Home » Dicas de Viagem » Passeios para descobrir Portugal
Dicas de Viagem Internacionais

Passeios para descobrir Portugal

Um olhar sobre os passeios imperdíveis em três das principais cidades de Portugal, que atrai cada vez mais brasileiros em busca de história, cultura, diversão e delícias gastronômicas

Recentemente os brasileiros redescobriram os encantos de Portugal e nunca o número de turistas que visitaram o país-irmão foi tão grande quanto nos últimos anos. Afinal, visitar terras portuguesas é desbravar as nossas próprias origens, com a vantagem, ainda, de estar na Europa sem barreiras com o idioma.

O destino tem atrações que conquistam turistas de todas as idades, e respira história, cultura e arte. Castelos medievais, igrejas e museus dividem as atenções com áreas urbanas vibrantes e um litoral que “ferve” no verão. A gastronomia, é claro, também é uma das estrelas da viagem: quem não se rende aos pastéis de belém, ao bacalhau e ao vinho do Porto? Faça as suas malas e descubra Portugal!

Lisboa, Portugal
Lisboa, Portugal

A capital cheia de charme, Lisboa, é o coração cultural de Portugal. É lá que fica uma das principais atrações turísticas do país, o famoso Castelo de São Jorge, que é também uma das construções mais antigas da cidade. A construção, erguida para proteger a cidade dos romanos, possui uma história de mais de oito séculos, que inclui guerras e lutas, que marcaram a história de Lisboa.

No Parque das Nações estão o Oceanário de Lisboa e o famoso teleférico sobre o rio Tejo. Na margem direita do rio está localizada a Torre de Belém, erguida entre 1514 e 1520 e que funcionava como farol, hoje Patrimônio Cultural da UNESCO.

Não deixe de passear pelo Bairro Alto, que reúne as belezas arquitetônicas típicas de Lisboa e é o reduto da juventude na capital, servindo de ponto de encontro dos amigos, no cair do sol, e antes da abertura das badaladas casas noturnas. Já para os amantes do futebol, no Estádio do Benfica é possível ver a exposição sobre o time e seus troféus, além do gramado e suas instalações.

Veja também:  Algarve é o verdadeiro paraíso localizado em Portugal

No Porto, segunda maior metrópole de Portugal, o Rio Douro é um símbolo da cidade e tem muita história. Ele nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. A UNESCO incluiu a região do Douro como Patrimônio da Humanidade e como paisagem cultural. Além de ser muito importante para os dois países por onde passa, o rio é uma marca da paisagem da cidade do Porto.

Porto, Portugal
Porto, Portugal

Um passeio imperdível na cidade é caminhar pelas ruas do centro histórico, que inclui avistar os barquinhos navegando no rio Douro. Vale reparar na Livraria Lello, um dos edifícios mais emblemáticos do neogótico português. Suas escadarias são muito conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter, já que a autora, J.K. Rowling morou na cidade.

Estando no Porto, a visita às caves produtoras de vinho do Porto é obrigatória. É lá que você pode degustar a bebida conhecida no mundo inteiro e, de quebra, levar para casa algumas garrafas para matar as saudades dos sabores portugueses e para presentear os mais queridos. E não se engane: ao contrário do que muitos pensam, vinho do Porto é só o produzido na cidade portuguesa!

A apenas 27 quilômetros de Lisboa, está a belíssima Sintra, com o Palácio Nacional da Pena, o melhor da arquitetura do romantismo. A Quinta da Regaleira é um lugar incrível, uma mansão com enorme jardim e cheio de torres, grutas e poços, escondidos entre as plantas e árvores. Durante o passeio por lá, se descobre cenários indescritíveis, a experiência é fantástica.

O Castelos dos Mouros é uma construção em ruínas e está entre as florestas exuberantes da Serra de Sintra. Uma atração altamente recomendável e bastante diferente dos outros palácios da cidade, ou das casas senhoriais que apresenta.

Veja também:  Nesse país os estudantes precisam plantar 10 árvores para se formarem

Depois de visitar estas primeiras três cidades portuguesas, é certo que vá querer explorar cada cantinho deste país de gente hospitaleira e repleto de belezas inesquecíveis.