Home » Mundo Hurb » Notícias » A vida imita a arte. Os aplicativos reproduzem-a
Dicas de Viagem Notícias

A vida imita a arte. Os aplicativos reproduzem-a

Você que é um apaixonado por arte, ou simplesmente gosta, tem curiosidade, quer aprender mais sobre; e está planejando uma viagem para Paris, certamente tem o Museu do Louvre na sua lista de “Lugares para visitar”. Até porque, todo mundo que está na capital francesa dá uma passadinha no museu mais famoso do mundo.

E o que você acharia se pudesse fazer um tour virtual por museus como o próprio Louvre, ou o MoMA, de Nova Iorque, e até mesmo passear pelas ruas de Londres apreciando a intrigante arte de rua do misterioso Banksy?

MoMA app museum Blog HU
Antes da visita presencial, por quê não uma visita virtual?

Essa é a proposta de alguns apps disponibilizados para smartphones. “Ah, mas se for pra ver reproduções de obras de arte sem ser ao vivo, eu ‘jogo no Google’.” Caso tenha surgido algum comentário desse tipo na sua cabeça, saiba que esses programinhas não oferece apenas uma mera visualização superficial dos trabalhos artísticos.

Através deles, por exemplo, é possível saber, além das informações básicas como o  nome do autor e o ano da obra, o local onde a peça se encontra no museu, o tamanho real, o estilo e até ler resenhas sobre o objeto artístico.

É claro que nada substitui o in loco, o fato de estar passando por determinado local, de fato. Mas, esses aplicativos que estão listados abaixo com certeza são ótimas ferramentas para conhecermos melhor ainda esses locais que guardam inúmeras obras e itens que podem até passar despercebidos sem o conhecimento prévio.

MoMA aplicativos museu
O aplicativo do MoMA é ótimo para os que gostam de se aprofundar no assunto. Além de resenhas, é possível ouvir curadores das exposições fazendo comentários sobre as mostras.

 

Museu de Louvre app museu
No app do Museu do Louvre os usuários podem visualizar mais de 100 obras de arte e aprender o que há por trás do sorriso da Mona Lisa.

 

Banksy aqui aplicativo museu
Se você for a Londres, não se espante se vir ratos pintados por todos os cantos, além de outras figuras dantescas e inventivas. Os próprios usuários fazem o upload e compartilham as imagens que aparecem com o endereço de onde estão.
Arte fora do museu
Esse app pode ser considerado a versão brasileira do que está acima. Sendo mais restrito, a versão paulistana. Com o Arte Fora do Museu você descobrirá  esculturas, grafites e outras artes muitas vezes encobertas pela selva de pedra.
Museu Histórico Nacional app
A tecnologia trabalha a favor da nossa memória. Até o Museu Histórico Nacional, que fica na Praça XV, RJ, tem o seu aplicativo, que foi lançado ano passado.

Todos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para usuários de iPhone/iOS.