Home » Dicas de Viagem » Cidade Maravilhosa: 9 pontos turísticos clássicos que você não pode perder no RJ
Dicas de Viagem Nacionais

Cidade Maravilhosa: 9 pontos turísticos clássicos que você não pode perder no RJ

Que o Rio de Janeiro continua lindo sabe até quem nunca conheceu a cidade. Mas que tal tirar a prova com os próprios olhos? O Viajante HU separou um roteiro de cartões-postais clássicos que você não pode deixar de visitar caso seja sua primeira vez na Cidade Maravilhosa. Confira!

O que fazer no Rio de Janeiro?

Praia de Copacabana

Um dos destinos mais visitados do mundo, a Praia de Copacabana é famosa pelo seu calçadão de pedras portuguesas reconhecido globalmente. Também é lá que acontece a conhecidíssima queima de fogos durante as viradas dos anos. Ainda em Copacabana, encontram-se as várias estátuas de personalidades, como a de Carlos Drummond de Andrade, queridinha entre os turistas.

Sobre mudanças: Existem mudanças que dão uma dorzinha no peito, que deixam saudade do que ficou pra trás e existem aquelas mudanças que trazem uma sensação de renovação e de paz. Eu posso dizer que estou no meio termo entre os dois sentimentos. Morei muitos anos em Copa, aí fui pra Botafogo e agora estou de volta a Copa. Confesso que já estou morrendo de saudades do meu antigo bairro, bairro boêmio, cinéfilo e "alternativo". Eu amo seriamente Botafogo. Copacabana, ao contrário de Bota, é um bairro glamouroso, que conserva o brilho dos anos 80, cujo calçadão é mundialmente famoso e abriga os maiores eventos do Rio (Copa, Réveillon, grandes shows)… essas areias têm muita história e o bairro em si não precisa nem de legenda. Com 4km de extensão e uma vista de tirar o fôlego, Copa conserva sua história. Apesar do meu pesar pelo meu antigo bairro, eu estou muito feliz de estar novamente aqui e pretendo explorar ao máximo essa área pra levar até vocês as melhores dicas desse bairro tão eclético. Se alguém tiver dicas pra compartilhar também será muito bem vindo ? Finalizo cantarolando o maior clichê da história "Copacabana, princesinha do mar… " (hoje em dia tá mais pra Rainha, né?) ?

A post shared by O que fazer no Rio (@oquefazernorio) on

Arcos da Lapa

Popularmente conhecido por Arcos da Lapa, o Aqueduto da Carioca foi construído durante o período colonial para melhorar o fornecimento de água na cidade e é considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil daquela época. Hoje, símbolo mais representativo do Rio Antigo, o monumento se preserva na região da Lapa, point turístico para aqueles que gostam de aproveitar a noite carioca.

Maracanã

rio de janeiro
Foto: Wikipédia

Palco de grandes momentos históricos do futebol brasileiro e mundial, o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido por Maracanã, foi inaugurado em 1950 para ser utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano e é o maior estádio do Brasil, com capacidade para mais de 78 mil espectadores. Em 2014, sediou a final da Copa do Mundo e, em 2016, foi o principal palco das Olimpíadas, que aconteceram no Rio. Também foi no Maraca que Pelé marcou seu milésimo gol e, com sorte, você pode acompanhar uma partida do clássico carioca Fla x Flu.

Veja também:  Conheça os melhores Parques Aquáticos em Hotéis Nacionais

Jardim Botânico

Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6,5 mil espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.

No one in town. ? #achadosdasemana

A post shared by Felipe Flores (@felpflores) on

Parque Lage

Localizado aos pés do Corcovado, o Parque Henrique Lage oferece a seus visitantes a sua bela floresta, palmeiras imperiais, jardins construídos nos moldes europeus, chafariz e bancos para um bom momento de descanso, como também o requinte e a classe de seu conjunto arquitetônico. O Parque possui, ainda, um aquário em argamassa que imita pedras e troncos de árvores, pontes, bancos, quiosques e uma gruta, que compõem a beleza artística da obra do parque. Também há caminhos de saibro que levam os visitantes a determinados locais com vegetação abundante e ao Lago dos Patos.

Theatro Municipal

rio de janeiro
Foto: Mapa de Cultura RJ/Divulgação/Governo do Rio

Inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetônico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal exerce, desde então, um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de balet. De arquitetura inigualável, o Theatro se localiza na Cinelândia, no centro do município e é parada obrigatória para os amantes de arte e arquitetura.

Veja também:  10 passeios gratuitos no Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

Com seus quase 400 metros acima do nível do mar, o internacionalmente conhecido Morro do Pão de Açúcar é o mais alto do complexo de morros de mesmo nome, que compreende ainda os morros da Urca e da Babilônia. Possui como atração complementar o passeio de teleférico, o Bondinho, que interliga a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. De seu topo, tem-se uma deslumbrante vista panorâmica das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Ainda, é muito famoso no meio esportivo de escalada, tanto por se constituir em uma das maiores áreas de escalada urbana, quanto pela beleza das vias conquistadas nessa área.

Urca

Tradicional bairro nobre da Zona Sul da cidade, a Urca abriga o complexo Pão de Açúcar e sedia importantes instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Benjamin Constant, dentre várias outras. Também importante, fica no bairro o prédio do antigo Cassino da Urca que, com a proibição dos jogos de azar no país, passou a ser ocupado pela extinta TV Tupi. Ainda na Urca, encontra-se a pequena, mas muito apreciada, Praia Vermelha, que recebe esse nome por sua areia ficar avermelhada ao pôr do sol.

MURETA DA URCA – It is a very famous spot for Cariocas on the weekends! Mureta is a short wall that separates Urca from Baía de Guanabara. There are a lot of bars in front of the "mureta", so people buy their beers and sit at this short wall to drink and enjoy the view. Its most popular bar/restaurant is Bar Urca and the best days to go are on Fridays and days before Holidays (at night) and Saturdays and Sundays (afternoon until night). Mureta da Urca is one of my favorite places in Rio and I really recommend a visit, specially to see the sunset! Enjoy! #riodejaneirotips ……………………………………………… Bar Urca ➖ ADDRESS: Rua Cândido Gaffrée 205, Urca. ➖ OPEN: Mondays to Fridays (6h30-23h), Saturdays (8h-23h) and Sundays (8h-20h). ………………………………………………

A post shared by Rio de Janeiro Tips (@riodejaneirotips) on

Corcovado

De braços abertos, fica no alto do Morro do Corcovado o monumento brasileiro mais conhecido em todo o mundo: o Cristo Redentor que, com seus 38 metros de altura, foi eleito em 2007 como uma das novas sete maravilhas do mundo. O Morro do Corcovado situa-se no Parque Nacional da Tijuca e, do alto de seus 710 metros de altura acima do nível do mar, oferece a mais privilegiada vista panorâmica da cidade.

It's a pleasure to share this post made by @haeineken. Besides the beautiful picture, it made me truly happy to see her opinion about my country. Thank you for the nice post! Really hope you guys feel the same way when you come to Rio! ❤️ #Repost @haeineken: "Even though 2 weeks weren't enough to see everything Brasil has to offer, the places we've visited and the people we've met along the way have made this trip so everlasting. I went to this country thinking I was going to get mugged from all the stories people told me but my perception has completely changed. There are more good in this world than bad. More people want to help you than to steal from you. I encourage everyone to go see this amazing country!! Until next time Brasil, Ciao!!(…)"

A post shared by Rio de Janeiro Tips (@riodejaneirotips) on

Essas são apenas algumas dicas dos diversos lugares incríveis pra se visitar no Rio de Janeiro! Acesse agora o Hotel Urbano e viva mais histórias na Cidade Maravilhosa.

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus