Home » Destinos » Viaje além de Buenos Aires: Conheça tudo sobre a Patagônia Argentina
Argentina Destinos Dicas de Viagem Internacionais

Viaje além de Buenos Aires: Conheça tudo sobre a Patagônia Argentina

Todos nós sabemos que Buenos Aires é um dos principais destinos quando pensamos em viajar para Argentina. Acontece que é na capital argentina que estão concentradas as maiores zonas de atração queridinhas pelos turistas. Mas a pergunta é: e depois que visitamos Buenos Aires, o que podemos conhecer mais no país argentino? A resposta é: Patagônia Argentina.

A Patagônia é uma região localizada no extremo sul da Cordilheira dos Andes e que vai do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, contendo partes na Argentina e também no Chile. Essa região vem cada vez mais sendo buscada pelos brasileiros e encantando todos os que a visitam com sua belezas naturais.

patagonia-argentina-2019
Créditos: Internet

Quer saber o que fazer, as comidas típicas e muita curiosidade sobre a Patagônia Argentina? Nós do HURB vamos contar tudinho sobre esse destino incrível e te ajudar a começar a decidir o próximo destino da sua viagem!!

Formada por uma área com mais de 930 mil quilômetros quadrados, essa parte da Patagônia é constituída pelas províncias de La Rampa, Neuquén, Chubut, Terra do Fogo e Rio Negro. Nessas partes que estão localizadas alguns dos destinos mais famosos do país, como: Bariloche, Ushuaia e El Calafate.

Topo-Ushuaia
Ushuaia / Créditos: Internet

O que fazer na Patagônia Argentina:

Não é por acaso que Bariloche é o segundo lugar mais visitado do país, recebendo mais de um milhão de turistas todos por ano. Esse destino atrai muitas visitas, inclusive dos brasileiros, por sua beleza natural e com certeza por ser um lugar com neve.

Se você ama esquiar ou deseja se aventurar em aprender o esporte, não espere mais tempo e marque de visitar a pista Cerro Catedral. Ela é a mais famosa e antiga pista de esqui da Argentina e está localizada em Bariloche já há 70 anos recebendo cerca de 250 mil visitantes na temporada do inverno.

Dica do HURB: Não se esqueça de fazer seu seguro viagem para não se preocupar com qualquer imprevisto durante a viagem.

cerro-catedral-bariloche
Créditos: Dicas da Argentina

Apelidada de “Fim do Mundo” por ser a última cidade da América do Sul, Ushuaia é um destino que sofreu uma expansão recente, recebendo vários hotéis luxuosos, cassinos e ótimos restaurantes que ajudaram a região a atrair mais turistas durante o ano.

Veja também:  Os 10 países onde o real vale mais que a moeda local

Quem for para Ushuaia terá a vantagem de estar a poucos quilômetros do Parque Tierra del Fuego Nacional, ou então, Terra do Fogo, como também é conhecido. Considerado o primeiro parque costeiro da Argentina, ele é o único parque do país que engloba em seu território zonas montanhosas e florestais e uma área marinha que proporcionam uma paisagem fascinante.

Parque Nacional Terra do Fogo
Créditos: Flickr

Para chegar a esse parque, o meio de transporte mais recomendado é o “Trem do Fim do Mundo” que é considerado o favorito dos turistas. As passagens podem ser adquiridas no momento da reserva do passeio ou na hora na bilheteria da estação.

ushuaia-argentina-trem-do-fim-do-mundo
Créditos: Viajei Bonito

Dica do HURB: Se você for a Secretaria da Cidade de Turismo de Ushuaia, na Avenida San Martin, você poderá receber um certificado de visitação e escolher dentre 6 tipos diferentes de carimbo para ter no seu passaporte como pra que você foi ao fim do mundo e voltou. Muito legal né? E o melhor de tudo: é de graça.

0-carimbos-legais-para-o-seu-passaporte-stamp-cool-ushuaia
Créditos: Apure Guria

Localizada na província de Santa Cruz, a cidade de El Calafate é fronteira com o Chile e é conhecida por abrigar o símbolo natural da região: Glaciar Perito Moreno. Muita gente não sabe, mas o local foi declarado pela Unesco um Patrimônio da Humanidade em 1981 e é considerado a maior área de gelo do planeta depois da Antártica.

Essa geleira tem cerca de 5 quilômetros de largura e 60 metros de altura e você pode observa-la de 3 maneiras distintas: Em um barco, nessa opção você ficará bem próximo ao muro congelado; em terra firme, são disponibilizadas 7 passarelas onde os visitantes utilizam para tirar fotos e admirar a vista e se você é daqueles que curte um passeio mais radical vai amar a opção de explorar a área fazendo trekking. Esse esporte consiste um uma caminhada por montanhas altas e de difícil acesso que podem ser feitas com o objetivo desportivo ou de lazer, mas nesse caso é sobre o gelo.

O que comer na Patagônia Argentina:

Com certeza uma das melhores partes da viagem é poder provar novas comidas e bebidas e na Patagônia não é diferente, pois essa região da Argentina é muito preciosa quando se trata da cultura e principalmente da parte gastronômica.

Veja também:  Conheça os 5 melhores hotéis boutique na Recoleta em Buenos Aires

Bariloche tem investido muito na parte gastronômica para incentivar o turismo fora da alta temporada e isso vem fazendo seus pratos típicos ficarem cada vez melhor. Utilizando muitos ingredientes patagônicos, as mais famosas comidas da região são: carnes de caça, cordeiro, cogumelos e trutas. Os pratos costumam serem servidos com um acompanhamento de batatas fritas ou purê de batata (raramente vem com arroz).

Carne-em-Bariloche-patagonia-argentina
Créditos: Quero Viajar Mais

A sobremesa em Bariloche fica por conta do chocolate. Muitos dizem ser o melhor chocolate da Argentina e outros arriscam em dizer que é o melhor chocolate do mundo, mas não podemos negar que a região é bastante conhecida pelos diversos tipos de chocolate que são produzidos e vendidos por lá.

Dentre as lojas mais populares e tradicionais está a Mamuschka. A loja foi fundada em 1989 e depois do sucesso que foi seu chocolate com doce de leite, hoje em dia são vendidos mais de 200 produtos diferentes e eles são produzidos com uma massa de cacau original e cultivada pela própria loja.

Por conta da imigração dos alemães para a região da Patagônia, há uma grande e interessante produção de cervejas artesanais. Existem lojas no Centro de Bariloche que comercializam a sua própria produção e é uma ótima oportunidade para os apaixonados por cerveja provar vários tipos diferentes.

cervejas-artesanais
Créditos: CipollettiDigital

A culinária de Ushuaia é característica do Sul da Argentina e graças aos dois oceanos que envolvem a cidade há uma vasta opção de frutos do mar, como: Centolla que é um grande caranguejo e é encontrado nos restaurantes mais caros ou então a Merluza Negra, também conhecida como: bacalhau de profundidade, pode ser encontrado por um preço mais acessível nessa região quando se compara com restaurantes de fora.

As sobremesas de dulce de leche, ou doce de leite como nós conhecemos, são bem populares em Ushuaia e estão presentes nos cardápios de diversos restaurantes da região.

Veja também:  10 hotéis com o melhor custo-benefício em Bariloche
alfajor-argentino
Créditos: Correio

Uma curiosidade muito interessante sobre El Calafate e que poucas pessoas sabem é que a região tem esse nome devida a uma fruta que carrega o mesmo nome da região.

A fruta não costuma ser consumida pura, pois seu gosto é um pouco amargo, mas ela é utilizada em sorvetes, doces e geleias que são bem tradicionais na região.

fruta el calafate
Créditos: Diario Andino

Onde se hospedar na Patagônia Argentina:

A escolha do hotel é uma das partes mais importantes do planejamento de uma viagem e foi pensando nisso que listamos os melhores hotéis de Bariloche, Ushuaia e El Calafate:

O Alma del Lago Suites & Spa oferece uma vista panorâmica para o famoso Lago Nahuel Huapi, que é o maior e o principal lago de Bariloche, e acomodações modernas. Um dos seus principais destaques é o restaurante Terra onde os visitantes podem experimentar a gastronomia típica mediterrânea e da Patagônia acompanhado dos melhores vinhos da coleção especial do restaurante.

O Altos Ushuaia Hotel & Restó está localizado em meio a floresta da Patagônia com uma vista inesquecível para o Canal de Beagle que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico. O hotel está a uma distância de 3 km do Aeroporto de Ushuaia e a 8 km do Parque Nacional Lapataia.

O Xelena Hotel & Suites, em El Calafate, localizado no Lago Argentino, que é o maior e o mais austral dos grandes lagos patagônicos famosos da Argentina, dispõe de um Clube de Saúde e Bem-Estar em suas dependências e uma variedade gastronômica em seus restaurantes: Mora Restaurant e o Pierrot Bistro.

Gostou de conhecer mais sobre a Patagônia Argentina? Comece a agora a planejar sua viagem!!

 

Cadastre-se

Receba Dicas de Roteiros Nacionais e Internacionais do Brasil e do Mundo.

Você vai se interessar…

Comprar Passagem de Ônibus