O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 pelo CVV – Centro de Valorização da Vida, a OMS – Organização Mundial da Saúde, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina que visa prevenir o suicídio no Brasil e no mundo. O movimento Setembro Amarelo visa conscientizar a população através de campanhas informativas sobre os órgãos que oferecem apoio biopsicossocial.
O Setembro Amarelo tem sua origem no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no dia 10 de setembro. A data foi determinada pela Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio e tem a OMS – Organização Mundial da Saúde como apoiadora oficial.

Uma epidemia mundial
A maioria dos suicídios do mundo ocorrem na Ásia, sob uma estimativa de até 60% de todos os suicídios do planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde, China, Índia e Japão podem ser responsáveis por 40% de todos os suicídios no mundo.
No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos. Uma epidemia surda que afeta homens, mulheres, crianças e idosos, independente de classe social. Por essas razões que a campanha no Brasil tem grande mobilização de empresas, escolas, universidades, religiões e organizações sociais.
Canais de atendimento
Se você estiver triste, desorientado, com vontade de sumir ou desânimo com a vida, procure ajuda. A depressão é a doença que mais mata no mundo, pois induz o indivíduo ao suicídio. As razões que uma pessoa tem para se matar são inúmeras e inter-relacionadas, por essa razão, o CVV há 54 anos oferece apoio emocional, com voluntários prontos para ouvir você.

Conheça os canais do CVV
Site: https://www.cvv.org.br/
Pelo telefone: Disque 188
E-mail: https://www.cvv.org.br/e-mail/
Chat: https://www.cvv.org.br/chat/
Ajude um amigo
Saiba o que fazer:
– Deixa-o saber que você está lá para ouvi-lo.
– Incentive-o procurar ajuda profissional.
– Se houver perigo iminente não deixe-o sozinho e procure ajuda.
– Esteja presente.
O que não fazer:
– Julgar os sentimentos.
– Banalizar a situação.
– Opinar sobre a atitude.
– Chamar a atenção.
O Hurb valoriza o que é mais importante: você.
Comentar