Home » Curiosidades » Transporte público de Roma aceita garrafas de plástico em troca de passagens
Curiosidades Internacionais

Transporte público de Roma aceita garrafas de plástico em troca de passagens

Cada vez mais temos pensado sobre sustentabilidade e como encontrar maneiras de cuidar e preservar nosso planeta. A prefeitura de Roma tomou uma atitude incrível e iniciou um projeto onde seus 4,3 milhões de cidadãos poderão trocar suas garrafas plásticas vazias por passagens para usar o serviço de transporte público da cidade.

A iniciativa se chama +Ricicli +Viaggi, em português “+Reciclagem +Viagens“, e tem como objetivo coletar o máximo de garrafas PET para ajudar acabar com o problema do lixo na capital da Itália, que acaba acumulando muito mais durante o verão.

Garrafas_de_plástico_por_passagens_Roma_HURB
Créditos: radiocolonna.it

Para o usuário conseguir resgatar sua passagem de graça, ele irá precisar se dirigir em uma das três estações de metrô que realizam a troca, depositar o total de 30 garrafas plásticas na máquina disponibilizada para conseguir os 1,50 € da passagem, pois cada uma delas equivale a 0,05 €, que são 0,20 centavos na nossa moeda.

Garrafas_de_plástico_por_passagens_em_Roma_HURB
Créditos: ilunovomagazine.com

Todos os créditos resgatados com o descarte das garrafas na máquina de reciclagem e os “ecobonus” são transferidos para aplicativos, como: myCicero e TabNet, que são utilizados para a compra das passagens para trens, metrôs e ônibus.

“Podemos dizer que somos a primeira grande capital europeia a apresentar esse tipo de inovação. Uma máquina que ‘engole’ garrafas plásticas e emite um crédito para comprar passagens. A economia circular é algo fácil de se praticar”, disse a prefeita de Roma, Virginia Raggi, na apresentação da campanha de reciclagem.

Esse vídeo ajuda a entender melhor a iniciativa do +Ricicli +Viaggi (ative a legenda em português):

E você, o que está fazendo para ajudar a reduzir o plástico do mundo? Nunca se esqueça de sempre colocar em prática os 3 R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Lembre-se que nossas ações sempre vão impactar nosso planeta. #vivamaishistórias