Home » Curiosidades » Pesquisa diz que ir à praia reduz o estresse e melhora a saúde mental
Curiosidades

Pesquisa diz que ir à praia reduz o estresse e melhora a saúde mental

Sim! A praia é um santo remédio para nosso corpo e mente. Sabe aquela sensação de prazer e de “alma lavada” quando vamos à praia? Segundo a especialista em epidemiologia, Lora Fleming, da Exeter University, na Inglaterra, é o mar que nos causa essa sensação e que tem o poder de nos trazer bem-estar físico e emocional.

Mas apesar dos cientistas só começarem a olhar para os benefícios que o oceano traz para a saúde nos últimos tempos, Lora lembra que os médicos do século XVIII já prescreviam viagens para “hospitais de banho” que ficavam próximos aos oceanos e ofereciam tratamentos com água do mar.

Pesquisa diz que ir à praia reduz o estresse e melhora a saúde mental (8)

Listamos alguns benefícios reais (e cientificamente comprovados) que o mar pode oferecer:

Emoção e autorreflexão

O córtex pré-frontal (área do cérebro associada a emoção e autorreflexão) é ativada instantaneamente quando ouvimos o som do oceano.

Equilíbrio emocional e bem-estar

Aquela sensação de paz que sentimos na praia é o resultado de alterações moleculares em nossos corpos. Segundo a pesquisa, as ondas do oceano produzem íons negativos que aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio e equilibram os níveis de serotonina (neurotransmissor que atua no cérebro e em outros sistemas do corpo, proporcionando sensação de bem-estar e auxiliando contra depressão e ansiedade).

Boas lembranças e menos estresse

O cortisol é um hormônio que, quando liberado em alto nível, pode causar estresse e estar diretamente relacionado a problemas de saúde, como doenças cardíacas e úlceras. Alguns ruídos podem favorecer a liberação desse hormônio como os ruídos do trânsito, obras ou motor do avião. Em contrapartida, o barulho do mar traz memórias profundas, sentimentos de relaxamento e de segurança, e funciona como um calmante e nesses casos, tendo um efeito positivo para pessoas que sofrem de estresse.

Veja também:  Viagem com crianças para a praia: itens importantes para levar!

Sensação de segurança e paz de espírito

Segundo o neurocientista Michael Merzenich, “Quando olhamos para o mar, nos sentimos em um ambiente previsível e estável”. Nas cidades, precisamos estar sempre atentos aos perigos. Mas quando estamos na praia podemos enxergar quilômetros de distância, e isso nos traz sentimento de segurança e paz de espírito.

– Clique aqui e faça sua reserva nos melhores hotéis pé na areia.

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais curiosidades visitando nosso Instagram!

Caribe Brasileiro: 5 praias do Brasil com jeito de Caribe!

Conheça e se apaixone pela Praia dos Carneiros em Pernambuco

 

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus