Home » Economia » Onde investir para você viajar no pós-Covid?
Economia

Onde investir para você viajar no pós-Covid?

Investir em viagens pós pandemia
Fonte: Pixabay

Neste post você encontrará dicas importantes de onde investir para viajar no pós-covid

Por conta do Coronavírus, muita gente que planejava viajar nestes tempos teve que mudar os planos, por conta de uma força maior. Mas não se desanime! Isto vira uma grande oportunidade para você montar um novo plano para realizar a tão esperada viagem, quando tudo se normalizar.

Conforme trouxemos em um artigo anterior, para quem gostaria de viajar mas ainda não tinha juntado o dinheiro suficiente, este prazo forçado sem poder viajar virou uma oportunidade para juntar o dinheiro. Lembre-se que juntar dinheiro para depois realizar um gasto é o melhor dos caminhos para o seu bolso, pois você consegue desconto comprando à vista e evita gastar com juros!

Agora, se você já tinha separado o dinheiro para a viagem, mas teve que postergar a viagem, você tem dois caminhos bem interessantes para buscar as melhores condições para o seu bolso, conforme mostraremos abaixo:

Primeiro Caminho: Aproveitar promoções especiais

Investir seu dinehiro em viagens

Como a indústria do turismo está praticamente parada, companhias aéreas, hotéis e pousadas estão oferecendo condições especiais, com grandes descontos e vouchers para serem usados quando tudo se normalizar. Indo por este caminho, você poderá encontrar preços muito mais baratos do que os cobrados normalmente. Confira várias destas condições especiais no Hurb!

Segundo Caminho: Invista o dinheiro em viagens

Investir em viagem
Investir em viagem

O segundo caminho, que é para quem está incerto sobre quando e para onde vai querer viajar depois que passar esta pandemia é o de investir. Isto é importante por dois motivos para as pessoas que já tinham o dinheiro para fazer a viagem.

O primeiro deles é que, ao deixar o dinheiro na nossa vista, como por exemplo na conta corrente, é muito comum gastarmos os recursos com outras coisas, e, quando formos ver, “torramos” todo o dinheiro. Então, investir seria uma forma de separar os recursos que já estão destinados à futura viagem.

Veja também:  Casal ganha mais de R$ 600 mil para viajar pelo mundo e postar no Instagram

O segundo motivo é que, caso demore certo tempo para a viagem ocorrer, como por exemplo alguns anos, deixar o dinheiro parado faz com que ele perca o seu poder de compra, por conta da inflação. Em outras palavras, por conta da inflação, a tendência dos preços é subirem ao longo do tempo, logo, os custos         de passagens, hospedagens, alimentação e compras estarão mais caros. Por isso, investir passa a ser algo interessante para você preservar o seu poder de compra.

Mas onde investir?

mulher com dúvida

Como investir nas viagens pós-pandemia? e onde?

A grande dúvida que fica é, uma vez que você decida investir, em que lugar colocar o seu dinheiro? Para responder esta pergunta, você precisa definir, em primeiro lugar, qual o prazo que você espera resgatar este recurso para fazer a viagem. Se for algo pensado mais no curto prazo (até 12 meses), é interessante buscar aplicações mais conservadoras. Os títulos de renda fixa, como Tesouro Direito, CDB, LCI, LCA e fundos de renda fixa, que podem ser encontrados no seu banco, nas corretoras de investimento, robôs investidores e em contas digitais, se encaixam muito bem.

Agora, se você está pensando em postergar sua viagem para um prazo maior, você pode até aumentar um pouco o risco e diversificar seu investimento, buscando por exemplo fundos multimercado, fundos imobiliários e até ações. Mas lembre-se que aumentar o risco significa que aumentará a volatilidade do investimento, em alguns momentos ele apresentará retornos mais interessantes, mas em outros momentos ele pode apresentar perdas. Trata-se da relação Risco x Retorno. Por isso é importante diversificar.

Se você vai viajar para fora do país e está preocupado com a alta de moedas como o dólar e o câmbio, você pode adotar a estratégia de ir comprando aos poucos ou de buscar investimentos que estejam atrelados ao dólar, como é o caso dos fundos cambiais. Desta forma, mesmo que o dólar continue subindo, seus investimentos acompanharão estas altas.

Veja também:  6 Dicas de Educação Financeira para realizar a viagem dos sonhos

Visto o cenário, o importante é não se desesperar e ver o momento como uma oportunidade de planejar sua próxima viagem, que com certeza, uma hora vai acontecer!

Victor Barboza

Especialista em Finanças em fundador da GFCriativa