Home » Dicas de Viagem » Praias do Algarve: curtindo o verão no sul de Portugal
Dicas de Viagem

Praias do Algarve: curtindo o verão no sul de Portugal

Por Ana Catarina PortugalAs praias do Algarve são belíssimas! Situadas na região sul de Portugal, esconde tesouros naturais apaixonantes. O verão chegou com vontade e agora é a hora certa de curtir as praias em Portugal, que são mais de 500 espalhadas por 850 km de costa. Você sabia que o Portugal conta com algumas das praias mais bonitas do mundo, como a famosa praia da Marinha, no Algarve?

Praia da Marinha, Algarve
Praia da Marinha, Algarve

Lisboa, antes de tudo

Bom, a sua viagem pelo país provavelmente começará por Lisboa, o que recomendo muito, afinal, a cidade é linda! E se sua vibe for curtir o mar, saiba que há muitas praias perto de Lisboa que valem a pena visitar, como as que ficam na Costa da Caparica, em Cascais, Oeiras… Todas pertinho!

Ana Catarina Portugal em Lisboa
Ana Catarina Portugal em Lisboa

Mas antes de deixar a capital para trás para explorar outras partes do país, bata perna pelos bairros de Lisboa, como Alfama, Bairro Alto, Chiado, ande pela Baixa… Boa parte das grandes atrações da cidade ficam neles e se perder por suas ruas, vielas e ladeiras é que é o grande barato e uma verdadeira viagem no tempo.

Esses são, na minha opinião, os melhores lugares para você cogitar se hospedar, quando estiver procurando onde ficar em Lisboa, pois são áreas muito bem servidas de transportes, atrações, restaurantes, lojas, serviços, além de serem bem bonitas e seguras.

Praias do Algarve, rumo ao sul de Portugal

Portugal tem praias lindas por toda a costa, mas hoje vou falar um pouquinho sobre as praias do Algarve, região que fica no sul de Portugal.

De Lisboa até lá de carro você levará aproximadamente 2:30h, mas também poderá ir de ônibus ou trem, se preferir. Eu indico ir de carro pela liberdade que ele proporciona, pois as praias mais bonitas não ficam necessariamente no centro das cidades e, em algumas delas, é praticamente inviável chegar com transporte público.

Veja também:  O que fazer em Lisboa: 5 ótimos passeios para se fazer em Lisboa, Portugal

Há várias cidades no Algarve que você pode usar como base, tais como Albufeira, Portimão, Faro, Lagos, entre outras menores. Mas a minha dica é escolher Lagos, pois além da cidade ser uma graça e ter uma infra-estrutura muito boa, é perto dela que ficam algumas das top atrações da região, como a mundialmente conhecida Gruta de Benagil, a já citada praia da Marinha, a Ponta da Piedade, a praia do Camilo, entre outras.

Ponta da Piedade, Algarve
Ponta da Piedade, Algarve

Algarve de ponta a ponta

Eu recomendaria você dedicar uma semana ao Algarve, para poder conhecer melhor as belezas da região, afinal, de uma ponta a outra são quase 180 km e tem muitos lugares legais para visitar, além das dezenas de praias lindas! Não deixe de conferir um incrível pacote de luxo para o Algarve

Por exemplo, além das praias, que dispensam apresentação, outras coisas que devem estar no seu roteiro de viagem são:

– Fortaleza de Sagres

– Alvor, uma das vilas mais antigas do Algarve

– Ferragudo, outra vila charmosa

– Carvoeiro

– Percurso dos Sete Valos Suspensos

– Ilha Deserta, em Faro

– Castelo de Silves

– Centro Histórico de Albufeira

– Parque Natural da Ria Formosa

– Monumento Megalítico de Alcalar

– Ruínas Romanas de Milreu

– Zoomarine

– Mercado de Loulé

– Vinícolas, como a Barranco Longo, Cabrita, Quinta dos Vales…

Estes são apenas alguns exemplos do que fazer no Algarve, pois a região é bem grande e tem muitas atrações, inclusive, que podem ser visitadas o ano todo, não só no verão.

Clima no Algarve

O verão é quando o Algarve está em plena ebulição, em especial nos meses de julho e agosto, o auge da temporada. Nessa época, as temperaturas podem chegar aos 40º facilmente – ou até mais! Já para quem quer fugir da multidão de turistas e gastar menos, talvez a melhor época para ir é entre os meses de abril e junho, durante a primavera no Algarve. A temperatura fica em torno dos 20º, os dias são mais longos e de sol, mas tudo está mais tranquilo.

Veja também:  Zerando a Europa - Conheça vários países pelo menor preço
Gruta de Benagil
Gruta de Benagil

No restante do ano a temperatura dificilmente chega a ser muito baixa, mesmo no inverno, que fica na casa dos 15º. O único porém é que há mais possibilidade de chuvas e alguns lugares e atrações podem estar fechados.

Bom, agora é hora de começar a preparar os documentos para tirar o passaporte, organizar toda a documentação, montar o roteiro da sua viagem e, claro, providenciar um bom seguro viagem para Portugal, porque dicas para visitar o sul do país você já tem e acho que deu para perceber que tem bastante coisa para fazer, né?!

Ah, aproveite e veja as promoções de pacotes de viagem para Portugal aqui no Hurb… quem sabe a sua viagem não está mais próxima do que você imagina?

Viva mais histórias com o Hurb e boa viagem!