Home » Nacionais » Bahia: Conheça o Projeto Tamar, na Praia do Forte
Nacionais

Bahia: Conheça o Projeto Tamar, na Praia do Forte

Por Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem

A preocupação com a natureza é um assunto que tem ficado cada vez mais urgente e crítico. E se você puder incorporar o turismo ao cuidado com o meio ambiente? Você já ouviu falar do Projeto Tamar?

O Projeto Tamar fica na Praia do Forte, localizada no município Mata de São João, a 50 km aeroporto internacional de Salvador/ BA. Ele tem como missão a pesquisa, a conservação e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção!!

credito Catia Noronha

Além da Praia do Forte, o Projeto Tamar está presente em outras localidades brasileiras como Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Fernando de Noronha (PE), Oceanário de Aracaju (SE), Arembepe (BA) e Regência (ES).

O Projeto Tamar da Praia do Forte tem ares de um parque misturado com museu: espaçoso (ocupa uma área de 10 mil m2), limpo e muito bem organizado. Lá é possível ver tanques, aquários, exposições, espaço cultural e até loja e restaurante. A maior parte do passeio é ao ar livre. Então não se esqueça de protetor solar e boné!

O destaque do lugar fica por conta das tartarugas marinhas, mas também é possível ver arraias gigantes e tubarão também. Informe-se na entrada os horários das atrações (como alimentação das tartarugas). Também é possível fazer visita guiada com os monitores. Mas fazer o passeio sem guia é incrível também! É um programa imperdível para fazer com as crianças e uma ótima oportunidade de falar sobre a preservação da natureza e das espécies em extinção!

Credito Catia Noronha - blog

A vila onde encontra-se o complexo é super charmosa, cheia de lojinhas e restaurantes. A avenida principal, chamada de Alameda do Sol, é fechada para carros, o que torna o passeio muito mais agradável. Dá para levar carrinho de bebê.

Veja também:  5 dicas de passeios com crianças em Bariloche para as férias de julho

Partindo de Salvador, a Praia do Forte, no município de Mata de São João-BA, fica cerca de 60 km ao norte de Salvador (75km do Centro e 50km do aeroporto internacional), através da BA-092, conhecida como Estrada do Côco. Há saídas regulares de ônibus e vans da estação rodoviária e de outros pontos da Av. Paralela de Salvador. Aberto diariamente das 08:30 às 18:00. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria ou pelo site http://tamar.org.br

Onde ficar na Praia do Forte

Tivoli Ecoresort

Alguns resorts bem conhecidos disputam a preferência dos hóspedes que ficam em Mata de São João com uma super estrutura. 

Tivoli EcoResort Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

Além dos resorts, também existem muitas opções de hotéis e pousadas na região que você pode reservar aqui pelo Hurb:

Hotel Via dos Corais

Pousada Casa do Forte 

Pousada Tatuapara 

Porto Zarpa Hotel

Pousada João Sol

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus