Home » Curiosidades » Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio
Bem Estar Curiosidades

Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio

O suicídio é uma das principais causas de morte no país. Mais do que um problema de ordem emocional, o suicídio hoje é uma questão de saúde pública. Confira como e onde buscar auxílio.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 pelo CVV Centro de Valorização da Vida, a OMSOrganização Mundial da Saúde, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina que visa prevenir o suicídio no Brasil e no mundo. O movimento Setembro Amarelo visa conscientizar a população através de campanhas informativas sobre os órgãos que oferecem apoio biopsicossocial.

O Setembro Amarelo tem sua origem no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no dia 10 de setembro. A data foi determinada pela Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio e tem a OMS – Organização Mundial da Saúde como apoiadora oficial.

Setembro Amarelo
créditos: CVV

Uma epidemia mundial

A maioria dos suicídios do mundo ocorrem na Ásia, sob uma estimativa de até 60% de todos os suicídios do planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde, China, Índia e Japão podem ser responsáveis por 40% de todos os suicídios no mundo.

No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos. Uma epidemia surda que afeta homens, mulheres, crianças e idosos, independente de classe social. Por essas razões que a campanha no Brasil tem grande mobilização de empresas, escolas, universidades, religiões e organizações sociais.

Canais de atendimento

Se você estiver triste, desorientado, com vontade de sumir ou desânimo com a vida, procure ajuda. A depressão é a doença que mais mata no mundo, pois induz o indivíduo ao suicídio. As razões que uma pessoa tem para se matar são inúmeras e inter-relacionadas, por essa razão, o CVV há 54 anos oferece apoio emocional, com voluntários prontos para ouvir você.

Setembro Amarelo
créditos: CVV

Conheça os canais do CVV

Site: https://www.cvv.org.br/

Pelo telefone: Disque 188

E-mail: https://www.cvv.org.br/e-mail/

Chat: https://www.cvv.org.br/chat/

Ajude um amigo

Saiba o que fazer: 

– Deixa-o saber que você está lá para ouvi-lo.

Veja também:  Pão de Açúcar anuncia horário exclusivo para idosos durante quarentena

– Incentive-o procurar ajuda profissional. 

– Se houver perigo iminente não deixe-o sozinho e procure ajuda.

– Esteja presente. 

O que não fazer: 

– Julgar os sentimentos. 

– Banalizar a situação. 

– Opinar sobre a atitude.  

– Chamar a atenção. 

 

O Hurb valoriza o que é mais importante: você.