Home » Curiosidades » Rock in Rio Lisboa
Curiosidades

Rock in Rio Lisboa

Há 30 anos, nasceu o fenômeno que transformou a história e o cenário musical de sua pátria: o Rock in Rio 1985. Nessa época, o Brasil começava a dar seus tímidos passos rumo à democracia, sendo a primeira vez que o país sediaria um evento musical desse tipo. Por despertar sonhos e esperança para os brasileiros, o evento foi considerado uma verdadeira canção de liberdade!

 

RiR 85
O Rock in Rio de 85 contou com atrações imortais como Queen e Iron Maiden!

 


No festival de 1985, estiveram nomes como AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen e os brasileiros Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho, firmando-se como um dos eventos mais importantes da música. Depois de se tornar uma referência mundial com edições na sua terra natal, chegou a vez da Europa conhecer o espetáculo que mudou o conceito de show de todo o mundo.

RIR 2008
O RiR também agita Madrid!

A primeira edição portuguesa segue o caminho percorrido pelo Rock in Rio de 2001, que utiliza a sua força como evento de entretenimento em torno da responsabilidade social e de ações que procurem construir um mundo melhor. O sucesso dessa edição abriu as portas para que Portugal sediasse novas edições do festival, o que fez com que o Rock in Rio se estabelecesse definitivamente em Lisboa e passasse oficialmente a ser realizado a cada 2 anos na cidade.

RIR
O Rock in Rio já teve 13 edições: 5 no Brasil, 5 em Portugal e 3 na Espanha

No aniversário de 10 anos, o evento promete ser uma edição jamais vista! Entre os grandes nomes do rock, estão confirmados: Robbie Willians, Ivete Sangalo, Boss AC e Aurea, para o dia 25 de maio; a lenda The Rolling Stones e Gary Clark Jr, no dia 29; Linkin Park, Queens of the Stone Age, DJ Steve Aoki e Capital Inicial, no dia 30; Arcade Fire, Lorde, Ed Sheeran e a Homenagem a António Variações, no dia 31 de maio; e, por fim, no dia 1º de junho, a organização Justin Timberlake, Jessie J e Nile Rodgers e Chic.

Rock in Rio Lisboa
O Rock in Rio Lisboa vai comemorar 10 anos em grande estilo, com show dos Rolling Stones!

Nesta década, o evento estabeleceu parcerias extremamente relevantes que permitiram ao festival alcançar o certificado de Sustentabilidade de Eventos. Um incentivo muito ligado a um dos principais conceitos do festival, a construção de um mundo melhor, é um passeio descontraído de bicicleta no dia 12 de abril, com partida do Marquês de Pombal e passagem por vários pontos da cidade, promovido pela organização do Rock in Rio. Dos participantes, serão escolhidos até cinco para serem a cara da campanha “Eu Vou de Bicicleta”.
A intenção é celebrar e mostrar que para usar bike como meio de transporte não é necessário ser atleta. Além disso, durante os cinco dias de evento, a EDP vai disponibilizar ao público da Cidade do Rock um estacionamento. E, para aqueles que deixarem suas bicicletas nesse local, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta vai realizar pequenas reparações, totalmente gratuitas.
Essas e outras surpresas farão da Cidade do Rock um lugar inesquecível na celebração de uma década do evento na capital portuguesa. A encantadora cidade, agora, ganha a força do Brasil, sediando esse grande espetáculo, recebendo a visita de milhões de viajantes de todos os cantos do planeta.
Pensando nisso, em homenagem à edição de 2014, o Hotel Urbano separou 14 atividades imperdíveis que você, viajante HU, não pode deixar de viver na capital lusitana.
Comece visitando o famoso café aonde Fernando Pessoa costumava ir, o Café à Brasileira, além de ser um ícone português, promete um bom café da manhã. Ao contemplar o Rio Tejo do alto do Castelo São Jorge e passear pelo Aqueduto das Águas Livres, não deixe de fazer uma pausa para comer um delicioso Pastel de Belém.

 

Café a Brasileira
Pausa pro lanche! Que tal comer onde o poeta Fernando Pessoa frequentava?

 

Rio Tejo e Parque das Nações
A vista do Rio Tejo é de tirar o fôlego!

 

Aqueduto das Aguas Livres Lisboa
O Aqueduto das Águas Livres é quase os Arcos da Lapa europeu…

Vá ao Chiado e não deixe Portugal sem antes tomar um sorvete na Santini. Admire a parte mais moderna da cidade: o Parque das Nações, a estação de comboio Gare do Oriente projetada por Calatrava e o equipamento cultural mais visitado – o Oceanário de Lisboa. Outros destinos interessante são a Rua Augusta e a Praça do Comércio. Aproveite para dar um passeio no icônico elétrico 28, o bonde que tem mais história para contar que Dom Pedro.

Santini Lisboa
Vai um sorvetinho aí? Corre pra Santini!

 

oceanario
O Oceanário, com certeza, é uma atração imperdível

 

Arco_Triunfal_da_Rua_Augusta,_Plaza_del_Comercio,_Lisboa Portugal
O Arco Triunfal da Praça do Comércio dá um show de charme e elegância

 

lisboa-1
Deixa o Icônico elétrico 28 te levar pra passear!

Passeie, também, pela conhecida Avenida da Liberdade, veja as luxuosas lojas e, quem sabe, faça umas compras, sem se esquecer de passar pela praça Marquês de Pombal. Ao fim do dia, suba ao último andar do Hotel Bairro Alto e espante-se com uma bela vista do pôr do sol de Lisboa, mostrando que a viagem só está começando e que há um mundo melhor a se descobrir pela frente.

avenida da liberdade lisboa
A Avenida da Liberdade encanta a qualquer um

 

pôr do sol lisboa
Pôr do sol, uma atração a parte em Lisboa!