Home » Dicas de Viagem » Montevidéu: dicas sobre o que fazer na cidade
Dicas de Viagem

Montevidéu: dicas sobre o que fazer na cidade

Por Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem

Para quem está pesquisando destinos de férias e gosta de passear, relaxar e ter ótimas experiências gastronômicas, tenho uma excelente dica de viagem internacional: Montevidéu, capital do Uruguai

Os uruguaios são simpáticos, acolhedores e muito atenciosos com os turistas! As opções de hotéis em Montevidéu são grandes e se concentram principalmente nos bairros de Pocitos, Punta Carretas ou ainda no Centro e no bairro de Carrasco.

Listei os principais lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro:

Praia de Pocitos e letreiro de Montevidéu

praia de pocitos_Catia Noronha
Crédito: Cátia Noronha

Uma praia que é rio! Isso mesmo, a água gelada do mar na verdade é o Rio da Prata. A Praia de Pocitos é apropriada para banho e super procurada tanto por turistas quanto por moradores. Mas a água é bem gelada (diferente de pegar praia em Punta del Este). Passear pela rambla (como é chamada a orla) é uma delícia. 

Ande cerca de 10 minutos pela rambla para o lado esquerdo (olhando para a praia) e você chegará no letreiro de Montevidéu. Aproveite para tirar a tão emblemática foto.

Ciudad Vieja

Passeio imperdível para quem gosta de conhecer um pouco da história do Uruguai! Logo na Plaza Independencia (Praça Independência) você já avista o monumento do General Artigas, o fundador da nação. Embaixo tem um mausoléu com toda a sua história. 

Crédito: Cátia Noronha

O Palácio Salvo, que pode ser avistado da praça, é outra construção histórica. Foi a torre mais alta da América do Sul por muitos anos (tem 95 metros de altura e 27 andares). Ao redor da praça também está o Teatro Sólis que fica aberto para visitações guiadas. Tire foto na Puerta de la Ciudadela (Porta da Cidade), uma construção que representa a porta de entrada de uma muralha que havia ali para proteger a antiga cidadela de ataques portugueses e ingleses. Essa porta foi demolida em 1877 e restaurada em 2009.

Saindo da Plaza Independencia, caminhe pela Sarandi, a principal rua exclusiva para pedestres da Ciudad Vieja. Tem muitas lojas nessa rua, mas aos domingos o comércio está fechado.

Nessa caminhadinha você também passa pela Plaza Constitución (Praça da Constituição), que é a praça mais antiga da cidade, também chamada de Praça Matriz. Fica em frente à Catedral Metropolitana de Montevidéu.

E depois de fazer todo esse percurso histórico pela Ciudad Vieja, finalmente você vai chegar em outro ponto turístico imperdível em Montevidéu, principalmente se você gosta de comer bem… O Mercado del Puerto! .

Mercado del Puerto

O churrasco uruguaio é famoso no mundo inteiro! Eles têm uma forma diferente de assar e só de ver as carnes na brasa já é uma atração. As carnes mais pedidas são o asado (costela), vacio (fraldinha), picanha, chorizo (linguiça), além de miúdos. Para acompanhar, peça legumes grelhados! 

Não deixe de experimentar pelo menos uma taça de Medio y Medio, uma bebida tradicional do Mercado del Puerto que mistura vinho branco e espumante. Serve gelada e é super refrescante. E jamais – eu disse jamais – visite o Uruguai sem experimentar o delicioso doce de leite (dulce de leche) deles! 

Vinícolas

Vinícolas Montevidéu
Crédito: Cátia Noronha

E já que entramos no assunto gastronômico, não dá para deixar de lado uma visita a uma vinícola do Uruguai. A tannat é a variedade de uva mais produzida nos vinhedos uruguaios e reconhecido no mundo inteiro, então você vai experimentar muito vinho tannat!  

Escolhemos a Bodega Bouza, que é muito bem avaliada, e fica há 40 minutos de Montevidéu. Na Bodega Bouza você pode fazer o tour guiado pela vinícola e conhecer um pouco do processo da plantação das uvas até o engarrafamento, além da degustação e almoço. Fizemos o tour guiado e em seguida a degustação (4 taças de vinho diferentes + harmonização com entradinhas). 

P.S. Se você curte vinhos e for para Punta del Este, tente encaixar uma visita à vinícola Garzón, que foi eleita a melhor vinícola do Novo Mundo em 2018. Ou então vale pedir um vinho Garzon quando for comer em algum restaurante.

Estádio Centenário

O Estádio Centenário foi construído em 1930 para sediar a primeira Copa do Mundo, que foi realizada no Uruguai. Tem tanta história nas costas que foi eleito um Patrimônio Cultural da Humanidade! Quando fomos, o museu que tem ali estava fechado (era feriado de carnaval), mas conseguimos entrar para conhecer o estádio e andar por toda a arquibancada e tribuna. 

Bar Facal e Fonte dos Cadeados

Fonte dos Cadeados
Crédito: Cátia Noronha

O Bar Facal é o bar mais antigo da cidade e existe desde 1822. Na frente dele tem a estátua de Carlos Gardel, o mais famoso cantor de tango que existiu. Há uma grande polêmica quanto sua nacionalidade e muitos sustentam que ele nasceu no interior do Uruguai (enquanto outra parte atribui a França como o local de seu nascimento). 

Fato é que, assim como a Argentina, o tango é muito forte no Uruguai também. Bem ao lado do Bar Facal, instalada na famosa Avenida 18 de Julho, há uma outra atração que atrai os visitantes: é a fonte dos cadeados. O que era para ser uma construção decorativa, acabou tornando-se um ponto para muitas fotos e visitação. Segundo a placa, “a lenda desta jovem fonte diz que se você colocar um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam elas aqui voltarão e seu amor viverá para sempre”. Eu que não sou boba, aproveitei para deixar o cadeado com os nomes da família inteira hahaha

Feira Tristán Narvaja

Se você estiver em Montevidéu em um domingo, pode aproveitar para fazer um passeio super tradicional: conhecer a famosa feira Tristán Narvaja, que acontece aos domingos no bairro Córdon. A feira é enorme e ocupa muitos quarteirões! Lá tem de tudo: comida, bugiganga, antiguidade, roupa, livros etc. 

No próximo texto vou fazer um roteiro bem legal para curtir Punta del Este, cidade litorânea que fica a cerca de 2 horas de Montevidéu. 

E não deixe de conferir os pacotes para o Uruguai que o Hurb oferece!!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus