Home » Nacionais » Museu de Artes e Ofícios – Um passeio pela história do trabalho no Brasil
Nacionais

Museu de Artes e Ofícios – Um passeio pela história do trabalho no Brasil

O roteiro turístico de Belo Horizonte conta com atrações turísticas que vão além dos monumentos arquitetônicos assinados pelo ilustre Oscar Niemeyer e dos clássicos botecos que fizeram a capital mineira ser conhecida também como a  “Capital Brasileira dos Botecos”. Os espaços culturais da cidade garantem passeios sensacionais. Tanto é que escolhemos um deles para falar e mostrar um pouco para você aqui no Blog HU.

MAO - Museu de Artes e Ofícios
Museu de Artes e Ofícios – Aos sábados, a entrada é gratuita para todos

Museu de Artes e Ofícios5O Museu de Artes e Ofícios :

MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

Museu de Artes e Ofícios7Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.

Museu de Artes e Ofícios8

O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais.

Fonte: site oficial do museu –  www.mao.org.br

Veja também:  Visite museus e pontos turísticos do mundo todo sem sair de casa

Quer fazer um tour virtual pelo museu? Clique aqui e curta o passeio!

SERVIÇO:

Localização
Endereço: Praça Rui Barbosa, s/n (Praça da Estação), Centro
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
Telefone: (31) 3248 8600

Horários
Terça e sexta-feira, de 12h às 19h
Quarta e quinta-feira, de 12h às 21hs- De 17 às 21hs ENTRADA GRATUITA
Sábado, Domingo e Feriado, de 11 às 17h – Aos Sábados a ENTRADA é GRATUITA.
De terça a sexta, de 9h às 12h – horário reservado exclusivamente para grupos escolares mediante agendamento prévio.
Ingressos: até 30 minutos antes do horário de encerramento do Museu.

Preços dos Ingressos
Inteira: R$ 4,00
Meia: R$ 2,00*
Quarta-feira e quinta-feira, de 17 às 21 horas e no Sábado : entrada gratuita para todos
Entrada gratuita para crianças até 5 anos de idade.
Ingressos: até 30 minutos antes do horário de encerramento do Museu.

* Válida para: estudantes de estabelecimentos de ensino de 1º, 2º e 3º graus com apresentação de documento nacional de identificação e comprovante atualizado de matrícula ou com apresentação de carteira de estudante em vigor. Menores de 21 anos, com apresentação de documento nacional de identificação. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos com apresentação de documento nacional de identificação.