Home » Dicas de Viagem » Porto Alegre 246 anos: Conheça 5 lugares imperdíveis na capital gaúcha
Dicas de Viagem Nacionais

Porto Alegre 246 anos: Conheça 5 lugares imperdíveis na capital gaúcha

Com um destaque para suas belezas naturais, Porto Alegre comemora 246 anos, com atrativos culturais, históricos e uma gastronomia que atrai muita gente. A capital gaúcha é um dos locais que guarda riquezas incríveis e encanta até os turistas mais exigentes.

porto-alegre
Créditos: Jornal no Palco

O Viajante HU selecionou 5 lugares imperdíveis na capital gaúcha. Confira!

Pôr do Sol no Rio Guaíba

Este tradicional passeio gaúcho é um dos espetáculos naturais mais bonitos de Porto Alegre. Mas, você sabia que o Rio Guaíba nem existe? O estuário Guaíba, que é um lugar de encontro do rio com o mar, é formado pelas águas do Rio Jacuí, Rio Sino, Rio Cai e Rio Gravataí. A ​Ponte do Estúrio, ​o Cais do Porto e a Usina do Gasômetro são os melhores lugares para assistir a esse incrível pôr do sol e com certeza é um passeio que será recomendado por todos, então você não pode deixar de conferir!

por do sol no guaíba
Créditos: Reprodução/Youtube

A rua mais bonita do mundo

Localizada entre os bairros de Floresta e Independência, a Rua Gonçalo de Carvalho ganhou esse apelido por ser uma belíssima rua coberta por imensas árvores, com um serviço de arborização exclusivo, tornando-se em 2006, Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município. Logo após esse grande feito, a Rua Gonçalo de Carvalho passou a atrair um grande número de turistas com bastante frequência e de vários lugares do país, tornando-se então um dos principais pontos turísticos da cidade. Que tal uma caminhada por lá? Irresistível, né?

rua-goncalo-de-carvalho
Créditos: TripAdvisor

Brique da Redenção

Um importante Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o Brique da Redenção é um conjunto de feirinha de artesanato com exposições, venda de antiquários e apresentações de artistas de rua, tudo em um mesmo espaço, ao ar livre, acontecendo ao lado do Parque Farroupilha, também chamado de Parque da Redenção. Essa tradicional feirinha já existe desde os anos 80 e é um passeio que dá para aproveitar com a família, durante uma tarde inteirinha. Um ótimo programa para conhecer melhor a cidade!

Veja também:  Descubra o que faz de Porto Alegre uma das melhores cidades para viver
brique-redencao
Créditos: Reprodução/idratherberiding.com

Casa de Cultura Mário Quintana

O antigo Hotel Majestic, que foi construído entre 1918 e 1933, foi um importante hotel da capital até os anos 80. Com uma estrutura considerada ousada para aquela época, o hotel que ganhou destaque e era muito admirado por moradores e turistas que chegavam a cidade. Devido a uma grande briga para que o prédio não fosse demolido entre o governo, a iniciativa privada e a população, a construção em 1983 foi decretada como patrimônio histórico e virou a nova casa cultural da cidade. Atualmente a Casa de Cultura tem uma programação especial com exposições e eventos que podem ser conferidos pelo próprio site. É muito muito legal e enriquecedor!

casa_mario_quintana
Créditos: Jornal no Palco

Mercado Público

Inaugurado em 1869, esse Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre é um dos principais centros de compras e manifestações culturais gaúchas. Você sabia esse local já passou por 3 incêndios e 1 enchente? Pois é, esse sobrevivente já passou por incêndios em 1912, 1976 e 1979. Em 1941 passou por uma enchente que o deixou totalmente alagado. Mas acontecimentos ruins a parte, o Mercado Público é um dos principais atrativos turísticos de Porto Alegre, com muita história e um comércio maravilhoso para você desfrutar, então lembre-se de dar uma passada por lá em algum momento da sua viagem. Você não vai se arrepender! Conheça Porto Alegre, viva a história, cultura e paisagens dessa cidade tão inesquecível!

mercado publico
Créditos: Receita de Viagem

Viva mais histórias no Rio Grande do Sul com o HU!

Confira outros roteiros através do nosso FacebookInstagramYoutubePinterestTwitter e Viajante HU!