Home » Nacionais » Conheça o litoral alagoano: Maceió e Maragogi
Dicas de Viagem Nacionais

Conheça o litoral alagoano: Maceió e Maragogi

Como diz o ditado: os melhores perfumes estão nos pequenos frascos. O segundo menor estado do Brasil é uma joia da natureza, com 230km de litoral, com areias brancas e águas cristalinas. E tão difícil quanto definir a cor do mar (verde ou turquesa), é escolher uma das praias de Alagoas.

Do Litoral Norte ao Sul as paisagens são deslumbrantes e a infraestrutura hoteleira oferece uma experiência inesquecível aos turistas, de famílias em férias a casais em lua de mel. Todos voltam encantados com Alagoas! Mas para começar sua aventura por este paraíso, selecionamos os dois destinos mais populares entre os viajantes, que representam muito bem toda a beleza do restante do estado, em qualquer época do ano. Ao conhecer Maceió e Maragogi, com o Hotel Urbano, você terá uma visão muito nítida da generosidade da natureza na região – e provavelmente já vai planejar seu retorno!

Maceió

Um paraíso com 40 quilômetros de praias e uma profusão de cores, com destaque para o turquesa do mar e o tom clarinho das areias. É Maceió (AL), que parece ter sido pensada para encantar turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. A capital alagoana é repleta de atrações, a começar pelas praias urbanas. Nelas, uma das grandes vantagens é a boa infraestrutura, com cadeiras e barracas para você aproveitar o dia com conforto, e quiosques espalhados pelo calçadão, que servem os deliciosos quitutes locais – não deixe de provar os mais diversos sabores da tradicional tapioca.

maceio-pacotes

Maceió

Pajuçara, uma das praias centrais mais famosas, é procurada por muitas famílias em busca de diversão e por mergulhadores, todo em busca de suas águas protegidas. Pegando uma das jangadas rústicas que partem dali, você é recompensado com incríveis piscinas naturais, a cerca de dois quilômetros da costa. Ao Norte, vale escolher entre as muitas outras opções de praia, como Ipioca, ideal para quem busca mais tranquilidade a beira mar. Já no Litoral Sul estão alguns dos principais cartões postais da região, como as praias do Francês e do Gunga, que, embora pertença ao município vizinho de Barra de São Miguel, é uma das mais procuradas das redondezas. Paisagens perfeitas para curtir as férias e cenários com vocação natural para a prática de esportes náuticos, que atrai adeptos de muitos lugares. Também não falta programação longe da orla. No Centro de Maceió é possível fazer um tour histórico e visitar atrações culturais variadas, entre igrejas (como a Catedral Metropolitana) e museus (como o Théo Brandão, que guarda tesouros da arte popular do Nordeste). Falando em arte, é difícil sair de Maceió sem trazer na mala algum exemplar do rico artesanato local. Visitar o Mercado do Artesanato, que tem 250 lojas e fica próximo ao centro, é imperdível para quem quer voltar para casa com artigos regionais. Depois de curtir o dia intensamente, não pense que a noite é pacata em Maceió. Para os mais animados, há opções de casas de forró e outros ritmos espalhados pela cidade, além de bares que funcionam até altas horas, onde se pode comer e beber bem. A gastronomia, aliás, é uma capítulo à parte. A culinária alagoana é uma rica mistura de sabores que inclui frutos do mar (experimente o famoso sururu), frutas tropicais e comidas típicas, como cuscuz de milho, mugunzá e muito mais.

Veja também:  Os 5 melhores hostels para se hospedar na sua próxima viagem

Maragogi

Maceió

maragogi-pacotes

O título de “as águas mais claras do Brasil” já diz tudo. Quem visita Maceió tem parada obrigatória também em Maragogi, próxima à fronteira com Pernambuco. Com certeza você já viu imagens inacreditáveis dos aquários naturais e corais que compõem o destino, apelidado carinhosamente de “Caribe brasileiro”. O primeiro passeio procurado pelos turistas é o mergulho nas Galés, as maiores piscinas naturais de Alagoas. A seis quilômetros da costa, você vai se deparar com um cenário impressionante, com peixes, crustáceos e corais, tudo em uma água claríssima e propícia para o mergulho de apreciação. A dica aqui é chegar nas primeiras horas do dia, para pegar o local ainda vazio. Além das Galés, vale visitar também as piscinas naturais de Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba, que, apesar de menores, também proporcionam um verdadeiro espetáculo de beleza. O fato de serem mais tranquilas também é uma vantagem sobre a atração principal da cidade. Depois de mergulhar e explorar o contato com a rica vida marinha da região, é hora de relaxar em uma das belíssimas praias dos arredores e apreciar as delícias da região, nos restaurantes especializados em frutos do mar. O famoso bolinho de goma é um dos quitutes do lugar, uma espécie de sequilho à base de manteiga e leite de coco.

Com todo esse charme e visual de tirar o fôlego, arrume suas malas e venha conhecer o litoral alagoano, com o HU, nas suas próximas férias. Garanta já o seu pacote!