Home » Curiosidades » Lago paradisíaco no Rio de Janeiro esconde um segredo
Curiosidades Nacionais

Lago paradisíaco no Rio de Janeiro esconde um segredo

Conhecida como “Lagoa Azul” (não é o filme!), esse lugar escondido fica na região metropolitana do Rio de Janeiro. O lago azul turquesa fica localizado em Tanguá e tem chamado a atenção de moradores e turistas, que estão compartilhando tudo nas redes sociais.

Para chegar até a Lagoa Azul é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 20 minutos. É importante que você procure um guia para auxiliar, porque o nível de dificuldade é moderado. Após essa trilha você estará frente a frente de um lago azul turquesa e um paredão de pedras que completa a paisagem, mais parecida com um quadro.

Onde hoje é encontrado esse paraíso, antes se tratava de uma mineradora que existia no local. A Mineradora  Sartor atuou no local por mais de 20 anos extraindo minerais como a Fluorita e o Sienito, e em 2015 encerrou seus trabalhos. O que restou foi uma enorme cratera, que com o tempo foi enchendo de água da chuva, e se transformando no lago paradisíaco que é hoje.

Nem tudo é tão perfeito assim, o local esconde grandes perigos. Segundo pesquisadores da UFRJ, que estudaram amostras da água, foram encontradas propriedades químicas na água da lagoa, que as tornam imprópria para o consumo e também para o banho. Há uma alta concentração de Flúor na água, o que pode causar uma doença chamada Fluorose, causada pelo consumo excessivo do elemento químico.

A lagoa ácida fica localizada dentro de uma área particular e a Defesa Civil da cidade garante que já deixou avisado a população sobre os perigos do lugar.

CLIQUE AQUI E GARANTA EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS NO RIO DE JANEIRO

Dar um mergulho é muito arriscado, mas ainda dá pra garantir aquela foto perfeita, não é mesmo?

Viva mais histórias com Hurb.

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus