Home » Gastronomia » Temporada de milho! Junho se aproxima com sua deliciosa culinária típica
Gastronomia

Temporada de milho! Junho se aproxima com sua deliciosa culinária típica

Oba! Junho está chegando! Para quem é fã dessa época tão tradicional da cultura popular brasileira, fica até difícil aguentar a ansiedade. No campo da culinária, o mês das festas juninas oferece deliciosas opções de pratos à base de milho. A boa notícia é que o cereal faz muito bem para a saúde!

Um dos alimentos mais consumidos nesta época do ano graças às comidas típicas das festas juninas, o milho tem como uma das suas principais qualidades a versatilidade. Ele é ingrediente de pratos como pamonha, bolo, cuscuz, curau, canjica e pipoca, entre vários outros.

milho festa junina
milho pamonha festa junina
canjica milho festa junina
bolo de milho festa junina
curau milho festa junina
milho cuscuz festa junina
milho festa junina

Milho e saúde

Sabia que o cereal, que tem origem mexicana, é também um ótimo aliado da saúde? O milho é extremamente rico em carboidratos, o que faz dele uma importante fonte de energia para o corpo. Ainda, ele é rico em fibras que auxiliam na saciedade e melhoram o funcionamento do intestino – dessa forma, ele possibilita a eliminação de toxinas e a redução da absorção de gorduras e açúcares.

E os benefícios não param por aí! O milho, que tem mais de 200 variações, continua sendo uma opção saudável mesmo em seus derivados. Antes de mais nada, é importante verificar os ingredientes que compõem o produto, procurando consumi-lo em sua forma mais natural, evitando alimentos com conservantes, corantes, açúcar e sódio em excesso e gordura vegetal.

Anote as dicas: Se a intenção for melhorar o funcionamento do intestino, reduzir glicemia e melhorar a hipertensão, o ideal é ingerir a forma que possui maior teor em fibras. Uma boa opção é o milho de pipoca. O grão branco do milho de canjica, por passar por um processamento, perde a sua casca, o que aumenta a oferta do ferro. Já o milho verde é rico em sintetizadores de vitamina.

Veja também:  Cervejaria sueca “imprime” tweets sobre a Copa na espuma dos chopps
pipoca milho festa junina
Foto: VisualHunt

Na temporada junina, vê se não marca bobeira e aproveite até o último dia! Já pensou em viajar para conhecer os festejos de outras localidades, como o Nordeste, por exemplo? Nesta região do Brasil, a tradição das festas juninas é muito forte e imperdível!

Conte com a ajuda do HU e viva mais histórias em junho!

O post Temporada de milho! Junho se aproxima com sua deliciosa culinária típica apareceu primeiro em Bistrô HU | Tudo sobre curiosidades gastronômicas, dicas, culinária nacional e internacional.