Home » Dicas de Viagem » Visite a Costa Verde do litoral fluminense
Dicas de Viagem Nacionais

Visite a Costa Verde do litoral fluminense

Unindo a beleza da serra com praias incríveis, a Costa Verde (RJ) é o destino perfeito para sua próxima viagem

Vale à pena conhecer a Costa Verde e ver de perto sua beleza única, que une muito verde e praias paradisíacas. A região inclui os municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Itaguaí e Rio Claro, e é um dos cenários mais bonitos e exóticos da costa brasileira. Tanto é que já foi eleita pelo guia Lonely Planet, um dos mais respeitados do mundo, como uma das 10 regiões do mundo para viajar.  Os brasileiros sabem bem disso e também têm o destino como um dos seus preferidos!

Um dos destaques, Angra dos Reis foi presenteada pela natureza com mar cristalino, muitas ilhas deslumbrantes e rica vida marinha. Para visitar as ilhas, o ideal são os passeios de barcos oferecidos. Trilhas ecológicas também não faltam e são muito frequentadas pelos visitantes, que aproveitam para explorar a região indo de uma praia à outra por estes trajetos.

Angra dos Reis, RJ
Angra dos Reis, RJ

É na região de Angra dos Reis que fica também a Ilha Grande, destino querido pelos visitantes por conta de suas belíssimas praias, mais trilhas ecológicas, cachoeiras e opções de esportes ao ar livre.

Para quem não abre mão de um passeio cultural, o centro de Angra dos Reis te leva ao período colonial. A arquitetura do século 18 ainda é conservada no Morro de Santo Antônio, onde é possível encontrar o Convento São Bernardino de Sena e a Capela de São Francisco da Penitência. No Teatro Municipal, acontece o Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis e a iluminação da Casa da Cultura chama atenção à noite.

Paraty, RJ
Paraty, RJ

Muitos turistas que visitam a Costa Verde são também arrebatados pelos encantos de Paraty. A charmosa cidade convida seus visitantes a uma viagem ao tempo Brasil Colônia. Seu centro histórico continua preservado com a circulação proibida aos carros, para proteger seu calçamento original, e é iluminada por lampiões. A programação cultural é intensa – lá acontecem o Festival da Cachaça e a Festa Literária Internacional (FLIP). Mas Paraty não perde em nada nas belezas naturais, com suas praias e cachoeiras. Na estrada para Cunha, encontram-se quedas d`água ideais para aproveitar o banho, como Pedra Branca e Tobogã.

Já Mangaratiba é a porta de entrada para a Costa Verde e é de seus cais que partem os barcos para Ilha Grande. Hotéis de luxo também estão instalados no município, que conta com as praias de Muriqui, com a infraestrutura de quiosques, Praia Grande, com vegetação nativa, e Ibicuí, ideal para esportes na água, por conta de suas águas calmas. Em Mangaratiba está a matriz de Nossa Senhora da Guia, erguida no século 19 em estilo barroco e rococó e revestida com azulejos portugueses. Já o Solar do Barão de Sai, um casarão neoclássico do século 19, foi restaurado e transformado em espaço cultural.