Home » Dicas de Viagem » Tudo sobre aluguel de carro no exterior
Dicas de Viagem

Tudo sobre aluguel de carro no exterior

Você é do tipo que não vai nem à padaria sem carro e decidiu viajar pro exterior. Ou simplesmente gosta de praticidade e independência, então prefere não depender de transporte público na sua viagem para fora do Brasil. A solução é simples: alugar um carro!

 

aluguel de carros no exterior
Planejar uma viagem para o exterior já é complicado demais, pra você ficar se preocupando com todos os detalhes. Pensando nisso. a gente montou um guia sobre aluguel de carros por lá!

Mas colocar essa ideia em prática não parece tão simples assim, né? Afinal, é um outro país, outras regras, leis, ruas… Precisa de uma outra Carteira de Habilitação? Por onde você começa a providenciar isso?

Calma, calma! O Blog HU esclarece todas as suas dúvidas sobre aluguel de carro no exterior e, de quebra, ainda te dá umas dicas. Põe o cinto de segurança e deixa que a gente te guia!


Sobre a Carteira de Habilitação

CNH
Nem sempre basta a CNH. Alguns países exigem uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).

 

Antes de qualquer coisa, é necessário checar as exigências do destino que você quer viajar, em relação à carteira de motorista. A maioria dos países tolera a habilitação brasileira, desde que esteja dentro do prazo do visto de turismo.

Mas, alguns países podem exigir a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que deve ser retirada ainda no Brasil! (Se for esse o seu caso, aconselhamos que se informe melhor no site do Detran).

O motorista

motorista
Atenção: escolher o motorista é uma tarefa mais complexa do que designar a função ao primeiro que topar.

Só poderão conduzir o veículo, aqueles que tiverem assinado os documentos na locadora! Normalmente, é possível registrar 2 motoristas por veículo. É fundamental levar essa regra a sério! Se um terceiro participar de um acidente, mesmo se não tiver culpa, o seguro é invalidado e a dor de cabeça fica por conta de quem assinou e se responsabilizou pelo veículo.

Para alugar o carro, é preciso uma idade mínima, claro. Essa idade pode variar dos 19 (na Noruega e Áustria, por exemplo) aos 25 anos (na Bulgária), mas 21 anos é a maioridade padrão internacional. Fique atento: muitos países exigem um tipo de quarentena mínima para cair na estrada. Na Itália, o motorista precisa ter pelo menos 1 ano de habilitação no país de origem.

Veja também:  5 dicas para alugar carro na Flórida

Ah, outro detalhe importante é o motorista ter um cartão de crédito no próprio nome, mesmo que o carro já esteja pago! Existem algumas locadoras que aceitam o aluguel em dinheiro, mas o cartão de crédito é a preferência mundial, além dessa forma de pagamento poder gerar facilidades e vantagens no processo.

Seguro

seguro de carro no exterior
Optar por um seguro é fundamental! Eles não ficam inclusos no valor do aluguel, são opcionais e de vários tipos.

Os carros parecem tão baratos, porque o valor nunca inclui o seguro! O serviço é opcional, mas é imprescindível fazer questão do seguro, na hora de retirar o carro. São vários tipos, desde aquele que cobre só danos no veículo alugado até o que garante também os terceiros, incluindo ferimentos e custos hospitalares.

Quanto mais coisas o seguro cobrir, obviamente, vai ficando mais caro. Na dúvida, opte pelo seguro total. O gasto é maior, mas a preocupação é mínima.

Não dê sorte ao azar: você pode até ser impedido de deixar o país, até pagar pelos danos que cometeu em algum acidente.

GPS

gps no exterior
Você pode achar GPS besteira, mas no exterior, com outras ruas, costumes, placas, ele é fundamental!

Para turistas, o GPS deixa de ser acessório e se torna um item fundamental. Dirigir onde as placas e costumes de trânsito são diferentes dos nossos, já é difícil. Imagina ter que ficar consultando um mapa ao mesmo tempo! Além disso, o GPS ainda indica atrações turísticas, restaurantes, lojas e hotéis.

Sim, você pode levar seu próprio GPS. Mas, lembre-se de baixar os mapas do país que você vai visitar! Esses mapas nem sempre são gratuitos. Se você tiver um bom Smartphone, também é uma opção.

 Multas

multas no exterior
Se você recebeu multas por lá, sim, tem que pagar!

Caso você esteja se perguntando se precisará pagar as multas que receber por lá, a resposta é sim. Afinal, você assina um termo de responsabilidade. Algumas multas são pagas na hora, outras só chegam nas locadoras depois de você já ter ido embora. No segundo caso, não pense que se livrou: elas debitam do seu cartão de crédito.

Veja também:  5 dicas para alugar um carro na Europa - Grupo Dicas

Mão Inglesa

mão inglesa
Tudo ao contrário! E agora?

Na Mão Inglesa, a mão de direção é invertida. Nossa carteira de motorista é aceita nesses lugares, mas, com tudo ao contrário, a atenção precisa ser redobrada. Algumas locadoras recomendam treinar um pouco nas suas imediações, antes da retirada do carro.

Países de Mão Inglesa: Inglaterra, Reino Unido, Nova Zelândia, Irlanda, Japão, Austrália, Singapura, Hong Kong, Índia, Tailândia, Bangladesh, Paquistão, Siri Lanka, Butão, Malásia, Indonésia, Nepal, Barbados, Timor-Leste, Trindade e Tobago, Suriname e Guiana.

Devolver o carro em outra cidade ou loja

Devolver o carro em outra cidade
É possível e mais caro. Você decide se vale a pena!

Sim, isso é possível. Mas sai mais caro! A maioria das locadoras cobra uma “taxa de retorno”, também conhecida como one way, que custa cerca de US$ 100.

Lugares onde alugar um carro é uma ótima opção!

sim

 

Cidades bem planejadas, com avenidas grandes e tudo espalhado são os lugares perfeito para você dirigir! Orlando, Los Angeles e até países como Alemanha e Canadá são ótimo exemplos. Em alguns lugares, como Miami, é praticamente vital um carro para se locomover.

Além de ser fácil dirigir e encontrar vagas para estacionar nesses países, o carro gera uma certa economia, por conta das grandes distâncias.

Lugares onde alugar um carro não é uma ideia tão boa…

não

 

Sabe países em desenvolvimento e cidades históricas? Então, dirigir por lá pode ser uma grande roubada! Ruas estreitas, congestionamento, ausência de vagas pra estacionar e dificuldade de se localizar podem transformar a sua viagem perfeita numa verdadeira tortura.

Então, se você quer ir pra Chicago, Nova York, Roma, Cairo, Madrid, Buenos Aires e cidades do tipo, pense duas vezes antes de alugar um carro. Opte por metrô, táxi ou pelas próprias pernas (tudo é pertinho e andar, dependendo da cidade, é uma atividade turística incrível!).

Veja também:  Vacina da febre amarela: o que você precisa saber se viajará ao exterior

Dicas

dicas

 

  •  Se você faz questão de algum modelo especial de carro ou é do tipo prático, vale muito a pena alugar pela internet, antes de viajar. As grandes locadoras internacionais facilitam muito essa reserva e tem até tarifas promocionais em reais.
  •  Em geral, jovens entre 18 e 25 anos pagam mais caro. Então vale a pena escolher alguém um pouquinho mais velho para ser o motorista da viagem.
  •  Ao retirar o carro, fique atento e tenha o cuidado de verificar se há arranhões, amassados na lataria ou possíveis danos dentro do automóvel. Se existiram danificações, certifique-se de que todas foram devidamente anotadas na ficha de vistoria. Nada de correr o risco de ser cobrado por danos que já estavam lá!
  •  Verifique se há franquia de km ou se a locação já inclui quilômetros ilimitados.
  •  Encha o tanque antes de devolver o carro! Caso contrário, prepare-se para desembolsar pelo menos 50% a mais na gasolina. É o preço cobrado nas locadoras.
  •  Se você carrega um bebê a bordo e precisa de um bebê conforto e/ou cadeirinha, não se preocupe: a maioria das empresas oferece esses opcionais sem custo. Mas, lembre-se de especificar esses itens ao seu agente de viagem ou à locadora, na hora da reserva ou com antecedência, se possível.
  •  Esqueça a hipótese de beber e dirigir! Isso inclusive aqui no Brasil, né? Mas, no exterior, se você tiver que passar pelo famoso teste de “fazer o 4” e trançar as pernas errado, já era. O mínimo que o motorista bêbado passa na cadeia são 9 horas, o máximo é até o pagamento da fiança (que para turista costuma ser a máxima). Fique esperto!

Agora, com tudo devidamente esclarecido, é só correr pro site do Hotel Urbano, escolher o melhor pacote internacional e fazer as malas!! \o/