Home » Internacionais » Top 10 teleféricos ao redor do mundo
Internacionais Nacionais

Top 10 teleféricos ao redor do mundo

Espalhados pelo mundo e proporcionando aos passageiros aquele frio na barriga indescritível,  os Top 10 teleféricos ao redor do mundo podem ser considerados uma viagem dentro de outra viagem.

Começando pelo mais longo, passando pelo tradicional Pão de Açúcar e fechando com o mais alto, com cerca de 4.765 metros acima do nível do mar, nosso post espera despertar sua curiosidade, adrenalina e, claro, vontade de conhecer cada um deles.

1 – Teleférico de Tianmen Shan, China

Tianmen Shan - China
O teleférico mais longo do mundo descortina paisagens de tirar o fôlego!

Situado na China, mais precisamente nas Montanhas de Tianmen, o Teleférico de Tianmen Shan é considerado o mais longo do mundo, com cerca de 7.455 metros de extensão e 1.279 metros de altura.

O percurso possui uma inclinação de 37 graus e conta com 98 carros para fazer o serviço com maestria, agradando tanto aos mais jovens quanto os de idade mais evoluída.

As Montanhas de Tianmen Shan são internacionalmente conhecidas por abrigarem o Arco de Tianmen, obra prima da natureza e principal atração turística da região.

2 – Teleférico de Mérida, Venezuela

Pico Bolivar – Mérida – Venezuela
Você encara o maior teleférico do mundo?

Se estiver planejando uma viagem à Venezuela nos próximos anos, trate de incluir no roteiro uma visitinha à cidade de Mérida e ao Parque Nacional Sierra Nevada, local onde se encontra o Teleférico de Mérida e seus mais de 4 mil metros de altura.

Reconhecido como o mais alto do mundo, o teleférico tem extensão astronômica, cerca de 12,5 km que proporcionam uma experiência exclusiva, fria e marcante ao visitante.

Infelizmente, na maior parte do ano a névoa toma conta do trajeto e dificulta a apreciação das montanhas e paisagens do Pico Espejo. É aconselhável que a subida tenha início logo cedo, pela manhã, quando há menor nebulosidade.

O Teleférico de Mérida, que também é considerado o maior do mundo na relação entre distância e altitude, passa por reforma desde 2008 e promete inauguração para meados desse ano.

3 – Teleférico de Aiguille du Midi, França

O Teleférico de l Aiguille du Midi – França
Conheça os encantos da França sob um novo ângulo: 3776 metros acima do nível do mar!

Eleve sua experiência turística a 3776 metros acima do nível do mar, através do Teleférico de Aiguille du Midi.

Veja também:  Fuja do Calor – 7 Cachoeiras para se Refrescar no verão!

Inaugurada em 1955, a linha une com maestria e através de 2 seções a cidade francesa de Chamonix com o pico de Aiguille du Midi. A primeira seção mede 2553 metros e conecta o centro da cidade com o Plan de l’Aiguille, enquanto a segunda, prossegue por mais 2867 metros até o pico da montanha.

Durante o trajeto é possível tirar fotos e admirar a beleza dos alpes franceses enquanto no topo, um restaurante, uma cafeteira e algumas lojas complementam a recepção.

As cabines partem em intervalos de 10 minutos e atingem uma velocidade média de 10 m/s.

4 – Teleférico Zugspitze, Áustria

Teleférico Zugspitze Cable Car – Áustria
Cerca 10 minutos de passeio, que garantem fotos e memórias incríveis!

O Teleférico Zugspitze é responsável por ligar a cidade austríaca de Ehrwald, a 1.225 metros acima do nível do mar, com uma estação próxima ao cume de Zugspitze, montanha mais alta da Alemanha.

Da parte mais baixa ao ápice do trajeto com cerca de 2950 metros de altura, o visitante poderá contemplar e registrar as paisagens em belíssimas fotos.

Vale ressaltar que o trajeto não dura tanto tempo, aproximadamente 10 minutos a uma velocidade de 36km/h.

Não se preocupe com filas e nem longas esperas, o teleférico suporta até 100 pessoas e possui uma capacidade média de 730 pessoas por hora em cada sentido.

 

5 – Teleférico Ngong Ping 360, China

Skyrail - Hong Kong – China
Quer um teleférico com mais emoção? Escolha umas das Crystal Cabins! As cabines dessa categoria tem o chão transparente.

Com o título de teleférico mais extenso do Sudeste Asiático, o Ngong Ping 360 e seus 5,7 km de extensão surpreendem qualquer visitante, já que entre os terminais de embarque e desembarque é possível conhecer a baía Tung Chung Basuas, o aeroporto de Hong Kong, a estátua de bronze do Giant Budha e o North Lantau Country Park sob outra perspectiva.

Situado precisamente na Ilha de Lantau, em Hong Kong, o teleférico conta com 109 cabines que acomodam até 17 pessoas e maximizam o passeio através da Crystal Cabins, categoria com chão transparente feita para quem ama adrenalina.

Veja também:  Brasil tem duas praias entre as 10 mais bonitas do mundo, segundo TripAdvisor

Ao final do trajeto, é possível aproveitar restaurantes e lojas de souvenirs numa vila chinesa cenográfica, com cerca de 1,5 hectares.

O percurso está disponível a partir da estação MTR Tung Chung, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h, e sábado e domingo das 9h às 18h30.

 

6 – Teleférico Table Montain, África do Sul

Cape Towns – Table Montain – África do Sul
Os bondes, também conhecidos como “Rotair”, possuem pisos que giram em 360º durante o trajeto inteiro.

Uma das principais atrações turísticas da África do Sul é o Teleférico Table Montain, responsável por levar ao topo da montanha da Cidade do Cabo cerca de 800 mil visitantes  a cada ano.

Partindo de Tafelberg Road, o teleférico vai a uma altura de 1067 metros acima do nível do mar, na parte mais ocidental do Table Mountain, onde tem fim o percurso.

Os bondes responsáveis pelo trajeto são conhecidos como “Rotair”,  já que seus pisos  giram em 360° durante todo o trajeto. Cada um comporta até 65 passageiros por viagem e cada viagem dura aproximadamente 5 minutos.

Ao desembarcar na plataforma superior do Table Montain, aprecie uma espetacular visão panorâmica dos 4 cantos da Cidade e da Península do Cabo.

7 – Pão de Açúcar, Brasil

Pão de Açúcar – Rio de Janeiro – Brasil
Claro que o Rio de Janeiro não poderia ficar de fora dessa! O Pão de Açúcar e a sua vista privilegiada explicam porque o Rio é a Cidade Maravilhosa.

Considerado uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro e do Brasil, o Pão de Açúcar e sua localização privilegiada, de frente para a Baía de Guanabara, dispensam grandes apresentações.

Inaugurado em 27 de outubro de 1912, o bondinho mais famoso do mundo carrega no currículo mais de 40 milhões de passageiros ao decorrer das atividades.

 

Hoje, com capacidade para até 65 pessoas por viagem, os bondinhos fazem 2 rotas distintas. A primeira do morro da Babilônia ao morro da Urca e a outra do morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar.

No resumo, são 4 bondes responsáveis por levar milhares de turistas a cada ano para apreciar a Cidade Maravilhosa de uma altura de 390 metros.

 

8 – Teleférico de Yungu, China

Huang Chan - China
Se você prefere um ambiente mais selvagem, esse é o teleférico perfeito! Paradisíaco e rústico, encanta a todos os visitantes.

Situado nas Montanhas Huangshan, na província de Anhui, o Teleférico de Yungu pode ser considerado um dos mais paradisíacos e selvagens teleféricos do mundo.

Veja também:  Idoso transforma vilarejo em obra de arte e evita que ela seja demolida

O percurso, que se estende pelas entranhas de Huangshan, leva o visitante do Templo de White ao Mountain Ganso num tempo aproximado de 8 minutos.

Entre os 2804 metros de extensão, é impossível não se impressionar com as paisagens de Yellow Montain, picos e os cortes rochosos que parecem esculpidos à mão.

O passeio te leva a 2031 metros acima do nível do mar e, frequentemente, lhe coloca na companhia de nuvens e pássaros.

9 – Teleférico Klein Matterhorn, Suíça

Klein Matterhorn – Zermatt – Suíça
O maior teleférico da Europa é também um ícone entre todos os outros do mundo. Alto, mas com temperaturas baixas.

Com o posto de maior teleférico da Europa, o Klein Matterhorn atinge uma altura de 3820 metros, no topo do segundo pico mais alto de Zermatt, famosa área de esqui da Suíça.

Construído em 1979, não foi nada fácil completar o serviço, já que constantemente as temperaturas locais atingem 40 °C negativos. Outro fator que dificultou a empreitada, foi a altitude, exigindo que grande parte dos materiais fossem transportados de helicóptero.

Hoje em dia cerca de 560 mil pessoas visitam Matterhorn por ano, tornando-o um ícone entre os teleféricos mundo afora.

 

10 – Teleférico de Langkawi, Malásia

10 Langkawi Cable Car - Malásia
Na passarela “Ponte do Céu” , você renova as energias!

Conhecido internacionalmente como Panorama Langkawi Cable Car, o Teleférico de Langkawi está situado na Malásia e seu comprimento total é de 2,2 km.

Inaugurado em   2003, o Langkawi proporciona uma viagem intimista ao visitante, já que em cada cabine cabem no máximo 6 passageiros e o tempo da viagem se estende a 28 minutos.

Durante o percurso, é possível cruzar 3 estações fascinantes. São elas a estação intermediária que dá acesso ao penhasco oriental, a estação oriente de onde os turistas podem descer e conhecer os mirantes, e a estação do topo que culmina na “Ponte para o céu”, a 708 metros de altura.

Para quem não sabe, a “Ponte para o céu” é uma espécie de passarela com 125 metros de altura e atrativo principal do Teleférico de Langkawi.