Home » Curiosidades » A História do Rock in Rio: 30 Anos de Festival!
Curiosidades

A História do Rock in Rio: 30 Anos de Festival!

Em ano de Rock in Rio, não poderíamos deixar de contar a trajetória do maior festival de música e entretenimento do mundo, que não por acaso, chega “saudável” a seus 30 anos de caminhada em 2015.

Percorra agora, uma fascinante linha do tempo que conta a história do Rock in Rio desde sua primeira edição! Vamos lá?

A história do rock in rio desde o primeiro festival, em 19885. 30 Anos de história!
Em 2015 o maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, comemora seus 30 anos com edições no Rio e em Las Vegas.

1985: Nasce o primeiro grande festival do Brasil.

Sediado no Rio, mais precisamente em Jacarepaguá, o primeiro Rock in Rio reuniu durante 10 dias de apresentações o surpreendente público de 1.380.000 pessoas. Queen, AC / DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden foram as principais atrações.

1991: Tudo que é bom pede bis.

Rumo à sua segunda edição, o Rock in Rio 91 veio de cara nova. Erguido desta vez sobre os gramados do Maracanã, o RIR convocou artistas como Guns N ‘Roses, em sua primeira apresentação no país; Run DMC, grupo ícone do rap até hoje; Joe Cocker; Megadeth; Titãs; Engenheiros do Hawaii e muitos outros. Destaque para apresentação do A-Há, que bateu recorde de maior público pagante de um show.

2001: 10 Anos depois.

Depois de tanto tempo sem uma nova edição, o RIR 2001 retorna a Jacarepaguá e mais uma vez bate recorde de público: 1.235.000 pessoas em 7 dias de festa com 160 artistas. O line-up marcou o retorno de Iron Maiden e Guns N’Roses, além de apresentações como Foo Fighters, REM, Oasis e o POP de Britney Spears e N Sync.

Palco mundo do Rock in Rio , edição de 2001. Essa edição marcou o retorno e entrou pra história do Rock in Rio!

2004: É hora de cruzar o atlântico!

Com um novo conceito de música e entretenimento, a edição 2004 também tem um novo lugar: Lisboa. A diversão do festival ficou nas mãos de bandas como Metallica, Alicia Keys, Black Eyed Peas, Britney Spears, Foo Fighters, Kings Of Leon e outros que deram conta do efervescente público português.

Veja também:  Rock in Rio: eu vou com o Hotel Urbano!

2006: Lisboa outra vez.

O sucesso foi tanto (como já era de se esperar) que em Lisboa também teve bis. A marca dessa edição foi uma maior preocupação ambiental e a união de diversos estilos e gerações num line-up com Guns N’ Roses, Jamiroquai, Roger Waters, Santana, Shakira, Sting, David Guetta, Jota Quest, Marcelo D2, Ivete Sangalo e outros.

2008: Dobradinha na Europa.

Dando continuidade à sua expansão internacional, o RIR 2008 contou com apresentações em 2 cidades: Lisboa e Madrid. A edição deu origem ao Palco Sunset, até então inexistente, além de celebrar a diversidade musical e cultural com música e desfiles de moda. Bon Jovi, Linkin Park, Amy Winehouse, Lenny Kravitz, Bob Dylan e Shakira foram alguns grandes nomes.

Rock in Rio Lisboa, edição de 2008. Mais um festival que entrou para a história do Rock in Rio

2010: Lisboa e Madrid mais uma vez.

2 anos depois da primeira dobradinha, é vez de repetir o sucesso e consolidar o Rock in Rio como um dos festivais mais ecléticos de todo planeta. Mantendo sua preocupação socioambiental, a edição de 2010 trouxe para a cidade do rock um hotel, desfile de moda, ícones da música eletrônica como Tiësto e Paul Van Dyk, além dos astros Elton John, John Mayer, Motörhead,Bon Jovi, Rage Against The Machine, Cypress Hill e Rihanna.

2011: O bom filho à casa torna.

Após uma década de espera e ansiedade, chegou a hora do reencontro. O RIR 2011 voltou à sua cidade natal trazendo apresentações memoráveis como a de Stive Wonder e Coldplay, o lançamento da Rock Street e a fascinante marca de 700 mil ingressos esgotados em 4 dias. Isso é Rock in Rio, in Rio!

Rock in Rio 2011, agora em um novo local e com estrutura muito mais moderna

2012: Escala Rio/Europa.

Já consolidado em Lisboa, o RIR 2012 levou à capital portuguesa astros do Rock e R&B como Metallica, Smashing Pumpkins, Stevie Wonder e Evanescence. Já em Madrid, as batidas eletrônicas é que tomaram conta do Palco Mundo ao som de Deadmau5, David Guetta, Swedish House Mafia e outros. Red Hot Chili Peppers, Lenny Kravitz, Maná e outros artistas também compunham o espetáculo.

Veja também:  Rock in Rio: eu vou com o Hotel Urbano!

2013: Além da Cidade do Rock.

Já consagrado como marca e festival, em 2013 chegou a vez de ir mais além e conquistar os holofotes dos palcos e da Sapucaí. Tema de um musical e de uma escola de samba, o RIR mostrou ao mundo que não há fronteiras para o entretenimento. Dentro da Cidade do Rock as atrações foram Beyoncé, David Guetta, Justin Timberlake, Florence and The Machine, Metallica, Slayer, Avenged Sevenfold e Iron Maiden, além de John Mayer.

2014: 10 Anos de Rock in Rio Lisboa.

Como numa boa festa de aniversário, não pode faltar bolo, surpresas e emoções. O bolo ficou por conta de Steve Aoki que fez questão de “compartilhar” com a plateia de um jeito pra lá de diferente; as surpresas foram as apresentações de Rolling Stones e Bruce Springsteen que arrepiaram os mais velhos; e as emoções.. As emoções só quem estava lá vai poder lhe contar!

2015: Os 30 anos de história do Rock in Rio | Las Vegas e Brasil.

Depois de conquistar parte da Europa, o Rock in Rio chega a solo americano para 4 dias de shows e apresentações que prometem parar Las Vegas. Serão 2 fins de semana em maio, intercalados para amantes do Rock e do Pop. Já em setembro é vez da Cidade Maravilhosa receber a Cidade do Rock. Astros já confirmados são: Metallica, Queen, De La Tierra, Mastodon e Faith no More.

rock-in-rio-eu-vou

Ah, e se já foi ao festival, não deixe de contar pra nós! Deixe nos comentários a sua história!

Hotel Urbano, a agência de viagens internacional oficial do Rock in Rio!