Home » Curiosidades » O que você precisa saber sobre a Rota das Emoções
Curiosidades Nacionais Nordeste

O que você precisa saber sobre a Rota das Emoções

Rota das Emoções é um roteiro criado em 2005 e une as 3 principais atrações e santuários turísticos dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, todos do nordeste brasileiro. A rota contempla o Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará), Área de proteção ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão). O circuito da rota das emoções compreende 14 municípios nos 3 estados, mas, não necessariamente você precise conhecer todos eles, apenas os pontos do seu interesse. Recomenda-se a contratação de uma agência de turismo/receptivo especializado para uma experiência mais confortável.

Sol presente em suas praias paradisíacas com a proteção de altos coqueiros, mares abertos de águas cristalinas, dunas de areias douradas, flora e fauna ricas, gastronomia típica e variada são alguns dos atrativos que você encontrará passando pela rota das emoções. Os passeios em Jericoacoara, no Delta do Parnaíba e nos Lençóis Maranhenses são percorridos em veículos 4×4 e lanchas rápidas, tendo inúmeras atividades opcionais tais como caminhadas, cavalgadas, voos panorâmicos, surf, kitesurf e windsurf, observação de pássaros e vida silvestre.

Para o Desviantes.com, a viagem pode começar ou por São Luís, no estado do Maranhão, ou em Fortaleza, no Ceará. Se você começar por São Luís, passe o primeiro dia por lá para conhecer algumas das principais atrações, como o Centro Histórico. O roteiro segue em direção à Barreirinhas, entrada para Lençóis Maranhenses, onde você poderá caminhar pela orla da cidade e fazer os passeios clássicos como o das lagoas, que incluem as Bonita e Azul, de voadeira pelo rio Preguiças e pelas dunas  que podem chegar até 40 metros de altura. Ainda no Maranhão, conheça o município de Tutóia, situado na divisa com o Piauí e na união entre as regiões dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba (três das cinco baías do Delta do Parnaíba ficam em Tutóia). São vinte quilômetros de praias de mares calmos e lagoas.Por do sol nos lençóis maranhenses

Foto: Lençóis Maranhenses

Veja também:  Verão o ano inteiro em 7 praias do nordeste

No Piauí, o Delta do Parnaíba, um dos mais famosos deltas do Brasil, único em mar aberto das Américas, está situado entre os estados do Maranhão e Piauí, tendo em Parnaíba sua porta de entrada. A paisagem é composta por espelhos d’água, lagoas, praias, animais silvestres e mangues e dunas em contraste com as ilhas, sendo possível fazer passeios de barco para conhecer toda a região desse santuário ecológico. Detalhe importante é que essa é uma parte não tão conhecida pelos turistas, entretanto é um dos passeios da Rota das Emoções que mais impressionam. São mais de 70 ilhas, sendo as Ilhas do Caju e Canárias as principais. Na Ilha das Canárias, você tem acesso a restaurantes, pousadas e uma vila de pescadores. Em Parnaíba, conheça a praia da Pedra do Sal.

Delta do Parnaíba

Em Luís Correia, no estado do Piauí, município com o maior número de praias e de extensão de litoral, com cerca de 46 quilômetros. Você poderá conhecer suas falésias, dunas e, é claro, as praias de águas mornas e claras, algumas muito urbanizadas e com ótima infraestrutura de bares e restaurantes e outras mais tranquilas e rústicas, mas todas oferecendo excelentes condições para a prática de banho e mergulho. As praias de maiores destaque são Atalaia, Coqueiro e Praia do Macapá.

Ainda no Piauí, Barra Grande, na cidade de Cajueiro da Praia, descoberta pelos amantes de kitesurf por conta de seus bons ventos, considerada por muitos um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes radicais. A praia conta com um ambiente rústico com mar calmo de águas claras e ruas de areia, sem perder o charme e conforto com diversos hotéis, resorts e restaurantes. Em Barra Grande, faça o famoso passeio de barco até a Ilha do Cavalo-Marinho, onde as criaturas podem ser coletadas em pequenos aquários para observação dos turistas. 

No estado do Ceará, conheça Jericoacoara. Uma antiga vila de pescadores que atualmente é considerada a quarta melhor praia do mundo e foi transformada em Parque Nacional. Em Jeri, a prática de esportes radicais como windsurf e kitesurf é constante, pois é outra região conhecida por seus bons ventos. Você pode ainda, descansar nas praias e lagoas de água doce, subir ao topo da Duna do Pôr-do-Sol para assistir ao espetáculo e ainda fazer uma tranquila caminhada até a Pedra Furada, formação rochosa em forma de arco.

Jericoacoara

Quer conhecer a Rota das Emoções? O Hotel Urbano tem pacotes especiais para o roteiro. Clique aqui e conheça uma oferta exclusiva que preparamos pra você! Estamos nas redes sociais. Acompanhe a gente no FacebookInstagramYoutubeTwitter e no Blog!