Home » Curiosidades » Nuvem de gafanhotos chega à Argentina e se aproxima do Brasil
Curiosidades

Nuvem de gafanhotos chega à Argentina e se aproxima do Brasil

O governo argentino e seus produtores rurais estão vivendo um momento de tensão depois que uma nuvem de gafanhotos entrou no país. Os insetos que vieram do Paraguai vêm provocando uma rota de destruição, causando prejuízos enormes nas lavouras e pastagens.

De acordo com o governo argentino, a nuvem chegou ao país no fim da semana passada e percorre quase 100 quilômetros em um dia devido às altas temperaturas e ao vento.

A extensão da nuvem detectada pode chegar a 10 quilômetros, e de acordo com o engenheiro agrônomo argentino Héctor Medina, em aproximadamente um quilômetro quadrado podem ter até 40 milhões de insetos, que consomem em um dia pastagens equivalentes ao que 2 mil vacas ou 350 mil pessoas comem.

Infelizmente a “nuvem” de insetos está voando em direção ao Brasil e pode chegar ao oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em breve, oferecendo riscos às lavouras desses estados. A orientação dos órgãos responsáveis é para que os produtores mantenham um monitoramento constante das lavouras.

“Ainda não temos muita certeza do que vai acontecer, se eles vão entrar aqui ou não, mas já estamos conversando com produtores sobre o assunto”, disse o engenheiro agrônomo da Emater de Uruguaiana (RS), Daniel da Costa Soares.

Veja também:  Relato de Viagem: Descubra o que esse torcedor foi capaz de fazer pelo seu time

É importante lembrar que os insetos podem passar por vilas e cidades, mas eles não causam danos diretos aos seres humanos, apenas causam riscos a plantações e pastagens.

Viva mais histórias com o Hurb!