Home » Dicas de Viagem » O que fazer em Recife? 7 passeios ideais!
Dicas de Viagem Nacionais

O que fazer em Recife? 7 passeios ideais!

O Viajante HU mostra um roteiro de passeio ideal para quem quer conhecer bem Recife e desfrutar de suas atrações culturais.

Recife é uma cidade que encanta à todos… a música, o frevo, a energia positiva da cidade que traz preservados todo um complexo arquitetônico único, de origens portuguesa, holandesa e francesa que transmite uma aura de sofisticação e acolhimento, sem abrir mão das tradições culturais.

Vista do Marco zero de Recife

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand exibe as mostras “Frans Post e o Brasil Holandês”, “O Julgamento de Fouquet” e “Paisagens Brasileiras do Século XIX”, na Pinacoteca.

O Museu Castelo São João também encontra-se aberto à visitação com um rico acervo de armas brancas. No Instituto também se encontra a Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand, com ênfase em História do período Brasil-holandês e em fase final de construção, é parte integrante do conjunto arquitetônico da Pinacoteca, ocupando uma área de 274 m2. Projetada para reunir mais de cem mil volumes, detém atualmente um acervo próximo dos 20.000 itens: entre livros, opúsculos, periódicos, partituras, discos, fotografias, álbuns iconográficos e obras raras, em fase inicial de processamento.

Horário: terça a domingo, das 13h às 17h. O Instituto RB também tem visitas exclusivas para grupos agendados nas quarta-feira de manhã.

Instituto Ricardo Brennand

Parque Dona Lindu

Localizado na praia de Boa Viagem, na região de Setúbal, entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha, com projeto de Oscar Niemeyer ciclovia, pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Conta também com teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica. Ponto principal das comemorações de Recife, sempre muito movimentado. Acompanhe a programação aqui.

Veja também:  Top dicas imperdíveis: Saiba o que fazer em Natal-RN

Parque Dona Lindu

Parque da Jaqueira

Um parque com aproximadamente 7 hectares, o Parque da Jaqueira está situado no Bairro da Jaqueira, na área nobre, predominantemente residencial, às margens do Rio Capibaribe. Do lado oposto, a Praça Souto Filho.

As origens do bairro remontam ao século 17, quando em 1633, suas terras foram palco de um sangrento combate entre as forças comandadas por Felipe Camarão e os holandeses, na frustrada tentativa de ocupar o Forte do Arraial do Bom Jesus, em Casa Amarela. Hoje está dividido entre o sítio histórico, onde a capela ocupa 1,4 ha, e o dos restantes 5,6 ha destinados à prática de esportes, às atividades culturais e à contemplação.

Em 1970 a capela foi emoldurada por um jardim de Burle Marx: um amplo gramado e um banco de concreto se alonga sinuoso entre as jaqueiras e outras grandes árvores. Em 1985, foi inaugurado, incorporando o sítio histórico e consistindo num espaço verde ladeado jaqueiras, mangueiras, jambeiros, sapotizeiros, pitangueiras, entre outras, além de sombreiros, flamboyants, palmeiras imperiais, espatódeas, pau-brasil, xinxás, etc. Nele são encontradas pistas de cooper e bicicross, ciclovias, patinação e outras atividades recreativas, instalações ideais de apoio ao usuário.

Parque da jaqueira

Museu da Abolição

A missão do museu é a de preservar, pesquisar, divulgar, valorizar e difundir a memória, os valores históricos, artísticos e culturais, o patrimônio material e imaterial dos afrodescendentes, através de estímulo à reflexão e ao pensamento crítico, sobretudo quanto ao tema abolição, contribuindo para o fortalecimento da identidade e cidadania do povo brasileiro. Um dos museus mais significativos do nordeste. Horário sob consultaMuseu da Abolição

Paço do Frevo

Um espaço dedicado à perpetuação da cultura frevo, uma dança genuinamente popular e única de Pernambuco. A Nova exposição “Frevo Experimental: Trânsitos e experiências criativas” está te aguardando no segundo andar do museu! Com três ambientes, a exposição não apenas enaltece o caráter contraventor e espontâneo da expressão cultural, como promove um debate que busca entender o que é o frevo, o lugar que ocupa e seu futuro. O espaço também oferece cursos e seminários todos os dias. Horários sob consulta.Paço do Frevo

Veja também:  Conheça as melhores festas juninas, sô!

Museu Cais do Sertão e Memorial Luiz Gonzaga

Esse espaço foi criado especialmente para retratar a cultura do Sertão nordestino, onde nasceu o inesquecível rei do baião Luiz Gonzaga. Esse  museu tem por inspiração a vida e a obra deste cantor e compositor como fio condutor da cultura local, mesclando-a com o moderno. Instalado nos antigos armazéns do Porto de Recife, tem linguagem regional e associada aos recursos tecnológicos audiovisuais possibilitando interação e diversão, numa realidade genuinamente brasileira. A Entrada gratuita nas quintas-feiras!

Museu Cais do Sertão

 

Memorial Luiz Gonzaga

Fora toda essa agitação cultural também há praias que encantam os turistas de todo o mundo. Recife é o destino certo para os amantes da natureza e das tradições populares. O que você está esperando para realizar essa viagem? Entre agora mesmo no Hotel Urbano e viva mais histórias emocionantes!