Home » Dicas de Viagem » Manaus é bem diferente do que você pensa
Dicas de Viagem Nacionais

Manaus é bem diferente do que você pensa

A maioria das pessoas tem uma imagem sobre Manaus que destoa amplamente da realidade. Ao ouvir o nome da cidade já fazem associações imediatas com floresta, animais selvagens, cenários inóspitos de maneira geral.  Essa ideia, arraigada há muitos anos na cabeça de grande parcela dos brasileiros, só pode ser desfeita  com uma visita ao local.

Ponte de Ferro Manaus
Ponte de Ferro, localizada no centro histórico de Manaus

É claro que na cidade não faltam construções históricas e muita natureza – ainda bem! Mas o que muitos não sabem é que Manaus é uma capital com infraestrutura avançada, tem o principal centro corporativo e financeiro da região norte e uma das economias que mais cresce no país. Uma pesquisa divulgada recentemente pela IPC Marketing Editora, mostrou que Manaus é a 11ª cidade em poder de consumo no Brasil. No ranking de “melhores cidades para negócio”, da revista América Economia, os manauaras podem se orgulhar de viver na cidade que está entre as 20 melhores.

Outra coisa que quase ninguém faz ideia é que em Manaus não é infestada de mosquitos.  O mito sobre a imensa quantidade de pernilongos vivem na região, e o tamanho exacerbado que eles teriam, é tão forte que acaba sendo um dos principais motivos de desistência de quem algum dia teve vontade de conhecer a capital que fica no centro da maior floresta tropical do mundo.

O fato é que o Rio Negro possui alto grau de acidez, devido a a presença de organismos em decomposição provenientes da vegetação. Com isso, os PH dá água é baixo e os mosquitinhos, coitados, não se proliferam. O Rio Negro é um grande “amigo” de Manaus. Além de proporcionar o maior espetáculo da região, ao se encontrar com o Rio Solimões, ainda espanta mosquitos!

Prédio Manaus
Orla de Ponta Negra, bairro de Manaus
pontanegranoturna10
Ponta Negra à noite

O que fazer por lá?

Há muito o que se fazer nesta capital que fica no centro da maior floresta tropical do mundo. Esses são alguns programas que você não pode deixar de fazer: visitar o Teatro Amazonas, o Centro Cultural Palácio Rio Negro, assistir ao espetacular encontro das águas dos rios Negro e Solimões, conhecer o Porto de Manaus (maior porto flutuante do mundo), se deliciar com as receitas típicas, visitar os museus do histórico Palacete Provincial, e, se estiver com tempo – e disposição –, embarcar em um cruzeiro de sete dias pelo Rio Amazonas até Belém, a capital do Pará.

Veja também:  5 lugares para você conhecer de carro no feriado de Corpus Christi
Rio Amazonas: encontro rios Solimões e Negro
O fantástico encontro das águas

O HU tem pacotes de City Tour que incluem boa parte desses lugares citados, e alguns mais.

Onde ficar?

Amazon Ecopark Jungle Lodge

HU_Amazon_Ecopark_Jungle_Lodge_005_praia_normal

Caso esteja em busca de uma experiência mais selvagem, mas sem necessariamente ficar muito distante da cidade, o Amazon Ecopark Jungle Lodge é o local mais indicado para você. Localizado em meio a uma vasta área de reserva da Floresta Amazônica, o Amazon Ecopark Jungle Lodge deixa seus hóspedes com a impressão que estão distantes de todo resto do mundo. No entanto o aeroporto de Manaus até o porto são 15 minutos. E do porto até o hotel são mais 45 minutos. O percurso só pode ser feito de barco. Nos pacotes para o Amazon Ecopark o serviço de translado, incluindo van e barco, já está incluso.

O Rio Tarumã, um afluente do Rio Negro, forma uma praia exclusiva para os hóspedes deste hotel de selva. E onde termina o rio, começa a floresta, que envolve todo resto do hotel. Nela, os viajantes podem fazer trilhas e passeios para observação de jacarés, golfinhos, pássaros, orquídeas exóticas plantas medicinais, visitar comunidades indígenas,  e tudo que a Flores Amazônica tem a oferecer. Outra exclusividade do hotel é a visita à Floresta dos Macacos, que é um centro voltado para cuidar e reabilitar de pequenos primatas, deixando-os aptos para retornarem à selva.

Blue Tree Premium Manaus

HU_Manaus_Blue_Tree_011_normal

Quem faz questão de ficar bem no coração de Manaus vai encontrar no Blue Tree Premium Manaus tudo o que se pode esperar de um bom hotel. A rede Blue Tree possui hotéis em todas as regiões do Brasil. Sua única unidade no norte do país fica justamente em Manaus, mais precisamente no bairro de Adrianópolis. O Shopping Center Manauara está a apenas 500 metros do hotel. O aeroporto fica a 25 minutos, de carro.

Veja também:  10 hotéis de selva para desbravar a Amazônia

No local o hóspede encontrará academia, piscina, sauna, solário e Wi-Fi. Todos os quartos deste Blue Tree são de categoria luxo, e possuem ar condicionado, TV LCD 32″, mesa de trabalho, frigobar e cofre. o bufê de café da manhã é repleto de alimentos típicos da região. O diferencial fica por conta dos itens orientais que também são encontrados sobre a mesa.

Você pode desfrutar de um farto buffet de café-da-manhã, preparado com ingredientes locais frescos, além de uma seleção de especialidades orientais. Para o almoço e o jantar, o restaurante do hotel serve pratos da cozinha regional. A propriedade também dispõe de um bar que oferece coquetéis e bebidas quentes.

Manaus Jungle Hostel

HU_Manaus_Manau__Jungle_Hostel

Neste albergue o visitante tem acesso a uma praia particular e pode utilizar, gratuitamente, o serviço de traslado que é oferecido pela estação de trem. A equipe do hostel presta assistência necessária para você conseguir agendar excursões e conseguir ingressos para as atrações locais.

Entre as atividades disponíveis no Manaus Jungle Hostel, que está localizado ao lado do rio Ariau, estão canoagem, trilhas, nado com golfinhos e passeios na mada para observação de espécies selvagens. O Manaus Jungle Hostel conta com biblioteca, equipe bilíngue, recepção 24 horas e loja de presentes/banca de jornal.

Da Vinci Hotel & Convention

HU_Manaus_Da_Vinci_Hotel__

A proposta deste hotel é bem diferente a do hostel que mostramos anteriormente. Localizado no bairro de Adrianópolis, bairro nobre de Manaus, o Da Vinci dispõe de arquitetura moderna e é sinônimo de sofisticação. O estabelecimento fica perto de restaurantes e shopping centers. Sua estrutura é de primeira. Além de piscina ao ar livre e academia com equipamentos modernos, o hotel conta com restaurante e bar, loja de conveniência, três salas para evento e um salão de festas.

Há sinal Wi-Fi nas áreas comuns, estacionamento e recepção 24 horas. Todos os apartamentos do Da Vinci são equipados com TV LCD, ar condicionado, cofre, frigobar, secador de cabelo, chuveiros com água quente e telefones com discagem direta e tarifação automática.

Veja também:  O que fazer em Manaus: Roteiro completo para 7 dias

Pousada Mamori

hu_manaus_pousada_mamori_refeicoes_003_normal

Manaus é um ótimo lugar para quem gosta de pesca. E a Pousada Mamori é a escolha ideal para quem curte essa atividade. Tanto para os que encaram como um simples passatempo quanto para aqueles que levam mais a sério, pois a pousada é especializada na Pescaria Esportiva de Tucunaré.

Além da pesca, o estabelecimento oferece atividades de turismo ecológico. Há seis opções de pacotes, que variam de dois a seis dias de atividades. Todos os pacotes levam ao clássico encontro das águas dos rios Negro e Solimões. A pousada conta com complexo de chalés e um mini-shopping com bar, restaurante e loja de conveniência, voltados para o lago Mamori, conhecido por ser um reduto de grandes Tucunarés.

Dicas maneiras

  • Se pretende fazer passeios adentrando a mata, leve camisas de manga comprida, calças de moletom e um confortável par de tênis.
  • É obrigatória? Não, não é. Mas, para que você volte apenas com boas lembranças da sua viagem, procure se vacinar contra a febre amarela 10 dias antes de embarcar para seu destino. A vacinação é recomendável para qualquer pessoa que for vistar os seguintes estados: Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal. O CIVP pode ser obtido nos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa. Basta estar em posse do Cartão Nacional de Vacinação e de um documento de identificação oficial com foto.
  • Faça uma lista de prioridades, listando, por ordem de importância, todas as atividades que deseja fazer. Essa é uma ótima maneira de aproveitar sua viagem fazendo tudo – ou quase tudo – que mais desejava.

 

Amazonas crianças

Agora que você já tem uma nova percepção sobre Manaus, é hora de conhecer a cidade de verdade. Clique aqui e veja os pacotes que o HU tem para a cidade.

2 comentários

Clique aqui para comentar