Home » Dicas de Viagem » Melhores destinos para fazer intercâmbio!
Dicas de Viagem Internacionais

Melhores destinos para fazer intercâmbio!

Intercambio
Um bom intercâmbio te dá ferramentas para ser mais responsável e independente. Embarque nessa viagem e aproveite!

Uma experiência fora do país de origem é infinitamente enriquecedora e traz muitas recompensas. Além de praticar uma língua estrangeira, aprender a lidar com novas culturas e suas particularidades, há uma necessidade de maior responsabilidade e mais independência. Além disso, a possibilidade de conhecer muita gente nova e viver momentos inesquecíveis também motivam muitos jovens a colocarem dentre de seus objetivos um intercâmbio, seja para aprender uma nova língua, trabalhar ou até fazer as duas coisas.

Quem pretende inserir essa experiência no currículo deve se preparar para enfrentar altos preços, e isso acarreta um planejamento muito bem feito, só assim para evitar sufoco longe da família! Por essa razão, é imprescindível que haja uma preparação antes da tão sonhada viagem. Aqui vão algumas dicas para você aproveitar ao máximo essa experiência: Escolha seu destino com antecedência, preveja os gastos com alimentação e aproveite as baixas cotações da moeda do país que pretende visitar para converter o real. Outra indicação é reduzir os gastos inúteis, ou seja, aqueles que não tem nenhum retorno financeiro. Uma boa opção é deixar de ir para a balada todo fim de semana, alterne e tenha uma economia ainda maior!

É necessário ainda fazer uma pesquisa aprofundada acerca do país que deseja visitar, pois há exigências como vistos a serem providenciadas e talvez haja até uma surpresa, muitas vezes achamos que um país é uma coisa e nos surpreendemos com a verdadeira cultura local. Sempre se deve lembrar que não é uma visita, você ficará, no mínimo, 4 semanas por lá. Para te auxiliar nessa escolha difícil, preparamos uma lista dos destinos mais buscados, assim fica mais fácil ver qual é mais a sua cara!

Veja também:  10 parques temáticos mais visitados da Europa

Canadá

Toronto
Toronto é uma das principais cidades do Canadá e porta de entrada para jovens que querem fazer intercâmbio!

Segundo uma pesquisa realizada pela Belta, associação de agências de intercâmbio, com 71 agências, o destino preferido dos Brasileiros para essa experiência é o Canadá, sendo a cidade de Toronto a mais buscada do país. Os motivos que levam a essa posição são as facilidades de obter o visto, segurança, o custo menor se comparado aos outros destinos, a hospitalidade e a qualidade do ensino.

Estados Unidos

Nova Iorque
Outro destino bem procurado é Nova York, com sua diversidade cultural e inúmeras atrações!

O Estados Unidos está na vice-liderança, o país está na lista dos destinos dos sonhos, não só para estudar de muita gente. Além de ser uma cultura mais conhecida por nós brasileiros, o inglês falado no país é muito popular. Nova York é o destino ideal, segundo essa pesquisa, mas os intercambistas também optam muito por cidades californianas, como San Diego, San Francisco e Los Angeles.

Reino Unido

Londres
A terra da Rainha é ótima para aprender inglês e, de quebra, respirar muita história!

Londres foi eleita a cidade européia preferida entre os brasileiros. O Reino Unido abrange além da Inglaterra, o País de Gales, a Irlanda do Norte e a Escócia. Apesar dos preços altos, segundo o Britsh Council, mais de 600 mil estudantes visitam o Reino Unido por ano.

Austrália

Sidney
O custo de vida mais barato e a segurança são pontos essenciais na escolha pela Austrália!

O país se tornou uma referência no intercâmbio para os brasileiro ao longos dos anos, principalmente para aqueles que não se imaginam em um inverno europeu, o clima da Austrália é bem parecido com o nosso e o custo de vida da cidade não é tão caro.

Os cursos de inglês costumam ser mais em conta do que os mais tradicionais da língua inglesa, tornando-se uma ótima alternativa para quem não pretende gastar muito. O grande investimento voltado para educação, que é de muita qualidade, além da possibilidade de trabalhar faz com que cerca de 15 mil brasileiros, por ano, visitem o país.

Veja também:  Canadá quer receber mais de 1 milhão de imigrantes

Irlanda 

Dublin
Capital da Irlanda, Dublin tem uma vida bem agitada e os moradores são mais receptivos que os vizinhos ingleses!

A Irlanda também tem preços mais econômicos, se comparados aos dos países mais tradicionais para se aprender inglês, como o Estados Unidos e a Inglaterra. A vantagem de estudar na Europa é a possibilidade, e facilidade, de conhecer os países vizinhos durante as férias e visitar cartões-postais famosos.

O estudante deve estar atento, pois após a crise que se instaurou no continente em 2008, arrumar um emprego não é uma tarefa fácil. Além disso, houve uma redução do salário mínimo, de 8,65 euros/hora, para 7,65 euros/hora. Ou seja, se o intercambista trabalhar 20 horas por semana, ganhará cerca de 612 euros no final do mês, dá para viver, mas sem luxo. Portanto, faça um bom planejamento financeiro antes de visitar o país e curta as comemorações realizadas por lá, como o tradicional Saint Patrick’s Day, em Dublin.

Espanha 

Madrid
Para quem quer aprender o espanhol longe de terras latinas, Madrid é a melhor escolha!

Aqueles que buscam aprimorar o espanhol ou aprender a língua elegeram a Espanha o melhor destino para isso. Apesar dos nossos países vizinhos oferecerem preços mais em conta, o glamour de estudar no continente europeu e conhecer outros países ainda fala mais alto. Segundo a Federación de Escuelas de Español como Lengua Extranjera, cerca de 250 mil estudantes de língua, por ano, visitam o país.

3 comentários

Clique aqui para comentar

  • Excelente post!

    Compartilhamos do mesmo princípio, acreditamos que uma experiência fora do país é infinitamente enriquecedora e proporciona um grande amadurecimento pessoal e profissional.

    Infelizmente hoje em dia, ter um intercâmbio no currículo não é um diferencial, é um pré requisito para muitas empresas.

    Somos especialistas em intercâmbio e temos também um blog onde falamos tudo e mais um pouco sobre intercâmbio. Caso queira conhecer, convidamos você para visitar o link abaixo:

    http://www.descubraomundo.com/blog/

    Grande abraço,
    Bruno | Equipe Descubra o Mundo Intercâmbio

  • Com tantos destinos interessantes fica até difícil escolher para onde ir, certo? Mas ainda bem que o Hotel Urbano pode nos dar um panorama desses possíveis lugares pra se fazer intercâmbio!

    Excelente publicação, parabéns Hotel Urbano!