Home » Nacionais » O que você precisa saber antes de conhecer Porto Seguro
Bahia Nacionais Nordeste Porto Seguro

O que você precisa saber antes de conhecer Porto Seguro

Quando o destino é Porto Seguro, logo se pensa em praia, certo? E com razão: são diversas opções com infraestrutura gastronômica e até uma programação musical que garante a autêntica diversão com o pé na areia. Mas para começar a planejar sua viagem, é interessante conhecer alguns detalhes da rotina e estrutura de uma das cidades mais antigas do Brasil!

Porto Seguro - BA
Porto Seguro – BA

As praias de Porto Seguro

A Praia de Taperapuã, a mais famosa e “badalada” da região, concentra as disputadas barracas Barramares, Axé Moi, Barraca do Gaúcho e Club de Praia Tôa Tôa, que servem de petiscos a almoços completos – será difícil escolher entre os quitutes do cardápio, com muitos frutos do mar e delícias baianas! Já quem prefere o sossego, deve reservar um dia para relaxar nas águas em tom turquesa da Praia do Mutá. As ondas são calmas, e a atmosfera é de tranquilidade, emoldurada por um cenário paradisíaco, com Mata Atlântica intocável. Vale também dedicar um dia para desbravar as praias de Santa Cruz Cabrália, como a Praia da Coroa Vermelha, que aproxima-se de outras regiões charmosas, como Trancoso e Arraial d’Ajuda, porém com preços menores, tanto em hospedagens como em produtos – é possível adquirir preciosidades do artesanato indígena local com preços atrativos.

Porto Seguro - BA

O agito da Passarela do Álcool

A Costa do Descobrimento é famosa pela animação e variedade de entretenimento noturno. Em Porto Seguro, o destaque é a Passarela do Descobrimento, que de tantos bares e restaurantes, ganhou o “apelido” de Passarela do Álcool! Alguma dúvida de que os drinks da região fazem jus ao “título”? Mas nem só de gastronomia é feita a passarela: muitas lojas, de artesanato à moda, deram ao local a sensação de um verdadeiro shopping a céu aberto. É definitivamente o point no fim do dia, reunindo famílias, casais e amigos.

O Centro Histórico de Porto Seguro

 Dizem que para conhecer bem o Brasil, é preciso visitar Porto Seguro, afinal, foi aqui que nosso país começou, há mais de 500 anos. A região do Centro Histórico é tombada como Patrimônio Histórico da Unesco e lá estão o Marco Zero do Descobrimento e o Museu de Porto Seguro, que conta a vida indígena antes da chegada dos portugueses.
As construções antigas das casinhas e igrejas facilitam o entendimento da história, aguçam a imaginação e dão belas fotos para recordação. Vale dar um passeio a pé ou, caso queira uma verdadeira aula sobre nossa colonização, contratar um tour pelos pontos turísticos.
porto_seguro_ba_01__3_

 As facilidades em Porto Seguro

 Para o deslocamento em Porto Seguro, o ônibus é prático e barato. As linhas levam a todos os pontos turísticos e praias, e funcionam bem apesar de não circularem a noite toda. Nesse momento, o táxi é uma boa opção. Lá não tem taxímetro e os valores são tabelados – os preços não são “de outro mundo” mas vale perguntar e quem sabe pedir um desconto antes de contratar? No caso de alugar um carro, será simples passear pela cidade, já que os lugares têm fácil acesso e o trânsito é descomplicado. Quanto aos serviços bancários, diferente de várias cidades litorâneas da Bahia, Porto Seguro conta com bancos e caixas eletrônicos espalhados por toda a cidade. O cartão de crédito é aceito na maior parte dos restaurantes, incluindo as grandes barracas das praias.
porto_seguro_ba_01__14_