Home » Guia de viagem » Guia de viagem: João Pessoa
Guia de viagem João Pessoa Nacionais Nordeste Paraíba

Guia de viagem: João Pessoa

João Pessoa_Cidades históricas_HU

Com povo hospitaleiro, ruas arborizadas e praias dignas de cartão postal, João Pessoa não precisa de muito para conquistar a simpatia dos viajantes.

Uma das mais antigas cidades nordestinas, João Pessoa tem seu ritmo próprio e seus moradores sabem preservar aquilo que tem!

Nosso guia mostra os principais pontos turísticos e os melhores passeios para você não ficar perdido entre as tantas opções que a cidade oferece!

Passeios

Piscinas naturais de Picãozinho

Picãozinho João Pessoa Paraíba
Créditos: Maresia Tour

Quando a maré está baixa, as piscinas naturais de Picãozinho tornam-se o destino predileto de quem vai a João Pessoa. É diversão garantida para adultos e crianças.

Além de a água ser morna e cristalina, o lugar também vira um aquário, cheio de peixinhos coloridos e nadar por entre eles é muito gostoso!

Para se chegar a Picãozinho, deve-se pegar um dos catamarãs que saem da praia de Tambaú. O passeio dura em torno de 4 horas e as embarcações possuem bebidas e petiscos frescos.

Ilha de Areia Vermelha

Ilha da Areia Vermelha João Pessoa Paraíba

Outro passeio muito legal é ir a Ilha da Areia Vermelha, que nada mais é do que um enorme banco de areia de cor avermelhada que surge quando a maré está baixa.

Assim como em Picãozinho, aqui a água também é morninha, ótima para o mergulho e um passeio superdivertido para quem está com crianças.

As embarcações partem sempre da praia do Poço, que fica a 800m da Ilha e o passeio tem duração média de 3 horas.

Sabores da Paraíba

Moqueca de camarão. Um dos pratos mais procurados de João Pessoa
Os frutos do mar são os principais ingredientes para os deliciosos pratos paraibanos. Experimente!

A culinária paraibana é muito saborosa! Alguns ingredientes são muitos usados, como o coco, a manteiga e o queijo de coalho.

Nas regiões mais próximas do litoral, os pratos são à base de frutos do mar, com peixes, camarões, lagostas e caranguejos. Já no interior, os pratos são mais carregados, como a galinha cabidela e a carne de sol.

Veja também:  Guia HU: Santos

Aproveite para experimentar as frutas da região, como a graviola, cajá e mangaba!

Vida noturna

calçadão da orla de Tambaú a noite, com turistas passeando
Que tal um forrozinho? Tambaú é o bairro mais procurado pelos turistas que procuram um agito!

Para quem gosta de uma saidinha para curtir a noite, não se decepcionará com João pessoa. Por mais que não seja tão movimentada quanto outras regiões do nordeste, bares e casas noturnas ficam bem cheias.

O bairro que mais atrai turistas é Tambaú, mais especificamente no calçadão e ao lado da feirinha de artesanato. Por ali, toda noite tem um ritmo diferente, mas o que mais chama atenção é o forró.

Não se pode ir para João Pessoa sem arriscar uns passinhos! Por isso, aproveite que está em Tambaú e curta um bom pé de serra com o Forró do Turista. É diversão garantida!

Pontos Turísticos

Farol do Cabo Branco

Farol do Cabo Branco João Pessoa Paraíba
Créditos: Wikipédia

Apesar de não ser utilizado como referência para embarcações, o Farol do Cabo Branco é o ponto turístico mais importante e reconhecido de João Pessoa: era ele que marcava o ponto mais oriental das Américas (atualmente descobriu-se que a Ponta do Seixas é onde o sol nasce primeiro).

Do alto de uma falésia no bairro de Cabo Branco, o Farol possui uma vista panorâmica do mar, ótima para tirar fotos. Ao redor do monumento, o viajante ainda pode comprar artesanato nas diversas barraquinhas.

Parque Solon de Lucena

O parque Solon de Lucena é um dos principais cartões postais de João Pessoa. Além de uma vista linda, é um ótimo espaço para se estar com a família.

Rodeada de Paus D’Arco, Bambuzais e Palmeiras Imperiais, o parque foi todo projetado pelo famoso paisagista Burle Marx e a lagoa que fica no centro, da um charme a mais a paisagem!

Mercado de Artesanato Paraibano

Mercado de Artesanato Paraibano João Pessoa Paraíba
Créditos: Prefeitura Municipal de João Pessoa

Não tem como fazer uma viagem e não trazer nem uma lembrancinha para casa. Ir a João Pessoa não seria diferente e o melhor lugar para se achar presentinhos é no Mercado de Artesanato Paraibano!

Veja também:  Páscoa no nordeste - Viagens ou chocolates?

Rendas, redes, cachaças, artesanato em madeira e cerâmica…são dois andares onde você encontra de tudo, para todos os tamanhos e preços!

O mercado de artesanato fica aberto de segunda à sábado, de 9h às 19h e aos domingos, de 9h às 18h!