Home » Gastronomia » Segredo da longevidade: você sabia que o mel nunca estraga?
Gastronomia

Segredo da longevidade: você sabia que o mel nunca estraga?

Hmmm… só de lembrar já dá água na boca! Será que existe alguém no mundo que não adora essa delícia chamada mel? Totalmente delicioso, o mel é um dos adoçantes naturais mais populares e amplamente utilizado ao redor do globo.

Além disso, o mel de abelhas é um alimento medicinal que a natureza nos oferece. Ele tem tantas propriedades benéficas à saúde humana que fica até difícil enumerá-las! Por exemplo, o mel ajuda a aliviar a dor de garganta, melhora a qualidade do sono, traz benefícios para o intestino, hidrata a pele, trata feridas, facilita a cicatrização e possui propriedades antibacterianas – dentre inumeráveis outras funções.

mel
mel
mel
mel

Uma das características mais curiosas desse doce e viscoso líquido dourado é que ele jamais estraga! Você sabe por que isso acontece? A gente explica!

Os dois principais motivos que fazem com que o mel nunca estrague são: pouca água e muito açúcar. Como essa é a única fonte de energia das abelhas, elas precisam que o alimento seja bem resistente e dure até que as flores fiquem cheias de néctar novamente. Por isso, esses insetos tiram o máximo de água do mel e a baixa umidade ajuda a conservar o produto.

mel abelhas
mel abelhas

Por outro lado, as leveduras (micro-organismos responsáveis por estragarem os produtos) não sobrevivem em ambientes com elevada concentração de açúcar. E nem precisamos lembrar que 90% do mel é composto por açúcares, né?

Apiecoturismo: rotas do mel

No cenário brasileiro de produção do mel, os produtores vêm encontrando novas oportunidades para ampliar seus negócios. Uma delas é imperdível pra quem curte um passeio mais bucólico e campestre! O apiecoturismo é um tipo de turismo rural que conta com a presença de abelhas e dos próprios apicultores durante as visitações.

Veja também:  Neurocientistas recomendam que você vá mais à praia; entenda o motivo
Foto: DepositPhotos

A ideia é incentivar a conscientização ambiental a respeito do desaparecimento de certas espécies de abelhas, que são importantes para a produção agrícola e para o meio ambiente de modo geral. Para o visitante, a melhor parte, claro!, está justamente em poder experimentar variedades do mais puro mel, retirados direto da colmeia.

Aqui no Brasil, esse tipo de visita pode ser encontrado em vários lugares. Mas é no estado de Santa Catarina que você poderá encontrar a pequena Içara, uma cidadezinha conhecida como a ‘Capital do Mel’. O título não é oficializado por lei, mas o pequeno município é a principal e maior produtora de mel do nosso país.

Para quem pensa em ir um pouco mais longe, há alternativas. Essa atividade do agronegócio também é bastante praticada em outros países, como Eslovênia, Espanha e Portugal.

Uma delícia, né? Viva mais doces histórias com o Hotel Urbano!

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus