Home » Dicas de Viagem » Você precisa conhecer Arraial d’Ajuda neste Verão
Dicas de Viagem Nacionais

Você precisa conhecer Arraial d’Ajuda neste Verão

Com clima de férias durante o ano todo, Arraial d’ajuda tem praias, boa comida e muita badalação, para proporcionar dias inesquecíveis ao viajante

02

Vizinha da badalada Porto Seguro, Arraial d’Ajuda (BA) é um vilarejo cheio de encantos e personalidade. Com clima de cidade pequena, ruas de paralelepípedos e belas paisagens, a região conquista os turistas, afinal, o clima por lá é sempre de férias de Verão.

Para chegar a Arraial é necessário ir até Porto Seguro e tomar uma balsa. De carro, é possível atravessar a balsa com o automóvel ou deixá-lo estacionado em Porto Seguro, já que no pequeno vilarejo os veículos são absolutamente dispensáveis.  A balsa funciona 24 horas por dia, sendo os intervalos durante o dia de 30 minutos e de madrugada, de uma hora.

Embora Arraial d’Ajuda seja pequenina, é importante estar atento ao local da hospedagem. Existem basicamente três regiões onde as pousadas estão concentradas: a Estrada do Arraial, que leva ao centro do distrito e é boa escolha para quem está em busca de tranquilidade; o Centro, bastante conveniente, já que está perto do comércio e dos pontos de ônibus; e a Estrada do Mucugê, região super indicada para quem quer curtir os restaurantes de noite – além disso, fica no caminho para as melhores praias.

03

E por falar em praias, Mucujê está entre as melhores, por ser próxima do centro e repleta de barracas. Para chegar lá, é necessário descer uma ladeira levemente íngreme. Um pouco mais afastada, mas não o suficiente para necessitar de carro, está a praia de Pitinga, com seu mar azul intenso e tranquilo, um verdadeiro convite ao relaxamento. Não se preocupe em levar barracas, pois a praia possui estrutura para atender os turistas. E se o objetivo é ficar numa praia tranquila e semi deserta, Taípe é o melhor destino. Com águas cristalinas e falésias ao fundo, é considerada uma das melhores faixas de areia de Arraial.

Veja também:  Hotéis com o melhor custo benefício para você se hospedar em Ilhéus

No quesito gastronomia, as opções do vilarejo são variadas e deliciosas. Uma das mais tradicionais, daquelas que não dá para ir embora sem conhecer, é o Restaurante do Paulinho Pescado. Além de ter PF’s  deliciosos e bem servidos numa cumbuca de barro, o atendimento é ótimo e o Paulinho, uma atração à parte. O “Portinha” é uma das melhores opções de restaurante self-service, com grande variedade de pratos e clima super aconchegante. Nos dias mais quentes, a pedida é tomar um sorvete na “Coelhinho”, uma sorveteria a quilo que oferece sabores diferentes a cada dia.

Para uma culinária mais sofisticada, O Bistrô d’Oliveira é imperdível. Comandado pelo chef Salmo Oliveira, o restaurante está localizado próximo à agitação da Rua Mucugê, porém com ambiente tranquilo e música suave e agradável. Entre os pratos mais pedidos, está o suculento filé de dourado com molho de camarão, purê de banana-da-terra e gengibre.

01

Ao contrário do que muitos pensam, a vida noturna de Arraial d’Ajuda pode ser tão animada quanto a de Porto Seguro. A Estrada do Mucugê é a mais badalada do distrito e é praticamente impossível ir à Arraial e não passear por lá. No fim da tarde, lojinhas e restaurantes começam a abrir e fazem todo charme do lugar vir à tona. Basta escolher seu restaurante predileto e se deliciar e, caso queira, dá até para fazer umas compras nas lojas de artesanato e grandes marcas presentes nessa agitada rua.

Boas festas também fazem parte da vida noturna deste distrito, que tem entre os destaques o bar dançante Morocha, que depois da meia noite se transforma numa boate, e a Ilha dos Aquários, com diversos ambientes onde tocam diferentes tipos de ritmos, tais como MPB, forró, axé, House Music e palco com shows ao vivo.

Veja também:  Descubra 7 programas imperdíveis em Salvador

E aí, resta alguma dúvida de que você precisa conhecer Arraial d’Ajuda neste Verão?