Home » Dicas de Viagem » Um roteiro para conhecer de perto a forte influência art déco em Goiânia
Dicas de Viagem Nacionais

Um roteiro para conhecer de perto a forte influência art déco em Goiânia

Goiânia é uma metrópole com mais de um milhão de habitantes. Apesar de ostentar o apelido de “capital verde do Brasil”, a cidade recebeu, ao longo dos anos, praticamente todo aparato de qualquer outra grande capital brasileira: arranha-céus, trânsito caótico, grandes obras e etc.

Toda essa poluição sonora e visual acaba por, muitas vezes, sincronizar a mente de quem vive e/ou frequenta a cidade para prestar a atenção sempre nas mesmas coisas. E os diversos monumentos e pontos com influência art déco existentes na cidade quase nunca fazem parte dos itens que recebem atenção necessária.

Museu Professor Zoroasto
Museu Professor Zoroasto,  fundado em 1946, é uma das obras art déco mais belas da cidade. O acervo conta com documentos históricos, artefatos indígenas, utensílios antiquíssimos, objetos da época da Revolução Industrial e muitos outros itens.

Por isso, a equipe do Blog HU pensou em uma dica diferente para hoje. Vamos apresentar pontos da cidade com relevância histórica e cultural. Aproveite para traçar um roteiro diferente e mergulhe na história da Capital do Cerrado.

Quem passa pela Avenida Goiás, uma das mais antigas da cidade, se depara com um monumento arquitetônico que é um dos principais símbolos da influência art déco na capital: o relógio projetado por Américo Vespúcio Pontes. Tá aí um ótimo local para marcar encontros.

Relógio art-déco

Já quem estiver passando pela Praça Cívica não pode perder a oportunidade de tirar ao menos uma foto no Coreto local, inaugurado em 1942. O local foi ponto de manifestações artísticas, culturais e políticas ao longo de várias décadas.

Coreto

Ainda no mesmo bairro, Centro, vale uma visita ao Museu Pedro Ludovico Teixeira, que é a antiga casa de Pedro Ludovico Teixeira, um dos responsáveis pela construção Goiânia. No local estão expostos documentos originais, vestuário e até a biblioteca particular de Pedro Ludovico.

Museu Pedro Ludovico Teixeira

Para fechar o roteiro cultural, eis o espaço cultural mais tradicional da cidade: o Cine Teatro Goiânia. Construção de estilo art déco, o prédio de 1942 preserva sua estrutura arquitetônica e se mantém fiel ao projeto sete décadas atrás. Caso você queria conhecer o espaço funcionando, basta ficar atento a programação e assistir a um dos espetáculos que são exibidos por lá.

Veja também:  Rio Quente em Goiás pode ser o seu próximo destino

Cine Teatro Goiânia

Ficou com vontade de conhecer Goiânia? Clique aqui!