferecem opções de mergulhos com diversos preços e tipos. Escolha o mais adequado para você e se jogue, literalmente.

 

Vila dos Remédios

Vista aérea da Vila dos Remédios, com a Igrejinha ao fundo
A vilazinha de Fernando Noronha possui tudo o que você precisa, além de ser um charme!

Não se iluda ao pensar que, só porque é uma ilha, só tem praia! A Vila dos remédios é o principal centrinho urbano de Noronha. Por lá ficam o Palácio de São Miguel, as ruínas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios e o Memorial Noronhense.

 

Tudo isso está lá para contar a história da ilha desde os seus primórdios!

 

Projeto Tamar

Fachada da instituição do Projeto Tamar, em Fernando de Noronha
O Projeto Tamar é muito forte em Fernando de Noronha e é emocionante ver as tartaruguinhas em sua corrida para o mar!

A organização protege e acompanha a reprodução da espécie marinha. Em algumas épocas, é possível acompanhar os biólogos para observar o nascimento e desova das tartaruguinhas.

 

Passeio de Barco

Passeio de barco com as Ilhas Gêmeas de fundo
Passear de barco é uma delícia. Nas águas azuis e cristalinas das praias de Fernando de Noronha então…

Outra forma de vivenciar as belezas de Noronha é dando uma volta de barco. Faça um passeio e admire as belezas do arquipélago por um ângulo privilegiado! Se tiver sorte, você poderá observar golfinhos durante o trajeto.

 

Outro ponto de observação de golfinhos é no mirante da Baía dos Golfinhos, mas é preciso madrugar para tal, eles geralmente aparecem às 06h30min da manhã, mas também é preciso sorte.

 

Vida Noturna

Placa do Bar do Cachorro, com algumas das atrações da csa
Após a praia, que tal uma comidinha gostosa ao som de um forrózinho? O Bar do Cachorro é o point de Fernando de Noronha!

Aprenda a dançar o ritmo maracatu e arrisque alguns passos no Bar do Cachorro, por lá também rola um forró pra lá de animado. Um grupo de dança anima os turistas e moradores todas as segundas.

 

No Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho acontecem debates, palestras e apresentação de documentários, tudo com entrada franca, depois das apresentações didáticas chega a hora de bandas e DJ’s comandarem a noite.

 

Nas noites de lua cheia é muito comum acontecer um luau nas areais da praia da Conceição! Divirta-se.

1 comentário

Clique aqui para comentar

  • Gostaria se saber de pacotes de viajem para Fernando de Noronha mes de junho.2 pessoas Pacotes para Italia,Espanha,Portugal.15 a 20 dias. mes de agosto.Obrigado