Home » Dicas de Viagem » Oktoberfest, Vamos fazer a festa! De 04 a 22/10!
Dicas de Viagem Nacionais

Oktoberfest, Vamos fazer a festa! De 04 a 22/10!

A Oktoberfest está rolando desde 04/10 e ainda dá tempo de você curtir o melhor da cervejaria e gastronomia alemã – um pedacinho da Alemanha em Santa Catarina, até o dia 22/10.

Hoje o Viajante HU te mostra um pouco dessa festa!

Rainhas da Oktoberfest

 

Blumenau é uma cidade linda, de grande riqueza natural e cultura europeia. Foi colonizada em 1850 elo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que no dia 2 de setembro daquele ano, chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também provenientes da Alemanha. Posteriormente, chegaram outros colonos imigrantes da Itália e Polônia. Se destaca pelo mercado têxtil, tecnologia da informação e comunicação além de diversas atividades ligadas ao turismo e a hotelaria, como o Sommerfest, a Magia de Natal, a Weihnachtsdorf (Vila de Natal), Osterdorf (Vila de páscoa) entre outras festas, mas a Oktoberfest, é sem dúvida, o ápice do turismo na cidade.

Danças típicas

A Oktoberfest é considerada a maior festa alemã brasileira, quem já foi se divertiu muito e tem sempre o desejo de voltar! sua primeira edição foi em 1984 – em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade.

Oktoberfest

A partir daí Blumenau se tornou maior destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro. Porém, a Oktoberfest não é só cerveja: é tradição, folclore e memória imigrante. Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, em desfiles maravilhosos, de muita cor e música, danças e gastronomia típicas, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha.

Os ingressos ainda podem ser adquiridos nos pontos de venda.

Veja também:  Oktoberfest 2012: O Festival da Cerveja

Concurso Nacional de Tomadores de Chope

Todas as noites, às 21:45, com exceção do primeiro e do último dia de festa, há o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em metro, no setor dois da Vila Germânica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até uma hora antes de começar o concurso, ao lado do palco. A regra é que tanto os blumenauenses quanto os turistas maiores de 18 anos podem participar! Cada noite haverá três vencedores, com direito a medalha, no último dia será conhecido o maior tomador e a maior tomadora de chope que fez o menor tempo em todos os dias de competição. Vale lembrar que o chope da competição é sem álcool, assim todo mundo pode brincar sem problemas, inclusive o motorista da rodada!

Campeonato de Chope

Grupos de Dança Folclóricos

Os grupos de dança folclóricos são outra grande atração da Oktoberfest de Blumenau, encantando todos os que assistem aos desfiles da rua XV de Novembro e diariamente nos pavilhões do Parque Vila Germânica. Atualmente são 15 grupos de dança que se apresentam ao grande público, em apresentações realizadas de segunda a sexta durante a noite e nos finais de semana de dia e de noite, no horário da troca de bandas. Todas as apresentações folclóricas podem ser conferidas na programação da Oktoberfest.

Grupos de dança

Concurso Fritz e Frida

Os mais lindos trajes típicos são escolhidos todas as terças e sextas-feiras no setor 1 da Oktoberfest. Os vencedores participam de um Desfile Oficial em um carro alegórico, além de ganhar um caneco da festa. As inscrições são gratuitas e feitas no setor 1 às 20:30. Há uma relação trajes típicos e de lojas onde as roupas tradicionais podem ser adquiridas clicando aqui. Capriche no visual e boa sorte!

Veja também:  Destinos incríveis para curtir o friozinho do inverno

Fritz e Frida

Tradicional Desfile dos Carros

Uma das maiores atrações da Oktoberfest são os desfiles dos carros com os grupos folclóricos, de caça e tiro, as bandas, grupos de dança e fanfarras. Ainda tem desfiles oficiais nos dias 14 de Outubro, Sábado, às 16h; 18 de Outubro, Quarta-feira, às 19h30 e 21 de Outubro, Sábado, às 16h.

desfile dos carros

Uma festa para toda a família e para quem quiser se divertir com um povo hospitaleiro e feliz!

O que você está esperando? Corra pro Hotel Urbano e faça parte dessa história!