Home » Dicas de Viagem » Sweet Home Alabama – Curtindo uma experiência de Viagem
Dicas de Viagem Internacionais

Sweet Home Alabama – Curtindo uma experiência de Viagem

Um roteiro incrível para toda a família: Alabama. Impossível viajar pelos Estados Unidos e não conhecer essa cultura incrível!

Mais do que uma música, um estado de espírito. Sweet home Alabama, a sensação de quem chega ao Alabama é a mesma de quem está voltando para casa: gente calorosa, música, aventura, história e até mesmo praias e montanhas fazem do Alabama destino certo para quem ama conhecer novos destinos, sem abrir mão da boa hospitalidade sulista.

Vista da cidade de Mobile

Alabama e a Música

Grande celeiro de ícones da música: Nat King Cole, W.C. Handy e Hank Williams nasceram no Alabama e artistas como Aretha Franklin e o grupo The Rolling Stones vieram até o Alabama consolidar suas carreiras. The Commodores, Take 6 e Alabama Shakes, são outras bandas famosas do estado.

O Gospel está presente nas igrejas, assim como o blues, o Jazz e o country dão o tom dos bares.

Nat King Cole , a voz de veludo

Gastronomia de Alabama

Os churrascos e os pratos à base de frutos do mar são a grande pedida dos restaurantes, os cafés tradicionais servem os inigualáveis doces sulistas … Não se esqueçam das iguarias próprias de lá como a conserva de presunto defumado e os tomates verdes fritos.

  • Torta de maçã / Torta de pêssego / torta de noz pecã – no Pie Lab Pies, em Greensboro, são consideradas as melhores dos EUA.
  • Cervejas tradicionais: nada melhor do que uma degustação da tradicional cerveja do Alabama, na Folklore Brewing & Meadery
  • Frutos do mar grelhados – lagostas, camarões, caranguejos e siris grelhados ou gratinados;
  • Bread Puddin – algo parecido com o nosso pudim de pão;
  • Fried chicken – frango frito, muito apreciado;
  • A bouillabaisse é um ensopado de frutos do mar que se originou no sul da França. Há dois tipos desse prato: a bouillabaisse tradicional; mais rústica e usa peixes inteiro e a versão Hot and Hot do chef Chris Hastings que apresenta pedaços desossados de peixes de carne branca como garoupa, cobia, anchova e gaita.
Veja também:  10 fatos interessantes sobre a independência dos Estados Unidos

Entre outras delícias…

Bouillabaisse clássica do Alabama

Coisas para fazer no Alabama

  1. Birminghan é famosa por seus antiquários e paisagem naturalmente rica, muito arborizada; também é uma cidade com muitos restaurantes premiados; o 5 points South é um distrito dedicado à culinária – portanto, gorjetas são bem-vindas sempre, não é opcional;
  2. Em Montgomery, Selma e Birmingham foram cidades marcadas pela luta contra a segregação racial. Em Montgomery há o Memorial dos Direitos Civis, também vale muito a pena conhecer o Museu Rosa Parks, mulher afro-americana conhecida por não ter cedido seu assento num ônibus a um homem branco e líder do movimento pelos direitos civis dos negros e a pequena igreja onde Martin Luther King Jr fazia suas pregações.
  3. Montgomery encontra-se o Alabama Capitol Building: Um belíssimo prédio neoclássico, em mármore branco, onde os estados do Sul formaram os Estados Confederados da América, um marco na história do País;Alabama Capitol Building
  4. Mobile é uma das cidades portuárias mais antigas do sul dos Estados Unidos. A arquitetura das casas tem influências francesa, britânica e espanhola. Oakleigh Historic District, se destaca pelas charmosas e antigas mansões e pelos parques repletos de carvalhos centenários. O Mobile Carnival Museum tem um grande acervo sobre as festas regionais entre elas o Mardi Gras (terça-feira de carnaval), estruturas de carros alegóricos e confecção de fantasias. Para os amantes do carnaval se inspirarem cada vez mais.
  5. As melhores praias são Gulf Shores e Orange Beach, nessas praias há passeios para ver os golfinhos, pescar e mergulhar. Praias de areia muito branca e mar azul anil, em um paraíso natural, com resorts all inclusive e hotéis confortáveis.
  6. Conhecer o Little River Canyon National Park, no sul dos Montes Apalaches, um riquíssimo parque nacional com fontes, cachoeiras, montanhas propícias para a prática do balonismo.
Veja também:  Conheça o restaurante nos Estados Unidos que presenteia um livro por refeição

Montes Apalaches

E muito mais…

Curiosidades

  • A palavra Alabama significa cidade tribal na língua indígena Creek;
  • As pessoas mesmo não te conhecendo, te cumprimentam, sorriem e acenam de longe! São muito simpáticos e hospitaleiros – entretanto, beijos e abraços não são muito bem vistos pelos norte-americanos de uma forma geral, portanto, ao cumprimentar, keep the distance (mantenha a distância);
  • Alabama é considerada o Estado do Algodão (por conta de sua produção de algodão e indústria têxtil);
  • Terra das camélias, também conhecida como a Rosa do inverno;

Camélias do Alabama

  • Alabama” é a música oficial do estado, conheça-a clicando aqui;
  • A Música Sweet Home Alabama, da banda Lynyrd Skynyrd, ainda hoje é a principal referência do estado – ela foi escrita como uma resposta a duas músicas, “Southern Man” e “Alabama”, de Neil Young, em 1974, que falavam de temas como racismo e escravidão no Sul dos Estados Unidos. A resposta musical, porém, também foi controversa, com referências ao governador do Alabama, George Wallace (um notório apoiador da segregação) e ao escândalo Watergate. Você pode ouvir essa música aqui.
  • O programa espacial norte-americano surgiu no Alabama – você pode visitar o S. Space & Rocket Center, na cidade de Huntsville.

Foguetes em Hauntsville

  • Estado dos pêssegos, do ferro (hematita), do aço e do mármore;
  • O estado possui um dos melhores campos de golf do mundo;
  • Alabama foi cenário de vários filmes norte-americanos, dentre eles os inesquecíveis Tomates Verdes Fritos e Forrest Gump.

Forrest Gump capa filme

A atmosfera do filme parece percorrer as ruas e cidades do Alabama de tal maneira que não é difícil encontrar muitas alusões ao filme como a placa “Run Forrest Run”. Forrest Gump é um filme para quem realmente admira a cultura norte-americana, mais especificamente a história recente do sul dos Estados Unidos.

Veja também:  On the road again: A Rota da Música do Sul dos Estados Unidos

Run Forrest Run

 

Aposto que depois de um roteiro riquíssimo desse você não vê a hora de aprontar as malas! Antes, corra lá no Hotel Urbano e conheça as condições e oportunidades!