Home » Sem categoria » Marketing de Destino? O que é isso?
Sem categoria

Marketing de Destino? O que é isso?

Marketing de Destino: já ouviu falar? Conheça um pouco mais da área especializada em promover destinos turísticos para aquele viajante potencial, que ainda não decidiu qual será sua próxima viagem

Marjori Schroeder – Imaginadora

Marketing de Destino: o que é? Já ouviu falar? Para começar a explicar, talvez o mais fácil seja dar alguns exemplos.

Você está andando pela rua, em pleno verão carioca. Do nada, pessoas vestidas com roupas de esqui se divertem em meio a uma neve artificial. Ou, em um passeio de fim de semana no parque, você percebe um certo movimento e identifica que é uma distribuição gratuita de artigos temáticos. Ou ainda, um grupo de pessoas resolve fazer um flash mob em plena Avenida Paulista, em São Paulo, com camisetas promocionais.

Case Chile
“Abrir bar de gelo no meio da praia de Ipanema foi uma das ações de Marketing de Destino do Chile em 2020”

Essas e muitos outras maneiras criativas são exemplos de como hoje alguns destinos turísticos se promovem junto ao consumidor final. É uma alternativa interessante para fazer um marketing com conteúdo, apresentar culturas e gastronomia muitas vezes desconhecidas e ainda poder proporcionar um pouco das experiências incríveis de uma viagem – iniciativas que, dentro do mundo da comunicação, chamamos de Marketing de Destino.

Mas afinal, o que é o Marketing de Destinos?

Trata-se de uma vertente do Marketing que se dedica a apresentar para os potenciais viajantes o que cada região turísica, no Brasil e no mundo, tem a oferecer. Muitas agências de comunicação e marketing dedicam-se exclusivamente a este segmento, e estão cada vez mais disruptivas e inovadoras.

No Brasil, a Imaginadora é um exemplo de agência que se estabeleceu como expert em promover e divulgar destinos turísticos para o mercado brasileiro. Para isso, a chave do sucesso é encantar os consumidores com experiências, se beneficiar das vantagens do alcance das mídias digitais e prezar pelo apoio constante à rede de comercialização desses destinos.

Um mundo inteiro de concorrentes

Um dos principais desafios desse segmento do Marketing chama-se Mapa Mundi… Entendeu? Não? Brincadeiras à parte, a verdade é que, diferente de outros setores que apresentam limitação de concorrentes e produtos, no segmento de viagem cada destino turístico concorre com um mapa mundi inteiro.

Veja também:  A pizza napolitana agora é patrimônio da humanidade

O viajante, entre muitos outros elementos que tem que considerar no momento de escolher seu destino, tem um mundo de oportunidades quando decide fazer uma viagem, principalmente se for internacional. As opções são inúmeras, os destinos são diversos e a lista de empreendimentos turísticos parece infinita. É neste momento que o Marketing de Destino chega para dizer: “E aí, já pensou em conhecer vinícolas chilenas?”, ou “Sabia que Miami não é só compras?”, ou mesmo “Que tal uma lua de mel em um resort caribenho?” – ou seja, é uma maneira de um destino específico se sobressair, ser lembrado no momento da decisão de qual será a próxima viagem do consumidor final.

A promoção dos destinos turísticos tem ainda a missão de dar todo o apoio e treinamento à indústria de viagens, que inclui operadoras de turismo, agências de viagens e OTAs (On-line Travel Agencies), que é o caso do Hurb, onde em um clique é possível comprar suas férias completas. Cabe aos responsáveis pela divulgação não falhar no conteúdo das informações, nas negociações com os fornecedores locais e mesmo no treinamento das equipes de atendimento, que devem estar “tinindo” na hora de tirar as dúvidas dos viajantes.

Apesar dos inúmeros desafios que cada um dos destinos tem para se promover, esse é um segmento que carrega todas as delícias e prazeres que as viagens proporcionam, sejam elas para onde for. Quanto mais iniciativas diferenciadas os especialistas puderem desenvolver, melhor será para o fortalecimento total do setor. Bom para o marketing, melhor ainda para o consumidor que pode ser surpreendido e impactado com vivências que nunca imaginou passar.