Home » Sem categoria » Relato de Viajante – Descubra a Serra da Capivara: O paraíso perdido
Dicas de Viagem Relatos do Viajante Sem categoria

Relato de Viajante – Descubra a Serra da Capivara: O paraíso perdido

Já sentiu vontade de ser um Indiana Jones, escavando sítios arqueológicos e encontrando objetos de uma civilização passada? E se eu te disser que você pode viver altas aventuras em terras brasileiras? 

Localizado no interior do Piauí, a 576 km de distância de Teresina, o município de São Raimundo Nonato abriga um dos maiores museus a céu aberto do mundo: o Parque Nacional Serra da Capivara

Mas afinal, o que realmente faz esse destino ser tão especial?

Créditos: Viviane Bevervanco

Desconhecido por muitos viajantes, esse gigante arqueológico foi considerado Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO, em 1991. Repleto de pinturas rupestres, possui os vestígios mais antigos da presença humana no continente americano.

Composto por quatro grandes Serras (Serra da Capivara, Serra Talhada, Serra Branca e Serra Vermelha), possui mais de mil sítios cadastrados e cerca de 173 sítios arqueológicos abertos à visitação, preparados com circuitos turísticos para todos os públicos.

Não há cobrança de ingresso para entrar, mas  a guiagem é paga à parte para os condutores locais cadastrados associados ao Parque e obrigatória. O valor do guia pode custar em torno de R$150,00 (sem carro) e R$350,00 (com carro). Para grupos, o valor pode ser dividido, tornando o custo mais suave.

COMO CHEGAR

A maneira mais rápida de chegar ao Parque é por meio do município de Petrolina (PE), que está localizado a 358 km de São Raimundo Nonato. A viagem leva aproximadamente sete horas, em um ônibus convencional sem ar condicionado, com direito à paradas no meio do nada, sol escaldante e 40km de estrada sem asfalto e sem luz, mas que trazem recompensas surpreendentes, como as paisagens do sertão e o seu céu estrelado.

Créditos: Viviane Bevervanco

Embora São Raimundo Nonato disponha de um aeroporto, inaugurado em 2015 para fins turísticos e voos de carga, atualmente não está em operação. 

O QUE FAZER?

Museu do Homem Americano

Situado na cidade de São Raimundo Nonato, o museu apresenta resultados de mais de quatro décadas de pesquisas feitas na região, exibe informações sobre a pré-história, o início das escavações, as pinturas rupestres locais e inúmeros vestígios arqueológicos.

Créditos: Viviane Bevervanco

Museu da Natureza 

Inaugurado em dezembro de 2018 e atualmente em expansão, contém uma estrutura arquitetônica em formato de caracol e um mega exposição virtual de animais pré-históricos que habitavam na região.

Créditos: Viviane Bevervanco

Cerâmica Serra da Capivara

É possível conhecer a produção de cerâmica com as pinturas rupestres e o trabalho dos artesãos que são os próprios moradores do entorno do parque. Além disso, os artesãos fazem uma visita guiada, explicando todo o processo de produção da cerâmica. Ao final do tour, você pode ir à lojinha para comprar peças com desconto e ainda aproveitar para curtir o almoço no restaurante do albergue, que utiliza louças da própria fábrica!

Créditos: Viviane Bevervanco

Sítios arqueológicos e históricos

Os visitantes podem fazer diversos circuitos, de acesso rápido e fácil, muitos deles acessíveis a cadeirantes. O desfiladeiro da Capivara, um dos principais circuitos, possui as pinturas mais antigas do Parque e o monumento mais famoso: a Pedra Furada.

Créditos: Viviane Bevervanco

Mirantes

O local possui diversos mirantes, como o Alto da Pedra Furada e a Vista Panorâmica da Pedra Furada.

Créditos: Viviane Bevervanco

Baixão das Andorinhas

É possível observar o balé dos Andorinhões, no final da tarde, descendo aos abrigos nos cânions. Como o baixão das Andorinhas fica longe do restaurante do parque, a dica aqui é levar na bolsa comidinhas leves e muita água.

Créditos: Pinterest

Visita Noturna

Já no Boqueirão da Pedra Furada, pode-se agendar uma visita noturna e observar os paredões iluminados à noite ou aproveitar o espetáculo Ópera da Serra da Capivara que acontece anualmente em parceria entre a prefeitura de São Raimundo Nonato e Governo do Estado do Piauí. O espetáculo é muito concorrido, então garanta seus ingressos bem antes!

Crédito:s Pinterest

Viva mais histórias com o Hurb!