Home » Top Listas » São Paulo 464 anos: Conheça 10 curiosidades sobre a Terra da Garoa
Curiosidades Nacionais São Paulo São Paulo Sudeste Top Listas

São Paulo 464 anos: Conheça 10 curiosidades sobre a Terra da Garoa

Majestosa, exuberante e admirável. A capital que está em constante crescimento e evolução completa nesta quinta, no dia 25 de janeiro, 464 anos de muita história e contribuições importância para o Brasil em muitos aspectos. São Paulo é uma cidade acolhedora que reúne pessoas de todas as regiões do país e de vários lugares do mundo, o que a deixa cada vez mais diversificada e cheia de características peculiares, que juntas dão ao lugar um estilo próprio, cativante e espetacular.

Créditos do vídeo: Urban City Scapes

Em homenagem ao seu aniversário, listamos 10 fatos e dados curiosos, que irão deixar você impressionado com essa capital fenomenal que tanto orgulha o país.

Compras!

São Paulo está na lista dos principais lugares para realizar compras. A Rua 25 de março é famosa pelos preços baixos e também pela concentração de muita gente. O maior centro comercial da América Latina segue crescendo e vende desde aviamentos até jogos eletrônicos.

Os dados sobre essa zona de comércio popular, apresentam que diariamente circulam mais de 400 mil pessoas e em véspera do Natal esse número chega a dobrar. Além disso, em São Paulo está maior shopping center da América Latina, o Centro Comercial Leste Aricanduva, e as maiores e principais marcas do mundo possuem lojas na capital. (Fonte: Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, 2017).

compras

Alguém disse Pizza?

Esse é um dos alimentos preferidos dos paulistas, com certeza eles consideram o melhor, tanto por questão de sabor, locomoção, aos que optam por delivery e pelo quesito financeiro. Segundo dados ECD Food Service, o estado de São Paulo possui 12 mil pizzarias e cerca da metade delas estão na capital. São mais de 1 milhão de pizzas vendidas por dia e estima-se que em um bairro da zona Leste existam mais de 100 pizzarias.

Avenida Paulista

Com quase 3 quilômetros de extensão, essa avenida corta 6 bairros diferentes e é maior que a Champs-Élysées a principal de Paris que possui o Arco do Triunfo. Falando nessa avenida parisiense, outra curiosidade é que um dos bairros da grande São Paulo, o Campos Elísios tem seu nome derivado desse lugar.

São Paulo virou literalmente o ano de 2017 com o pé direito, a cidade entrou mais uma vez para o livro dos recordes, Guinness Book, na virada do ano na Avenida Paulista foi registrado o maior número de pessoas pulando em um pé só. Diariamente milhões de pessoas passam por essa avenida e cerca de 12 mil vivem em edifícios residenciais em um endereços mais disputados de São Paulo.

Carnaval de recordes!

O Carnaval está chegando e no coração de São Paulo acontece uma das melhores folias do país. Imagina só, são quase 400 blocos de rua cadastrados na Prefeitura, cada um deles com suas particularidades e modos diferentes de fazer a festa. Além dos blocos que deixam as ruas e baixos animados, cerca de 70 escolas de Samba dão show em suas apresentações, sejam reunidos em suas sedes ou no Anhembi, local onde acontece os famosos desfiles. Essa época além de fantástica, emprega cerca de 25 mil pessoas e quase 5 mil profissionais estão responsáveis para o evento ser conduzido da melhor forma possível.

Em 2018, a escola de samba Unidos do Peruche terá 25 compositores, ela baterá recorde e terá o samba-enredo com maior número de autores, não somente de São Paulo, mas de todo Carnaval Brasileiro. A festa ainda nem começou, mas já ta dando o que falar e comemorar. (Fonte: Observatório de Turismo e Eventos, SPTuris, 2017)

Restaurantes e Bares

A diversidade da cidade está estampada é claro nos bares e restaurantes da região. Por aqui é possível degustar um pouquinho da culinária de cada lugar do mundo que assim agrada a todos os gostos, etnias e estilos. Os números são impressionantes, acompanhe!

Sendo dados de 2017 registrados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), ao todo são mais de 20 mil restaurantes, 500 churrascarias e cerca de 30 mil bares, mais do que em Londres e Paris.

Para você ter noção sobre esse fato interessante, são 600 restaurantes de comida japonesa, todos os dias eles produzem 400 mil sushis o equivalente a quase 17 mil produzidos por hora, o que caracteriza esse como o segundo alimento mais popular entre os paulistanos (só perde para a pizza).

Administração e Finanças

Para os amantes de negócios com certeza esse é o lugar ideal. A sede da maior bolsa da América Latina, Bovespa, está no coração de São Paulo. Aqui estão 38 das 100 maiores empresas privadas de capital, 17 dos 20 maiores bancos, 8 das 10 maiores corretoras de valores, quase 2 mil agências bancárias e mais 50 mil indústrias. Achou muito? A tendência é só aumentar! (Fonte: São Paulo Convention & Visitors Bureau, 2017)

negocio

Habitantes

Com mais de 12 milhões de habitantes, segundo estimativa de 2017, do IBGE, São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. Além de muitos brasileiros, aqui residem muitos estrangeiros e uma curiosidade sobre tal é que a capital possui a maior cidade portuguesa fora de Portugal, japonesa fora do Japão, libanesa fora do Líbano e italiana fora da Itália. Isso será mesmo possível?

Pesquisas levantadas sobre estrangeiros que vivem de modo permanente na capital, mostram que há mais de 100 mil habitantes portugueses, quase 50 mil japoneses, 33 mil italianos, 26 mil espanhóis e 24 mil chineses. Os dados são de 2015 e com certeza no próximo levantamento, os números serão bem maiores(Fonte: SINCRE (Sistema Nacional de Cadastro e Registro de Estrangeiros)/Polícia Federal, jun/2015)

habitantes

Transportes

Você sabia que o Terminal Rodoviário do Tietê é o maior da América Latina e o segundo maior do mundo? Cerca de 8 milhões de pessoas são transportadas por dias nos ônibus de São Paulo, isso mostra como é possível locomover-se de uma forma fácil na região. Além desse fator, São Paulo é ainda considerada a capital mundial dos helicópteros, são mais de 400 e a cada 45 segundos um desses está pousando em heliportos. Enquanto você lia, um acabou de pousar! (Fonte: São Paulo Transportes, 2017 e São Paulo Convention & Visitors Bureau)

Entretenimento e Lazer

São Paulo é a cidade ideal para todos os gostos, principalmente para quem procura entretenimento e opções de lazer. O mais de 160 museus da região atraem olhares de todo o mundo, um deles é o MASP (Museu de Arte de São de Paulo) que é o maior da América Latina e possui centenas de teatros, bibliotecas, espaços culturais e cerca de 260 salas de cinemas. Para os que gostam de estar próximo da natureza, mais de 100 parques e áreas verdes, como o Parque de Ibirapuera que proporcionam uma experiência próxima ao ecossistema natural da capital paulista. (Fonte: Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, SPTuris, 2017 e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, 2016.)

Eventos

Conhecida como a capital cultural do Brasil, São Paulo é também palco de grandes eventos importantes de moda, esportes e arte. A cidade sedia eventos como a Virada Cultural, onde ocorre 1300 apresentações durante 24 horas ininterruptas, a maior Parada de orgulho Gay do mundo que reúne 2 milhões de participantes e a quinta maior semana da moda do mundo o São Paulo Fashion Week.

No famoso Salão de Automóveis, ocorre a maior exposição automobilística do Brasil e quarta maior do mundo, com mais de 540 veículos expostos. A Bienal de Arte de São Paulo, que já teve a participação de 14 mil artistas, já chegou a marca de 8 milhões de visitantes. Assim é Sampa, eventos para lotar a agenda.

BÔNUS:  Significado do Nome e Bandeira da cidade

Há 464 anos atrás, no dia 25 de Janeiro de 1554 estava nascendo uma grande cidade que hoje é exemplo de polo comercial, educacional e cultural. Nessa mesma data segundo a tradição católica, ocorreu a conversão do apóstolo Paulo ao cristianismo e no mesmo dias foi celebrado nas terras desse estado maravilhoso, a primeira missa de fundação do Colégio Jesuíta, sendo assim, homenageado ambos os eventos.

Você sabe o que expressa e está escrito na bandeira de São Paulo? “Non ducor, duco”, lema da cidade que é derivado do latim e significa “Não sou conduzido, conduzo”. Além da frase existe uma coroa em referência ao Império Português, duas Cruz de Malta representando os jesuítas e o cristianismo, folhas de café exaltando o grão que foi um dos motivos principais para a capital ser o que é hoje e por fim, o braço dos bandeirantes que saíram de Sao Paulo desbravando o Brasil.

bandeira-sp

São Paulo é incrível e há muitas atrações esperando você na Terra da Garoa, explore o a cidade tem de melhor e Viva mais histórias com o Hurb!

Conheça outros roteiros através do nosso FacebookInstagramYoutubeTwitter e no Blog!

Veja também:  Entretenimento ao ar livre: conheça os Parques de São Caetano do Sul

Deixe uma avaliação!

Classificação / 5. Votos:

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus