Home » Curiosidades » San Andrés, o Caribe colombiano
Curiosidades Dicas de Viagem Internacionais

San Andrés, o Caribe colombiano

San Andrés une duas grandes vantagens: a beleza exuberante do Caribe e preços que cabem no bolso. A encantadora ilha fica localizada na terceira maior barreira de corais do mundo. Com um cenário autenticamente caribenho, seus variados tons da cor da água, em degradê, lhe renderam o merecido título de “mar de sete cores”. É um destino que, sem dúvidas, todos deveriam conhecer. Não tá convencido? Então, vamos lá.

San Andrés

San Andrés é um Caribe sem taxas. Mais barato, igualmente lindo

Quer fazer compras? A ilha conta com lojas especializadas em produtos de marca, é livre de impostos e tem duty frees com bebidas, eletrônicos, cosméticos, tênis e roupas. É ou não é o paraíso? Além de ser uma zona franca, outro ponto positivo e atrativo de San Andrés e a falta de burocracia para chegar no lugar: como faz parte da Colômbia, não é exigido o visto para botar os pés na ilha. Aí é só conhecer e se apaixonar pela mistura de belas praias, um mar perfeito e uma vida noturna agitada, embalada por muito reggae, salsa e reggaetón.

San Andrés ficou famosa pelos casamentos realizados dentro e fora d’água. A agência Saiweddings oferece diversas opções para quem deseja se casar no lugar e, entre os pacotes, estão casamento na praia, numa vila, num navio pirata e durante um mergulho. No caso da última opção, a cerimônia nada convencional é realizada a cerca de 10 metros de profundidade. E isso não é um privilégio dos moradores: existe uma lei que permite matrimônios de estrangeiros, mediante apresentação do passaporte. O casório exótico é um sucesso na ilha.

Casamento debaixo d'água
Imagina que romântico e exótico se casar debaixo d’água, em San Andrés!

O clima da ilha é composto pela mistura das várias culturas. Além do espanhol, o inglês crioulo também é popular em San Andrés. A moeda corrente é o peso colombiano, mas como é uma zona franca, dólares americanos também são aceitos. O valor de troca é: 1.000 pesos colombianos valem US$ 0,50 (R$ 1,00). O melhor lugar para fazer as compras da viagem é a Peatonal, um calçadão onde ficam situadas as mais luxuosas lojas da cidade.

Veja também:  O que fazer em Curaçao: 7 passeios na ilha holandesa do Caribe

Mergulho San Andrés

Mergulho é a melhor opção para conhecer a vida marinha abundante e encantadora da cidade

Para conhecer e se aproximar das incríveis belezas marinhas, que são as principais atrações de San Andrés, a melhor opção é o mergulho. Mas se você não é profissional, não se preocupe! Há diversos centros específicos nessa atividade na cidade, dentre os quais se destaca o Blue Life Centro de Buceo. O Blue Life oferece equipamentos seguros e guias capacitados para proporcionar um passeio inesquecível e seguro.

Parque Regional Johnny Cay
O Parque Regional Johnny Cay é uma das ilhas mais famosas da cidade

O Parque Regional Johnny Cay é uma das ilhas mais famosas de San Andrés. Abrangendo uma área de 45.000 m², Johnny Cay o point do turismo na cidade. A ilha reúne pedras, exuberantes piscinas naturais e areia, formando uma paisagem de tirar o fôlego. Há bares e infraestrutura para um dia de lazer completo, sem preocupações.

Haynes Cay
Haynes Cay é deslumbrante, perfeita para um mergulho

As duas ilhotas, Rose Cay (Aquário) e Haynes Cay, formam a Isla del Amor, que é um dos melhores lugares para mergulhar. É um passeio imperdível! Atividades náuticas como o snorkeling, kitesurfing e windsurfing também são muito praticados por lá. Caminhando pela praia a gente vê que o mar de San Andrés não é chamado de “mar de sete cores” à toa. A Peatonal é a principal praia de San Andrés, com a melhor infraestrutura e maior movimento. Com um mar calmo e raso por um bom trecho, perfeito para um mergulho ou simplesmente um passeio agradável pela orla.

San Luís é uma excelente região para curtir o mar. Do bairro é possível observar claramente a variação do mar entre o azul e o verde. As praias de San Andrés não tem nomes específicos e ficam em locais distintos, por isso é recomendável fazer passeios pela orla.

Veja também:  10 passeios imperdíveis na sua visita a Cartagena e San Andrés - Colômbia

La Piscinita é uma piscina natural, com peixes multicoloridos. O pedacinho do mar, cercado por pedras, também é bastante procurado para mergulho com máscara e snorkel. O mar é estonteantemente bonito e com boa visibilidade, o que torna o programa imperdível!

La Piscinita
La Piscinita encanta a qualquer um!

O Hoyo Soplador, ou buraco soprador, é um ponto turístico muito interessante de San Andrés. A fenda natural, que fica entre as rochas,  “sopra vento” devido à força das ondas do mar, que quebram logo abaixo do buraco. O lugar está sempre cheio de turistas e nativos, que se divertem com esse curioso fenômeno da natureza. Quer mais diversão? West View é o lugar. É um tipo de pequeno parque, onde o viajante encontra tobogã, trampolim, estrutura para poder nadar entre os peixes, fazer mergulho com balão ou escafandro, e até lanchonete. O mar de tirar o fôlego merece ser visitado. Mais uma parada obrigatória na viagem.

Hoyo Soplador
O Hoyo Soplador é um buraco que “sopra vento” sempre que uma onda forte bate

 

Cueva de Morgan
Reza a lenda que o pirata Henry Morgan escondia seus tesouros aí, na Cueva de Morgan

E que tal conhecer um pouco da história de San Andrés? A Casa Museo Isleña valoriza e mantém a cultura nativa da cidade, resgatando os costumes abandonados pelos isleños, com direito a culinária típica. E a Cueva de Morgan, reza a lenda, era o lugar onde o pirata Henry Morgan escondia muitos dos seus tesouros. Por isso o mergulho na caverna tem dois objetivos: conhecer as profundezas da lagoa e, quem sabe, encontrar os tesouros escondidos. O passeio promete uma aventura inesquecível e deve ser feito acompanhado por um guia e com equipamentos específicos.

A noite fica por conta da Coco Loco. A boate é o point de San Andrés e fica cheia nos fins de semana. Normalmente não cobra entrada. Os ritmos que garantem a diversão da galera são, basicamente, salsa, reggaeton.  E o melhor: você só paga o que consumir. E o que você acha da ideia de fazer um passeio noturno no Barco Pirata,? Com duração de duas horas, pela Baía de San Andrés, a mini tour conta com música ao vivo e bebidas. O trajeto é percorrido num barco pirata, com todo o cenário tematizado ou, dependendo da empresa que você escolher para fazer o passeio, ele é realizado numa embarcação tipo catamarã, que inclui bufê de jantar e é mais conhecido como “noite branca”, porque, seguindo a tradição do tema, todos embarcam vestindo roupas brancas.

Veja também:  Relatos do Viajante: San Andrés por Juliana Cardoso

VEJA AQUI OS MELHORES PACOTES INTERNCIONAIS

Gostou das nossas dicas? Então, deixe seu comentário!