Home » Dicas de Viagem » Maceió, você merece conhecer
Dicas de Viagem Nacionais

Maceió, você merece conhecer

Uma das orlas mais bonitas do Brasil é a de Maceió. Os 40 quilômetros de litoral possuem uma característica marcante, a presença de coqueiros. No mar, centenas de barquinhos colorem o azul cristalino das águas. Paisagem para turista nenhum botar defeito.

maceio2 HU
Maceió nos deixa uma questão: onde termina o mar e onde começa o céu?

A vantagem de Maceió diante de outros destinos turísticos é que suas praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Isso significa que é possível curtir uma ótima praia durante o dia e, à noite, ter as opções de entretenimento que uma grande cidade oferece.

Contudo, não é só porque as praias urbanas oferecem inúmeras opções de lazer, possuem boa infraestrutura e são belíssimas que o viajante vai deixar de conhecer praias como Jacarecica, Guaxuma (litoral norte) e Praia do Francês e Gunga (litoral sul).

Bolo de goma na água
Vai um bolinho de goma aí?

Uma característica em comum de praticamente todas as praias de Maceió é a temperatura da água, que está sempre morna e muito agradável. O mar também costuma ser bem calmo na maioria das praias.

Pajuçara HU
Pajuçara é um ótimo lugar para um mergulho com snorkel

As opções para quando os pés estiverem fora da areia são várias. As ruas do centro abrigam muitos espaços que preservam a cultura local e a arte popular do nordeste como um todo. As várias igrejas espalhadas pela cidade também não passam despercebidas aos olhos dos viajantes.

Museu Théo Brandão
Museu Théo Brandão abriga, em seu acervo, objetos da cultura portuguesa, espanhola e mexicana; além de peças brasileiras

E quem quer comer bem na capital alagoana pode optar por Jatiúca, praia que possui uma infinidade de restaurantes e quiosques.  O local é considerado o polo gastronômico da Cidade Sorriso, um dos apelidos da Maceió. Dois clássicos locais são facilmente encontrados no bairro: a tapioca e o sururu. O primeiro pode ser apreciado em barracas montadas na calçada da orla, que preparam na hora seu lanche. Já o segundo é servido nas casas de pescado. Os pratos regionais são compostos, basicamente, por frutos do mar, quase sempre com a opção de leite de coco como acompanhamento.

Veja também:  Praia da Barra da Lagoa: boa para surfistas e banhistas
Tapioca na orla
As barracas de tapioca chegam a oferecer mais de 50 sabores do quitute, também conhecido como beiju

Mas quem não gosta das especialidades subaquáticas ou quiser da uma variada, o bairro de Ponta Verde pode ser uma boa opção. Lá o viajante vai encontrar restaurantes especializados em culinária italiana e japonesa

Lampião Maceió
Mesas e cadeiras ao ar livre na noite de Maceió

No bairro de Jaraguá, famoso por ser um centro comercial que ferve durante o dia, o viajante encontra muita animação nos bares com música ao vivo. O bairro de Stella Maris oferece diversão com o Maikai Show Bar e o Cassino Music Bar. E Ponta Verde é o destino de quem quer afiar o pés num autêntico forró nordestino. O Lampião é um dos bares onde você via poder dançar até acabar com o solado do seu calçado. As noites de Pajuçara também são bastante divertidas.

Para trazer um pedacinho de Maceió de volta pra casa vale dar um volta na Feira de Artesanato de Pajuçara, que fica à beira-mar e conta com mais de 200 barracas, ou no Mercado de Artesanato, localizado próximo ao centro e com mais de 250 lojas com os mais variados artigos regionais, como as famosas rendas.

Artesanato na rua
Artesanato feito em casa
Bordados de Maceió
Bordados coloridíssimos são marca registrada da cultura popular maceioense

E aí, você merece ou não conhecer Maceió? Se acha que sim, é só clicar aqui.

Praia Ponta Verde Maceió
Divirta-se em Maceió! Escolha um dos pacotes do Hotel Urbano

 

13 comentários

Clique aqui para comentar