Home » Dicas de Viagem » Guia HU: Salvador
Dicas de Viagem Nacionais

Guia HU: Salvador

Salvador vista de cima
Com belezas naturais e muita história, Salvador é um convite irrecusável de viagem!

 

Salvador é vibrante, colorida e musical. Entre acarajés, praias, baianas e “xi mainhas”, a cidade tem um estilo de vida único e um passado histórico rico em detalhes que se mantém em pé até hoje através de construções bem preservadas.

Uma ida a Salvador é inesquecível e a volta é carregada de promessas de retorno. Nesse guia você verá que a cidade é muito mais que Carnaval. Prontos? Borimbora então…

Passeios:

 

Arena Fonte Nova

Vista do novo estádio de futebol, Arena Fonte Nova
“O meio campo é lugar dos craques” e na Arena Fonte Nova você pode se sentir como um!

Palco da Copa do Mundo de 2014, a Arena Fonte Nova é uma dos mais modernos estádios multiuso do país e está aberto para visitações guiadas.

O passeio é bem legal e você pode conhecer várias áreas da Arena, como o salão de mídias, mirante, camarotes, vestiário e o mais importante (e aguardado): o gramado!

O tour guiado custa em torno de R$ 20,00, mas estudantes e idosos pagam meia entrada. O tour não funciona em dias de jogos.

 

Ilha dos Frades

Praia na Ilha dos Frades com a igreja de Nsa. Sra. de Guadalupe
Um passeio pelas praias pequenas e de mar cristalino da Ilha dos Frades é imperdível!

Localizada na Baía de Todos os Santos, a Ilha do Frade possui várias praias bem pequenas, mas as mais procuradas pelos turistas são a de Guadalupe (que geralmente é onde os barcos aportam), Viração, Loreto e Paramana.

Em todas essas praias, o mar é calminho e a água bem cristalina, ótimo para dar mergulhos. A maioria dos viajantes que vão conhecer o lugar fica o dia inteiro e voltam, mas caso queira estender até o dia seguinte, na ilha há pousadas com café da manhã.

 

Sorveteria da Ribeira

Fachada da Sorveteria da Ribeira, a mais famosa de Salvador
Chocolate, morango, baunilha….nada disso. Aqui o bom são os sabores exóticos!

Salvador faz sol o ano inteiro e depois de passear muito, nada melhor que tomar um sorvetinho refrescante.

A Sorveteria da Ribeira é disparada a mais famosa da cidade e possui um leque de sabores, dos mais tradicionais, como chocolate, coco e manga aos mais exóticos, como cajá, umbu, biribiri e até algodão doce! A sorveteria fica aberta diariamente, de 9h às 22h.

Veja também:  Montanha-russa com tema do Harry Potter será inaugurada em parque de Orlando

 

Noite em Rio Vermelho

Calçada tomada por mesas de bar no bairro de Rio Vermelho a noite
As barraquinhas de acarajé são as mais procuradas e a noite em Rio Vermelho, a mais agitada!

Rio Vermelho é o bairro mais boêmio de Salvador, que reúne turistas e artistas atrás da melhor barraquinha de acarajé de toda a cidade!

Com diversos bares e restaurantes, o bairro se tornou bem procurado para quem quer se divertir a noite e a mistura de tribos é garantida. Não se preocupe em voltar cedo, pois a noite em Salvador vai até tarde!

 

Pontos Turísticos

Os pontos turísticos são indispensáveis na hora de conhecer

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda com parte da Baía de Todos os Santos de fundo
Com 72m de altura, o Elevador Lacerda proporciona uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos!

O Elevador é um dos principais cartões postais de Salvador, mas não está ali apenas como ponto turístico. Considerado transporte público, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Com 72 metros de altura, o Elevador Lacerda proporciona uma das melhores vistas para a Baía de Todos os Santos, Mercado Modelo e grande parte da cidade de Salvador. Uma das melhores horas para subir no elevador é no final da tarde para assistir ao pôr do sol!

 

Pelourinho

Ensaio do Olodum nas ladeiras do Pelourinho, bairro histórico de Salvador
Os ensaios do Olodum no Pelourinho são frequentes e muito bons de se ouvir!

Localizado no Centro Histórico, o Pelourinho é parte fundamental da história de Salvador e concentra ao seu redor, casarios, museus e igrejas da época colonial. É um passeio bem cultural!

A região também é lugar de bares e restaurantes com ótima gastronomia, lojas de artesanato e diversas festas realizadas ao longo do ano, onde o ritmo do batuque do Olodum rege o dia dos baianos.

 

Igreja do Bonfim

Muro decorado com as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim com a Igreja ao fundo
A Igreja com fachada em rococó e as fitinhas do Senhor do Bonfim atraem turistas do mundo todo!

Construída entre 1747 e 1754, a Igreja do Bonfim é o principal ícone da fé baiana, atraindo devotos e turistas do mundo todo, e é daí que saem as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.

Uma curiosidade é que o tamanho das fitinhas é equivalente ao comprimento do braço direito até o peito da imagem do Senhor do Bonfim!

Veja também:  7 destinos na Bahia para quem gosta de aventura - pelo Desviantes

Além disso, uma das maiores festas religiosas também acontece na Igreja. Chamada de Lavagem do Bonfim, a festa é realizada pelas baianas que lavam as escadas e o átrio com água de cheiro. É bem bonito de se ver e ao final as pessoas ainda se divertem ao som de trios elétricos!

 

Mercado Modelo

Fachada do Mercado Modelo
Com diversas lojas e lendas, o Mercado Modelo é perfeito para comprar lembrancinhas

O Mercado Modelo é o maior shopping de artesanato do país. De rendas a cachaças, qualquer coisa que se queira é só dar uma passadinha por lá que provavelmente vai encontrar.

A visita ao Mercado não deve ficar restrita às 263 lojas e restaurantes, mas deve-se explorar o lugar descendo até o subsolo, que fica abaixo da linha do mar e possui diversos túneis. Reza a lenda que ali era onde mantinham os escravos que chegavam ao país.

Aos sábados, o viajante pode assistir a uma bela apresentação de capoeira também. Não deixe de ir!

 

Forte de Santo Antônio da Barra

Imagem do Forte e Farol de Santo Antônio visto do mar
Assistir ao pôr do sol do Forte é fechar o dia de forma inesquecível!

Todos que chegam a Baía de Todos os Santos dão de cara com o Forte de Santo Antônio, que foi o primeiro a ser construído no Brasil e já passou por diversas reformas. Ali dentro, foi construído um Farol para ajudar as embarcações que chegavam à região e que funciona até hoje.

Hoje em dia, funciona o Museu Náutico da Bahia, que está aberto de terça a domingo, de 8h30 às 19h e a entrada custa em torno de R$ 12,00 para adultos.

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

2 comentários

Clique aqui para comentar

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus