Home » Curiosidades » “Pulmão artificial” permite respiração subaquática ilimitada
Curiosidades

“Pulmão artificial” permite respiração subaquática ilimitada

Um dispositivo de respiração subaquática está sendo projetado para fornecer aos mergulhadores um suprimento de ar ‘ilimitado’. Embora ainda esteja na fase de protótipo, tudo indica que ele pode ser vendido em um futuro próximo.

pulmão artificial permite respiração subaquática ilimitada (3)
Créditos: Exolung

O Exolung, como foi batizado, está sendo produzido por uma empresa austríaca e sua função é basicamente transformar movimentos em ar.

Clique aqui e conheça destinos radicais perfeitos para você

O mecanismo é muito simples: Ele usa o movimento e a força do corpo do mergulhador para extrair o ar da superfície, mantendo o fluxo de ar enquanto o mergulhador continua nadando. Ao estender e retrair as pernas, a pressão da água coloca o ar dentro do sino, que pode ser inalada.

pulmão artificial permite respiração subaquática ilimitada (3)
Créditos: Exolung

Uma mangueira de suprimento de ar, com 5 metros de comprimento conecta o mergulhador a uma bóia flutuante inflável. Essa boia fornece o ar, além de ser uma restrição de segurança para o mergulhador e também um sinal da sua presença para outros navegadores.

O equipamento se destaca por ser compacto, leve e o mais importante, não precisa de recargas. Ele pesa apenas 3,5kg e não deve custar mais que 300 euros.

Viva mais histórias com o Hurb!