Home » Dicas de Viagem » Roteiro de viagem de até 3 dias: Curitiba
Curitiba Dicas de Viagem Guia de viagem

Roteiro de viagem de até 3 dias: Curitiba

Conhecida como a Europa brasileira, Curitiba, capital do Paraná, é famosa por ser muito organizada, cheia de áreas verdes e com um tempo difícil de se prever. A cidade possui muitos atrativos turísticos gratuitos ou a preços acessíveis para todos os públicos, além de uma gastronomia vasta de dar água na boca!

Se você quer gastar pouco e aproveitar muito, Curitiba é a cidade ideal. Por isso preparamos pra você, um roteiro incrível para seguir e se inspirar.

Créditos: Flickr | Eduardo PA

O que conhecer em 1 dia

Se você está só de passagem por Curitiba, a melhor maneira de conhecê-la é embarcando em um dos ônibus da Linha Turismo. Ele percorre um total de 26 pontos turísticos que inclui parques, praças e atrações da cidade. 

O roteiro se inicia na Praça Tiradentes, mas você pode iniciar seu tour em qualquer ponto de parada. É necessário adquirir um cartão de embarque que funciona por um período de 24 horas de forma ilimitada.

A linha funciona de terça a domingo de 9h às 17h30.  

Créditos: Flickr | Rogerio Plachinski

Garanta também seu City Tour aqui

O que fazer em 2 dias

Além do ônibus da Linha Turismo, você também pode utilizar o sistema de transporte público e explorar melhor a cidade. Separamos alguns atrativos que você precisa conhecer, caso fique 2 dias por lá:

Bosque alemão

Uma homenagem às tradições germânicas, o bosque possui um mirante que se liga a uma torre, chamada Torre do Filósofo. Ao descer a torre, você é conduzido ao Caminho dos Contos, uma trilha no interior do Bosque, que conta a história de João e Maria, através de painéis de azulejos até a Casa da Bruxa, uma biblioteca infantil, conhecida também como a Casa dos Contos.

Créditos: Flickr | Eduardo PA

Bosque Zaninelli

Um verdadeiro achado em meio a área verde da cidade, o bosque sofreu com a exploração de granito até a década de 40, originando um grande paredão de pedra e um lago, no meio da mata. Em 1992 foi criada uma estrutura rústica para abrigar a Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE. Se de passagem já é um paraíso, imagina estudar lá todos o dias?

Créditos: Flickr | Paulo Henrique Coelho

Parque Tanguá

Se você quer um lugar para curtir um belíssimo pôr-do-sol, não pode deixar de visitar esse parque! A dica aqui é chegar a tarde para conhecer o lugar que ainda possui uma passarela suspensa, um mirante e um o espelho d’água, e tirar altas fotos.

Créditos: Flickr | Eduardo PA

Ópera de Arame

Famosa pela sua estrutura arquitetônica de metal e localizada dentro dos Parques das Pedreiras, o teatro abriga um série de espetáculos para os mais variados públicos. Vale a pena conferir a agenda antes de ir e até mesmo adquirir um ingresso.

Créditos: Flickr | Eduardo PA

Santa Felicidade 

Se você quer comer bem, Santa Felicidade é o lugar certo! Um dos bairros mais turístico de Curitiba, de influência italiana, possui uma variedade de restaurantes para todos os gostos. 

Além disso, todos os anos, acontece a famosa Festa da Uva de Santa Felicidade, uma tradicional festa local, com diversas atrações e venda de comidas típicas italianas, a preços bem acessíveis. Fique de olho no calendário da cidade e se der tempo, vale dar uma esticadinha em São José dos Pinhais, para conhecer a Vinícola Araucária.

Veja também:  Empresa cria Torneio de Arremesso de Celular e garante que é por uma causa nobre
Créditos: Flickr | Eduardo PA

Memorial Ucraniano

Uma continuação do Parque Tingui, o memorial foi construído em homenagem ao centenário da imigração Ucraniana. De arquitetura ucraniana, suas casas possuem estilo bizantino e uma réplica da Igreja de São Miguel.

Créditos: Viagem Acessível

O que visitar em 3 dias

Se a sua viagem for de 3 dias, aproveite para explorar também o centro histórico e aproveitar ainda mais a gastronomia da região:

Passeio Público

Localizado no Centro da cidade, o passeio público foi o primeiro parque de Curitiba, inaugurado em 1886. Foi o primeiro zoológico da cidade e ainda abriga 40 animais, entre serpentes e lagartos, além de um Aquário.

Fato curioso: Seus portões são históricos e inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris.

Créditos: Curitiba Space

Mercado Municipal

Quer saber sobre os costumes e a culinária local? Se sim, o mercado municipal é parada obrigatória! Lá você pode encontrar também os famosos pães de mel decorados, várias lembrancinhas e uma série de restaurantes que oferecem cardápios com produtos orgânicos.

Créditos: Prefeitura de Curitiba

Centro histórico

Aqui fica o marco da cidade, onde você pode conhecer a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas mais conhecida como Igreja da Ordem, e apreciar prédios que datam dos séculos XVIII e XIX, como a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha, o Palácio Giuseppe Garibaldi e a Praça Tiradentes.

Dica: Não deixe de conhecer a rua 24h e a famosa Feira do Largo da Ordem que acontece sempre aos domingos.

Créditos: Flickr | Eduardo PA

Torre panorâmica

E para terminar o dia, vale a pena visitar a Oi Torre Panorâmica. A torre é um dos melhores lugares para se observar a cidade e oferece uma vista de 360º, com mais de 100 metros de altura. Se o tempo estiver bom, aproveite para curtir o pôr-do-sol lá de cima.

Créditos: Flickr | Dalton Wamser

E aí? Animado pra conhecer Curitiba?

Veja também:  8 dicas para sua primeira viagem internacional

Garanta já sua viagem para Curitiba

Viva mais histórias com o Hurb!