Home » Nacionais » Top dicas imperdíveis: o que fazer em Porto de Galinhas
Nacionais Nordeste Pernambuco Porto de Galinhas Top Listas

Top dicas imperdíveis: o que fazer em Porto de Galinhas

Localizado no litoral pernambucano, Porto de Galinhas é um dos destinos mais badalados e procurado pelos turistas, estando sempre na lista das melhores praias do Brasil. Na verdade seu nome original é Ipojuca e se encontra a 50km aproximadamente de Recife. Suas praias, piscinas naturais formadas entre corais e águas cristalinas são realmente de apaixonar e encantar qualquer um. Por isso, resolvemos separar as melhores atrações da cidade para que você saiba o que fazer em Porto de Galinhas e aproveite mais ainda cada momento nesse lugar incrível.

Mesmo que as praias e suas piscinas naturais sejam o ponto alto do local, Porto de Galinhas costuma surpreender seus visitantes com a quantidade de atrações da região. Confira tudo que você precisa saber antes de visitar esse paraíso:

Quando ir:

É fato que todas as pessoas que viajam pro litoral querem aproveitar muito tudo que o local oferece, principalmente as praias e atrações ao ar livre.  Por isso, é muito importante saber quando ir para Porto de Galinhas e não correr o risco de pegar chuva e estragar todo o passeio. Entre os meses de setembro a março a precipitação em Ipojuca é muito baixa, tendo pouquíssimas chances de chuva. Durante esses meses é considerada a alta temporada na cidade, o que influencia nos preços de hospedagens e passagens aéreas também, mas ainda assim é a melhor época para quem deseja aproveitar por completo tudo que Porto de Galinhas oferece.

Já nos meses de abril a agosto é mais provável que você encontre com a chuva por lá, mesmo os preços caindo devido a baixa temporada. Na verdade, o clima no nordeste em si é bem imprevisível, pode acontecer de tudo, inclusive, de não chover nada durante os meses mais chuvosos e você pegar só dias de sol. Mas, é melhor não arriscar e marcar a sua viagem para os meses mais confiáveis.

Experiência Nordeste
Crédito da foto: Blog Offletz

Tábua das Marés:

Assim como em outros lugares do nordeste, quando você for visitar Porto de Galinhas também é muito importante que você pesquise a Tábua das Marés, porque só com a maré baixa será possível aproveitar as incríveis piscinas naturais existentes em Ipojuca. Para quem não sabe, a partir da maré baixa (uma maré é considerada baixa quando ela está abaixo de 0,5m) que a visibilidade fica melhor e é possível ver os corais e todos os peixinhos. Quanto mais perto de zero estiver a maré, mais bonitos ficam os passeios. Quando a maré está alta alguns  passeios podem ser cancelados, por isso, não deixe de consultá-la antes da sua viagem. Esse é um fator bem importante e que pode alterar toda a sua estadia no local.

CLIQUE AQUI E GARANTA EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS EM PORTO DE GALINHAS 

Com quem ir:

Em Porto de Galinhas é bem fácil agradar as crianças, afinal, são muitas as opções de praias tranquilas e passeios legais para elas. Mas, o destino consegue cativar todas as idades e companhias, se você for com os amigos por exemplo, a cidade oferece muita diversão e é garantido que vocês não irão ficar parados, afinal, Porto de Galinhas reserva atrativos durante o dia inteiro. Para os casais apaixonados, vocês irão poder aproveitar muitos lugares românticos e deixar o amor ainda mais lindo, é ideal para lua de mel. Então, seja com quem for, Porto de Galinhas é uma ótima escolha.

Veja também:  Tudo que você precisa saber sobre o Cruzeiro Costa Favolosa

O que fazer:

 Praia de Porto de Galinhas

É uma das praias com as piscinas naturais mais bonitas. Elas se formam a uns 200 metros da faixa de areia, por isso existe a alternativa de fazer um passeio até elas de jangada, que você encontra saindo o tempo todo na beira da água, ou para os que nadam bem, ir nadando também é uma opção, sendo possível ir até andando durante uma parte do percurso (ideal que vá com chinelos ou sapatos apropriados, porque existem muitos corais).

Além de apreciar a infinidade de peixinhos nas piscinas naturais, a praia em si tem muita estrutura, então se bater aquela fominha, ou sede, não se preocupe, emende o dia, almoce em um dos restaurantes da orla ou compre um lanchinho dos vendedores que passam na areia. A Praia de Porto de Galinhas é uma ótima pedida para passar o dia inteiro.

Melhores épocas para visitar Porto de Galinhas
créditos: viagensecaminhos.com

Praia de Muro Alto

A praia perfeita para relaxar. Um caribe a sua disposição criado unicamente pela natureza: águas rasas e cristalinas, sem muitas ondas, ideal para ficar só curtindo o sol, o visual e tirar muitas fotos. É possível observar um enorme paredão de corais que se formam na praia, por isso a Praia de Muro Alto se torna tão tranquila e perfeita para relaxar. Por ser considerada uma das praias mais paradisíacas de Porto de Galinhas você irá encontrar muitos complexos de resorts, hotéis e residenciais de alta qualidade em sua extensão,  o que acaba atraindo turistas do mundo todo.

o que fazer em porto de galinhas
créditos: casalnomade.com

Praia de Maracaípe

A Praia de Maracaípe não é muito movimentada, pois tem o mar mais agitado do que as outras praias. Sem muita estrutura ela é mais conhecida pelos surfistas que buscam boas ondas e um point para um lanche pós-surf, que pode ser feito no “Bar do Marcão”, o mais famoso entre os visitantes. Mas, ainda assim, a praia é muito bonita e vale a visita.

Praia de Maracaípe Porto de Galinhas
créditos: viajantecomum.com

Praia de Cupe 

Normalmente essa praia fica bem vazia, porque além de não ter estrutura de praia, como restaurantes, bares e cadeiras, o mar possui ondas bem fortes e traiçoeiras, não sendo recomendado o banho nessa região.

Por outro lado, por conta da barreira de corais há um trecho da praia, bem no canto, chamado de Pontal de Cupe, onde as ondas ficam bem mais fracas e formam piscinas naturais durante a maré baixa. Dessa forma, esse é o local da praia que mais recebe visita, porque além da tranquilidade das águas, existem também estruturas completas com alguns restaurantes. Então, essa área específica da Praia do Cupe é uma ótima opção para quem busca praias mais tranquilas e menos cheias!

Veja também:  6 programas fantásticos em Jericoacoara
Praia de Cupe em Porto de Galinhas
créditos: idasevindasblog.com

Passeio de Jangada

Uma forma de conhecer as piscinas naturais das praias são os passeios de jangada. Eles tem seu ponto de partida na Praia da Vila/Porto de Galinhas, e podem ser comprados em guichês de Associação de Jangadeiros de Porto de Galinhas.
Geralmente são 10 minutos até a formação de corais e o passeio dura em torno de 40 minutos. Para aproveitá-lo de verdade o legal é levar uma máscara de mergulho, assim você consegue ver caranguejos, ouriços, além dos peixinhos que colorem as águas cristalinas.

o que fazer em porto de galinhas
créditos: pousadasportodegalinhas.com

Passeio de Buggy

Um verdadeiro combo de praias lindas. Em Porto de Galinhas, o passeio de buggy é conhecido como “passeio de ponta a ponta” e tem esse nome justamente por ter no seu roteiro diversas praias. É uma ótima opção para quem vai ter pouco tempo na cidade e depois, se quiser, pode repetir as praias que mais gostou, ou conhecer outras que não estão no itinerário. É muito fácil encontrar os responsáveis por esses passeios, eles ficam bem no centrinho andando e oferecendo.
O passeio vai do Pontal de Maracaípe, passando pela Praia de Maracaípe, Porto de Galinhas, Cupe até a Praia de Muro alto. O bugueiro faz algumas paradas estratégicas para você tirar as melhores fotos, então não se esqueça de levar a sua câmera ou celular para registrar cada pedacinho desse paraíso!

o que fazer em porto de galinhas
Foto: Tem que ir

Centro

Para os que pensam que Porto de Galinhas é só praia, estão equivocados. O centro da cidade por exemplo, serve como palco para diversas atrações folclóricas da região, como Calçadão ou Feiras de Artesanato. Lá estão diversos bares e restaurantes, que servem pratos famosos como a Galinha de Cabidela e a Peixada Pernambucana, além da clássica Carne de sol e do delicioso Peixe na Telha.

Além de ser um point perfeito para apreciar a gastronomia local, é um dos melhores lugares para você passear, tirar fotos com símbolo oficial que é a simpática galinha de cerâmica e trazer as recordações da viagem.

Centro de Porto de Galinhas
créditos: voltologo.net

O que fazer de noite em Porto de Galinhas:

Quem vai a Porto de Galinhas quer mais é aproveitar ao máximo os dias ensolarados nas praias e piscinas naturais. Mas, por lá também há muita vida depois do pôr do sol, e a tarefa é decidir o que fazer e para onde ir para curtir também a noite.

Dê uma volta pelo centrinho, no Calçadão, ponto mais badalado. Durante a noite é o momento ideal para conhecer os restaurantes e as lojas da cidade, e fazer muitas compras, afinal, tudo fica aberto até bem tarde. Em seguida, que tal escolher o lugar certo para um bom jantar? Grande parte dos bares e restaurantes tem música ao vivo e para quem pretende uma noite tranquila, vale aproveitar no mesmo local até de madrugada. O Fiteiro Bar é um dos exemplos que têm música ao vivo e ambiente descontraído, ideal para uma noite com muitos petiscos e chopp.

Veja também:  7 comidas de desenho animado que você sempre sonhou em comer

Em Porto de Galinhas o forte é o forró e caso você não saiba dançar esse ritmo, sem problemas, porque Porto é tão legal que você pode encontrar diversos locais para aprender e arrasar no forrozinho. Uma das mais famosas é a Lua Morena, a entrada custa aproximadamente R$20,00 e o lugar abre de quarta a sábado.

O que fazer de noite em Porto de Galinhas
créditos: Google, Scott Stemm

Destinos próximos:

Maragogi

Em torno de 1h30 de carro você chega nesse outro paraíso. Maragogi é conhecida também pelas suas piscinas naturais e águas em tons paradisíacos, chamada de Caribe Brasileiro. Aproveite a proximidade e faça seu roteiro com uma ida a essa pacata cidade que é perfeita para relaxar. As galés de lá são conhecidas pelos seus tons verdes cristalinos, completamente diferente dos que você vai ver em Porto de Galinhas, por isso vale muito a pena visitar. Não deixe de conhecer a Praia de Antunes, a Praia de Barra Grande e a Praia do Xaréu.

Maragogi Alagoas
Crédito da foto: emaragogi.com.br

Praia dos Carneiros

Localizado na cidade de Tamandaré, em Pernambuco, em aproximadamente 50 minutos de carro de Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros é um dos destinos mais buscados por pessoas que estão em busca de paisagens paradisíacas e também por casais que sonham casar na praia, já que é possível realizar as cerimônias na charmosa Igreja São Benedito, que fica à beira mar (quem nunca viu a foto dessa igrejinha encantadora?)

Além disso, a praia possui a famosa estrutura de praia do Bora Bora, um mega restaurante/bar, onde você poderá passar tranquilamente o dia inteiro se deliciando da culinária local e curtindo com tranquilidade tudo que a Praia dos Carneiros tem para oferecer.

Praia dos Carneiros Pernambuco
Créditos da imagem: Recife Mais

Ilha de Santo Aleixo

Entre as badaladas Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros, você irá encontrar a Ilha de Santo Aleixo. Caso queria passar o dia em um lugar paradisíaco e com muita tranquilidade, esse é o local perfeito. Por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental, a quantidade de pessoas que chegam até lá é limitada, o que torna tudo muito privativo. Pertencente ao município de Sirinhaém, os passeios para a Ilha de Santo Aleixo saem de Barra de Sirinhaém e duram em torno de 5 minutinhos. Um paraíso “escondido” que deve ser conhecido!

Destinos próximos de Porto de Galinhas
créditos: Alisson Sá @EmFoco / divulgação

Curtiu nossas dicas? Se animou para viajar?

 CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VIAGEM PARA PORTO DE GALINHAS

Viva mais histórias com o Hurb!

5 comentários

Clique aqui para comentar