Home » Curiosidades » Saiba como menino de 9 anos faz cálculos com uma velocidade impressionante
Curiosidades

Saiba como menino de 9 anos faz cálculos com uma velocidade impressionante

Você deve ter visto essa semana a história de Ryuju Okada, um menino de nove anos que realiza cálculos matemáticos com uma velocidade impressionante.

Se ainda não viu, dá uma olhadinha nesse vídeo:

A questão é: Como Ryuju consegue calcular e responder tão rapidamente, enquanto nós, meros mortais, precisaríamos de uma calculadora (e um pouco mais de tempo) para chegar aos resultados?

A inteligência do menino é inquestionável, mas além disso, Ryuju Okada também é um estudante de Soroban e treina a técnica de duas a três horas por dia.

Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em uma “calculadora primitiva”, originalmente chinêsa, e levada para o Japão em torno de 1600 d.C..

Créditos: Laramara

O instrumento é utilizado até hoje no Japão e em outras partes da Ásia e é tão amado pelos orientais que eles fazem até Olimpíadas de Soroban.

No Brasil, a HeiSei Soroban Academy e a Escola HeiSei organizaram o Primeiro Grande Prêmio de Soroban BR, e adivinhem… O Ryuju Okada foi o grande vencedor da competição.

Ele foi campeão em três categorias: Fundamental I (8 a 10 anos), prova de Ditado Cálculo Mental, categoria única (9 a 18 anos) e na prova de Flash Anzan, categoria única (9 a 18 anos).

Na prova de Flash Anzan, o ábaco não é utilizado e os participantes precisam fazer os cálculos mentalmente, algo bem parecido com o que vemos no vídeo e que impressionou o Brasil inteiro.

Se você quer conhecer um pouco mais do Soroban, saiba hoje em dia tem cursos, vídeos e até aplicativos podem te ajudar. Quem sabe o próximo vídeo que aparece aqui não seja o seu?

Viva mais histórias com o Hurb!