Home » Curiosidades » Sarcófago? Veja os quartos secretos dentro dos aviões onde a tripulação dorme
Curiosidades Dicas de Viagem

Sarcófago? Veja os quartos secretos dentro dos aviões onde a tripulação dorme

Os voos de longa duração são muito desgastantes tanto para os passageiros como para a tripulação. Pouca gente sabe, mas, para esses casos, existem quartos secretos dentro dos aviões, prontos para receber a tripulação nos horários de descanso.

Trajetos assim costumam contar com duas tripulações que se revezam. Enquanto uma delas está dormindo, a outra está atendendo o voo e vice-versa. Em alguns casos, existem até mesmo pilotos reserva, para voos extremamente longos.

Crédito da foto: UK.BusinessInsider.com

Os quartos da tripulação, conhecidos como “sarcófagos”, podem ser localizados em vários lugares, dependendo do modelo do avião. Alguns são acessados por uma pequena escada em espiral e ficam acima dos assentos dos passageiros. Outros ficam na parte de baixo do avião, diretamente abaixo da cabine de comando.

Os tripulantes podem descansar em camas, onde só há espaço para uma pequena luz de leitura. Geralmente não há janelas, daí o apelido dos quartos. Os períodos de sono podem durar entre 1h30 e 3h, de acordo com o trajeto.

Crédito da foto: UK.BusinessInsider.com

Já o local de descanso dos pilotos, geralmente, fica em outro ambiente muito semelhante. Isso acontece porque o horário de descanso deles é diferente do resto da tripulação e, assim, ninguém se incomoda com entradas e saídas do “sarcófago”.

Crédito da foto: UK.BusinessInsider.com

Muitos passageiros não fazem a ideia da existência desses quartos secretos – e, se soubessem, provavelmente passariam o voo inteiro imaginando onde se esconde a tripulação quando não estão trabalhando.

Viva mais histórias com o HU!

Conheça outras curiosidades incríveis através do nosso FacebookInstagramYoutubeTwitterPinterestViajante HU!