Home » Dicas de Viagem » Museu de Arte Popular mexicana promove o folclore e artesanato dos povos
Dicas de Viagem Internacionais

Museu de Arte Popular mexicana promove o folclore e artesanato dos povos

Visitas a museus estão presentes em 100% dos planejamentos de viagens daqueles que têm interesses em história, artes, cultura, etc. Esses templos do colecionismo são, geralmente, ótimos lugares para quem procura um se aprofundar na cultura do país ou da região que está visitando.

Um desses locais é o Museu de Arte Popular do México. No edifício, de arquitetura art deco, estão à mostra diversos objetos inerentes  a cultura mexicana, que já fizeram – ou fazem – parte do dia a dia de povos de diferentes regiões do país. As tradições, passadas de geração em geração há séculos, ganham vozes através de utensílios de cozinha, roupas, artigos de olaria, cestaria, têxteis confeccionados na tecelagem de cintura e de muitos outros itens.

Museu arte popular mexicana 4
Parte externa do museu com obras expostas em plena calçada

Durante o passeio, o peculiar estilo de vida do povo mexicano pode ser esmiuçado através das exposições, que são agrupadas por temas. O museu é como o ponto de convergência da cultura e dos hábitos dos mexicanos.

A viagem vai da “Rota de Don Vasco” em Michoacán, às espreguiçadeiras elaboradas nas planícies yucatecas. Do barro preto de Oaxaca aos tambores dos índios Yaquis. Dos coloridos vestidos chiapanecos ou os violões de Paracho às Jaranas do sul de Veracruz, ou às chaquetas (Cueras) de Tamaulipas.

Museu Arte Popular mexicana 5
A entrada é gratuita aos domingos

Além das exposições permanentes, eventualmente uma apresentação cultural entra em cartaz.

Quem quiser levar um para casa parte desse universo, pode adquirir peças de artesanato no mercado dos sábados na Praça San Jacinto (San Ángel), ou no mercado de La Ciudadela (perto do Metrô Balderas).

 

Serviço:

Av. Independência, esquina Revillagigedo, a uma quadra da Alameda Central (muito perto do Palácio de Bellas Artes e o Paseo de la Reforma)

Veja também:  13 razões para você viver novas experiências

Ingresso: grátis aos domingos
40 pesos de segunda a sábado
website: www.visitmexico.com/pt/arte-popular-na-ciudad-do-mexico

 

Quer ir para o México? Clique aqui e escolha seu pacote.