
A cidade de Manaus está empolgada com a Copa do Mundo. O maior legado em questão de infraestrutura com certeza será a Arena da Amazônia, estádio que receberá quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.
E em contraste com uma construção repleta de aparatos tecnológicos, planejada nos moldes dos principais estádios do mundo está a uma cidade que faz questão de manter sua história viva através da arquitetura.
Uma das construções mais relevantes no quesito histórico-cultural da cidade de Manaus é o Teatro Amazonas, ícone maior do período que mais movimentou a economia da capital amazonense: o Ciclo da Borracha.
O casarão de estilo neoclássico foi inaugurado em 1896 para receber óperas e peças de companhias europeias. A construção demorou cerca de 10 anos para ser concluída. Grande parte do material utilizado na construção foi importado de países da Europa.


Extremamente bem conservado, o teatro garante um espetáculo gratuito aos olhos de quem faz o tour guiado, que tem duração de 30 minutos. É uma ótima oportunidade para ver de perto os mármores portugueses do hall de entrada, a escadaria em inglês e mármore italiano, e a sala de espetáculos decorada com máscaras e lustres venezianos. Também há lustres franceses, feitos em bronze, e, na parte externa, colunas e estátuas trazidas da Inglaterra.
A cúpula, na parte superior do casarão, destoa do tom rosa que divide o espaço com o branco das bordas das janelas. Na verdade essa cúpula não estava na planta do projeto original e só foi adicionada posteriormente. A estrutura é composta por 36 mil escamas de cerâmica e tem as cores da bandeira do Brasil.



No próximo mês o Teatro Amazonas recebe o disputado Festival Amazonas de Ópera, como acontece desde 1997. Caso você não tenha a sorte de poder assistir a nenhum espetáculo por lá enquanto estiver visitando Manaus, não deixe de fazer pelo menos uma visita guiada. Vale a pena.
Serviço:
Endereço: Praça São Sebastião, s/n
Tel: (92) 3232-1768
Valor: R$ 10,00
Quer ir para Manaus? Clique aqui!
Magnífico! Fantástico!
Boa matéria.