Home » Sem categoria » Passeio gastronômico de Norte a Sul do Brasil
Sem categoria

Passeio gastronômico de Norte a Sul do Brasil

Turismo GastronômicoViajar pelo Brasil é ter certeza de se deparar com os mais variados tipos de climas, lugares, pessoas e, — por que não? — pratos!

O país possui influências de todos os cantos do mundo. Os hábitos trazidos pelos africanos, europeus e pessoas de praticamente todos os continentes; foram com o passar do tempo se moldando às características brasileiras, gerando iguarias só encontradas aqui.

O Brasil é um prato cheio para quem viaja. Por mais que a comida não seja o foco da viagem, ela sempre acaba sendo mais um atrativo. Porém existem aqueles que têm como objetivo principal da viagem, explorar e conhecer novos quitutes e colocar o paladar para experimentar os mais distintos tipos de comidas.

Turismo Gastronômico - Churrasco Essas pessoas têm sorte, pois, o cardápio tupiniquim é bem generoso e diversificado. No Sul elas encontrarão o famoso churrasco gaúcho que pode ser apreciado de várias formas. Uma delas é com a carne de charque – herança dos tropeiros que conservavam a carne com sal grosso para consumi-la. Um prato muito peculiar é o Carneiro no Buraco. Proveniente da cidade de Campo Mourão, no Paraná, a receita diz que o carneiro deve ser preparado em um tacho de ferro e colocado em um buraco no chão, onde permanecerá cerca de seis horas. O processo inteiro totaliza doze horas.

Turismo Gastronômico - FeijoadaA região sudeste possui receitas conhecidas em todo país. No Espírito Santo se aprecia a boa moqueca capixaba; no Rio, é preciso bastante apetite para “encarar” a poderosa feijoada. Caso sinta-se intimidado pela feijoada, pode optar pelo tradicional arroz com feijão, acompanhado de filé e batata frita; Minas tem os deliciosos pães de queijos e o colonial feijão tropeiro; os caipiras paulistas nos brindaram com a internacionalmente conhecida caipirinha.

Veja também:  Conheça 5 restaurantes que valem a visita em Gramado

Turismo Gastronômico - VatapaE quem não conhece os baianíssimos acarajés, carurus e vatapás? Duas características comuns dentre essas receitas marcam a culinária nordestina em geral: o tempero forte e a pimenta. O sarapatel, a buchada de bode e a carne de sol servida com baião de dois completam a lista dos corpulentos pratos nordestinos. Se ainda houver espaço na barriga, vale o contraste do gostinho doce da rapadura.

Turismo Gastronômico - Pato ao TucupiCortando para a Região Centro-Oeste encontramos Maria Isabel – não, o Blog HU não foi a Mato Grosso entrevistar nenhuma cozinheira. Maria Isabel, na verdade, é um típico prato feito com carne seca e arroz. O Pacu assado com farofa de couve é um dos pratos mais famosos da região, aliás, peixe é um alimento farto na terra do Pantanal e do Cerrado. Lá eles são preparados de todas as maneiras imagináveis e frequentemente servidos com Pequi – fruto popular em Goiás.

Turismo Gastronômico - AçaíPor fim, a região que conserva os pratos mais exóticos do Brasil. O viajante que seguir para o Norte do país vai encontrar pratos como: Pato ao Tucupi, Caldeirada de Tucunaré e o Tambaqui ao Forno. Todos de origem indígena. Influência que permanece forte por lá. Vale também um destaque para o açaí. A fruta que é consumida de várias formas em alguns estados da região virou moda no Rio de Janeiro, ultrapassou as fronteiras do paladar e hoje é exportada para a Europa e os Estados Unidos.

Agora, entre utensílios que costuma levar sempre em suas viagens; o viajante HU já pode incluir um cardápio, que vai do Oiapoque ao Chuí, ou melhor, do charque ao açaí.

Passando por muitas e muitas outras delícias. Boa viagem e bom apetite!

2 comentários

Clique aqui para comentar