Home » Sua Viagem » MANUAL DO VIAJANTE HURB
Sua Viagem

MANUAL DO VIAJANTE HURB

Documentos

Quando é destino nacional, não há necessidade de passaporte (caso o percurso seja feito de avião) e para embarcar, basta apresentar um documento de identificação com foto. Essa única obrigação, também serve para jovens a partir dos 12 anos (a idade mínima permitida para viajar pelo Brasil sem acompanhante).

passaportes
Crédito da foto: Shutterstock

Quando a viagem é internacional, além do documento de identificação, é preciso também do passaporte e, em alguns casos, do visto.

Regras de Bagagem

As regras da bagagem alteram de acordo com a companhia aérea e o ideal é que você entre em contato para confirmar a quantidade que tem direito e de quantos kgs são. Alguns pacotes do Hurb já está incluso a bagagem nos voos entre o Brasil e o país de destino, porém em voos internos, como por exemplo: Paris x Londres, essa bagagem deverá ser paga à parte.

bagagens
Crédito da foto: Pixabay

Vacinas

A única vacina que é obrigatória, em escala mundial, é a da febre amarela. Mais de 100 países exigem o documento que comprove a imunização contra ela.

Vacina
Crédito da foto: Pixabay

Veja abaixo outras vacinas que são recomendadas para a sua proteção durante as viagens:

Para lugares da Europa: Vacina Tríplice Viral

Para lugares da Europa, África e Ásia: Vacina contra a Poliomielite e contra a Raiva.

Para lugares da Europa, África, Ásia e América do Sul: Vacina contra a Meningite Meningocócica.

Para lugares da Europa, África, Ásia, América Central e América do Sul: Vacina contra a Difteria e contra a Febre Tifóide.

Para lugares da Europa, África, Ásia, América do Norte, América Central e América do Sul: Vacina contra o Tétano e contra a Hepatite A e B.

Indicamos acompanhar o site da Anvisa para ter acesso à lista de vacinas recomendadas para cada região do mundo. Por lá, você encontrará todas as orientações relacionadas à saúde de cada nação e saberá com rapidez caso alguma nova epidemia – e consequentemente nova recomendação de vacina – aconteça.

Regras para Crianças

Se a locomoção envolve uma criança menor de 12 anos, é preciso levar a sua certidão de nascimento ou RG e assegurar que ela estará acompanhada pelos pais ou familiares – sendo necessária a comprovação do parentesco. Caso o acompanhante seja outra pessoa, os documentos exigidos passam a ser o RG ou a certidão de nascimento e uma autorização feita pelos pais ou responsáveis com firma reconhecida. Essas condições valem tanto para viagens aéreas, quanto terrestres.

Crianças aeroporto
Crédito da foto: Shutterstock

Para viagens internacionais, não é necessário autorização judicial para crianças ou adolescentes (até 17 anos de idade) que viajem em companhia de ambos os pais. Caso a viagem ocorra apenas na presença de um deles, é preciso que haja autorização do outro e com firma reconhecida.

A criança também poderá viajar desacompanhada, desde que esteja portando autorização de ambos os pais com firma reconhecida. O mesmo vale para o caso da criança estar na companhia de uma terceira pessoa maior de idade: sempre fundamental a declaração dos dois responsáveis.

Regras de Embarque

Se o voo for nacional, o ideal é chegar ao aeroporto com antecedência de 2 (duas) horas; caso o voo seja internacional, a recomendação são de 3 (três) horas antes do embarque. Ao chegar no aeroporto, se direcione ao balcão da companhia aérea de sua viagem para iniciar o procedimento de check-in, caso não tenha sido feito online.

Embarque aeroporto
Crédito da foto: noticiasaominuto

Deixe separado os documentos para embarque, como: RG (caso seja voo nacional ou na América do Sul), passaporte e passagens de avião. Ao fazer o check-in, você irá receber seu cartão de embarque, guarde-o com segurança, pois será com ele que você entrará no avião. E nesse mesmo cartão, também consta as informações principais, como: portão e horário de embarque.

Localizador

Após a confirmação da viagem, enviamos a documentação com o localizador, que é o código referente a sua passagem aérea. Com ele você poderá acessar o site da companhia aérea e fazer o check-in online, por exemplo. O ideal, também, é que após você receber esse código, verifique se os dados da sua passagem estão corretos, como: data de voo, horário, nome do passageiro, etc.

Passagem aérea
Crédito da foto: Pixabay

Aluguel de Carro

Aluguel Nacional:

Idade mínima de 21 anos e carteira de habilitação há pelo menos dois anos; Apresentar CNH, CPF e RG originais; Apresentar cartão de crédito, de sua própria titularidade, com valor de limite disponível para pré-autorização do pagamento.

Além disso, normalmente só são aceitos cartões emitidos por uma instituição bancária. Se o caso se tratar de um cartão Nubank, por exemplo, é melhor entrar em contato com a locadora para se certificar que ele seja válido; Estrangeiros devem apresentar passaporte e carteira de motorista do país de origem. Em caso de infração, a multa será cobrada em dobro devido a não apresentação de CNH.

Atenção! Todas as locadoras cobram taxa para retiradas e devoluções em cidades distintas. Os valores devem ser consultados.

Tarifa inclui:

Veja também:  Guia HU: Santiago

Quilometragem livre e proteções com cobertura especial em caso de colisão, furto, roubo, perda total e pequenas avarias com co-participação de franquia.

Rental car
Crédito da foto: Shutterstock

Aluguel nos Estados Unidos:

Para retirada do carro, o condutor precisa ser maior de 25 anos. Quem tiver entre 21 e 24 anos terá que pagar uma “taxa de risco por condutor jovem”, que varia de acordo com a locadora; É necessário apresentar voucher de pré-pagamento, passaporte, habilitação e um cartão de crédito internacional para garantia dos extras; O cliente deverá ter disponível no cartão de crédito, ao qual ele deve ser o titular, no mínimo o dobro do valor da locação. Não são aceitos cartões não vinculados a instituições bancárias; É aconselhável ter em mãos a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é basicamente uma cópia da CNH em vários idiomas. O valor para emissão da PID varia de acordo com o local.

Tarifa inclui:

Quilometragem livre e proteções com cobertura especial em caso de colisão, furto, roubo, perda total e pequenas avarias com co-participação de franquia.

Taxas obrigatórias (impostos locais):

Customer Facility Charge (Taxa referente à retirada de carro no aeroporto); Tire Batery Fee (Taxa de descarte de pneus e baterias usadas); Florida Surcharge (Taxa de manutenção das estradas da Flórida); Sales Tax (Taxa de venda); Vehicle Lincense Fee (Taxa de licença do veículo).

Observação: Os valores variam de acordo com a cidade e o tipo de carro.

Taxa de Turismo / Resort Fee

Essas taxas são cobradas em alguns estabelecimentos, sendo o pagamento realizado no check-in ou check-out de sua hospedagem. Ela é como se fosse uma taxa pelos serviços oferecidos no local, como: piscina, academia, internet, etc; e também pode ser uma taxa que é estipulada pela cidade local, e essas taxas são obrigatórias, caso o seu hotel esteja cobrando.

Taxa de turismo
Crédito da foto: Shutterstock

Viva mais histórias ao redor do mundo com o Hurb!